Gr?ficas e empresas de comunicação visual registram aumento de até 30% no movimento com a campanha eleitoral

Por

Sexta-feira, 22 de agosto de 2008, atualizada ?s 17h25

Gr?ficas e empresas de comunica??o visual registram aumento de at? 30% no movimento com a campanha eleitoral



Priscila Magalh?es
Rep?rter

O propriet?rio de uma empresa de cria??o gr?fica Tiago Barros Lazzarini diz que a procura pelo servi?o de cria??o gr?fica para a propaganda eleitoral fez com que o movimento aumentasse em cerca de 30% em sua empresa. Este aumento come?ou a ser observado no in?cio de julho.

Os tradicionais santinhos n?o est?o sendo t?o produzidos como nas ?ltimas elei?es. Os car doors, propaganda colocada na parte de tr?s dos ve?culos, s?o os mais procurados pelos candidatos. A procura ? t?o grande que a mat?ria-prima para a produ??o acabou em todo o pa?s, segundo Lazzarini, que j? montou cerca de cem car doors.

Segundo o designer, os candidatos est?o investindo pesado na produ??o de artigos para a campanha e o movimento ? maior que o das ?ltimas elei?es. "Por causa da limita??o da propaganda, h? um alto investimento no pouco que eles podem fazer".

O movimento costuma ser t?o grande em ?poca de campanha, que algumas gr?ficas preferem n?o n?o trabalhar com a produ??o para as elei?es. Este ? o caso do propriet?rio de uma gr?fica Haroldo Vargas. Desde 2006, ele optou por dar aten??o especial a seus clientes.

"A grande quantidade de servi?o faz com que a gente n?o consiga atender nossos clientes com a urg?ncia que eles precisam e acab?vamos atrasando a entrega", explica. Al?m desse, h? outro motivo que pesou na hora de tomar a decis?o. "Muitos candidatos j? sumiram depois da elei??o e acabaram nos causando aborrecimento", explica.

Justi?a Eleitoral est? de olho

Para fiscalizar a propaganda feita pelos candidatos, Justi?a Eleitoral de Juiz de Fora conta com a ajuda da Pol?cia Federal (PF). Os agentes detectam as irregularidades e o Tribunal faz contato com a assessoria do candidato, pedindo a regulariza??o. "Isso tem dado certo", diz a funcion?ria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE/MG), de Juiz de Fora, Jomara Cristina Rodrigues.

Outra solu??o encontrada pelo TRE foi abrir espa?o para den?ncias. Os juizforanos entram em contato com o Tribunal, que encaminha os agentes da PF at? o local para apurar. Se a irregularidade for constatada, o procedimento ? o mesmo descrito acima. Segundo Jomara, o TRE recebe de tr?s a cinco liga?es por dia. O n?mero de telefone ? (32) 3241-3152.

Veja as principais irregularidades

Segundo Jomara, as principais irregularidades cometidas em Juiz de Fora s?o a coloca??o de cavaletes em cal?adas, os muros pintados sem autoriza??o do propriet?rio, a propaganda em lojas, a utiliza??o de carros de som estacionados e a propaganda excedendo o tamanho de quatro metros quadrados.