Leandro Campelo
Campe?o mineiro de xadrez busca a populariza??o do esporte

Fernanda Monteiro
16/03/04

Ou?a as dicas de Leandro. Fa?a download de uma vers?o de xadrez. E veja, o lado, as perspectivas do xadrez no Brasil.

Ou?a!

Leandro Fabr?cio Campelo, juizforano, de 30 de setembro de 1977, ? professor de inform?tica e geografia. Mas ? no esporte que seu nome ganha notoriedade internacional. Leandro Campelo aparece no ranking dos jogadores de xadrez do planeta, no site da federa??o internacional.

Tudo come?ou ainda no col?gio, quando um colega o convidou para jogar xadrez. "Ele me deu um xeque-mate cl?ssico em quatro lances", conta o atleta. A derrota colocou lenha na curiosidade de Campelo, que passou a noite lendo os livros que o mesmo colega tinha sobre o assunto.




Vit?rias
Dois anos depois, em 1994, ele participa de sua primeira competi??o, o Campeonato Mineiro, categoria cadete (at? 16 anos). E j? sai vencedor. Da? por diante, participou de v?rios torneios. S? do Campeonato Mineiro, foi campe?o outras quatro vezes. Duas como vencedor juvenil (at? vinte anos), duas vezes com campe?o jovem (at? 26 anos) e, em outubro do ano passado, como campe?o absoluto (independente de idade).

Em 1996, Leandro Campelo al?m de Campe?o Mineiro sub 20, foi vice-campe?o brasileiro e quinto lugar no Pan Americano, na Venezuela. Ele tamb?m foi tr?s vezes vencedor absoluto dos Jogos do Interior de Minas. E participou de torneios na Fran?a e na Inglaterra.

Em 2004, participou, pela terceira vez, do Campeonato Brasileiro de Xadrez, ficando em d?cimo quinto de quarenta jogadores. "O n?vel da prova estava bastante alto. A gente compete com pessoas que vivem do xadrez, seja por contratado de clubes ou dando aula", avalia o esportista.

Atletas dos c?rebro
Frente ao r?tulo de inteligente, nerd, atribu?do ao jogador de xadrez, Campelo ? taxativo: "Isso ? tabu. Qualquer pessoa pode jogar xadrez. Dif?cil ? ganhar campeonatos, porque requer muito estudo e conhecimento do jogo. O xadrez ? bastante complexo. Para vencer torneios maiores ? preciso dedica??o exclusiva", avalia. Existem computadores que conseguem vencer o maior jogador de damas, mas, at? hoje, a m?quina sozinha s? conseguiu empatar com o melhor jogador do mundo.

Ao contr?rio do que se pensa, o xadrez exige preparo f?sico. Cada partida de torneio dura, em m?dia seis horas. ? preciso f?lego para enfrentar um campeonato longo de at? dez dias, em que pode cair duas partidas por dia para o mesmo jogador. Mas, o lado psicol?gico tem que estar preparado. "O ego do jogador pode ser massacrado, quando ele perde para um oponente que considerava mais fraco, por exemplo".

Perfil
  • Nome: Leandro Fabr?cio Campelo
  • Data de nascimento: 30/09/1977
  • Esporte (al?m do xadrez): basquete, futebol e t?nis
  • Time do cora??o: Tupi e Flamengo
  • Prato preferido: bife ? milanesa, fritas, arroz e feij?o
  • Tipo de m?sica favorita: dance
  • Tipo de m?sica que n?o gosta: funk
  • Lazer: sair para dan?ar, ler (tr?s livros por m?s) e praticar esportes
  • Objetivo no xadrez: ser Mestre da Fide

Leia mais: