5 Maneiras de Melhorar a Comunicação Interna da sua Empresa

Por

5 Maneiras de Melhorar a Comunica??o Interna da sua Empresa

5 Maneiras de Melhorar a Comunicação Interna da sua Empresa

 Guilherme Serafim 25/04/2019

Atualmente vivemos na chamada “Era da Informação”. A disseminação da internet e o avanço da tecnologia nos últimos 10 anos, trouxeram a possibilidade de acessarmos informações de qualquer lugar do mundo na palma da mão. No ambiente empresarial, a importância da informação não é diferente.

O gerenciamento dos relacionamentos - internos ou externos - das empresas através da comunicação vem ganhando cada vez mais espaço, e isso, nada mais é que a Comunicação Corporativa.
Abaixo, apresentamos cinco maneiras de melhorar a comunicação interna da sua empresa. Se liga nas dicas!

Informativo semanal

Adotar um jornal ou uma revista semanal dentro da empresa é uma forma interessante de disseminar a comunicação interna. Dentro dele podem ser desdobrados os mais variados assuntos.

Revelar premiações alcançadas pela empresa, por exemplo, é uma forma de valorizar o trabalho realizado por todos dentro da organização. Informar sobre a contratação de novos funcionários pode ajudar na melhora do clima organizacional.

A criação de dinâmicas, jogos interativos ou caricatura de um funcionário para que os outros adivinhem - e ganhem brindes, caso acertem - também é uma maneira de tornar o ambiente mais leve e menos estressante.

Canal de comunicação direto com os colaboradores

Criar um meio de receber informações diretamente dos funcionários é de extrema importância na implementação da comunicação interna. Um e-mail onde eles possam sugerir melhorias e destacar pontos positivos na atuação/clima da empresa, por exemplo, engrandece o sentimento de que eles realmente são parte da companhia.

Divulgação de parcerias dentro da empresa

É um ponto que têm uma forte importância porque encurta a distância entre três pontos: empresa, funcionários e parceiros.

Diminui o espaço entre empregado e empregador pois oferece benefícios, como desconto na mensalidade do curso de inglês para os funcionários e seus dependentes, por exemplo. Isso melhora o relacionamento com seu colaborador pois ele se sente mais incorporado - e valorizado - por ver a sua empresa se preocupando com coisas que o beneficiam.

Além disso, o fortalecimento da parceria se faz presente pois a partir da compra do serviço ou produto por parte do funcionário da sua empresa, o seu associado consegue novos clientes que talvez não fossem comprar o produto sem um incentivo.

Mural do lazer

Porque não divulgar eventos acontecendo por perto? Ou então mostrar uma sugestão de livro/filme que um funcionário gostou?

Essa é mais uma maneira de fortalecer a relação com eles. Shows, apresentações teatrais, livros, filmes, eventos culturais e happy hour são pontos interessantes para divulgação interna, pois mostra que a sua empresa se preocupa com o funcionário além do trabalho.

Membro do Mês

Muitas empresas trabalham com o sistema de reconhecimento do “Membro do Mês”. A divulgação desse membro através do informativo semanal também é de extrema valia, pois faz com que o funcionário em questão tenha o reconhecimento de todas as pessoas da empresa e se sinta mais valorizado, motivando-o a manter o trabalho bem feito.

E, aí? Gostou dessas dicas?

Guilherme Serafim é Diretor Vice-Presidente da Acesso Comunicação Jr.