Daniela Guimar?es
Movida pela dan?a

Ludmila Gusman
24/04/02

As 24 horas do dia s?o pouco para a bailarina Daniela Guimar?es. Projetos sociais, apresenta?es de dan?a, teatro, administra??o do Est?dio, comerciais, cinema, viagens, cria?es, ensaios, aulas... Atividades s?o o que n?o faltam no dia-a-dia da mineira, natural de Sabar? e, como ela mesma define, juizforana de cora??o. Mas a vida agitada n?o ? empecilho para Daniela. A bailarina garante que consegue conciliar todos os projetos e ainda buscar patroc?nios. "? dif?cil, mas fa?o arte porque gosto e sempre lutei por isso, foi uma op??o minha. Sou feliz assim", declara.

Daniela Guimar?es formou-se em dan?a cl?ssica em S?o Paulo, cursou a Faculdade de Dan?a no Pal?cio das Artes (1988/1992) e hoje ? propriet?ria do Est?dio Daniela Guimar?es - Cos?e? Espa?o Cultural (Rua Oleg?rio Maciel, 436). Em 1992, junto com os amigos, a artista participou do espet?culo La?os. Em seguida, recebeu um convite para se apresentar na Espanha, onde viveu por seis anos. "Fui para ficar tr?s meses e acabei ficando mais tempo. L?, tive a certeza de que a dan?a ? tudo pra mim", ressalta.

Durante sua experi?ncia fora do pa?s, a bailarina viajou por toda Europa, fez cursos e diversas apresenta?es. Ela n?o nega que a maratona que enfrentou foi dif?cil e lembra que precisou trabalhar como ga?onete e bab? para se sustentar. "Apesar disso, nunca deixei a dan?a de lado. Conseguia concili?-la com qualquer atividade", diz.

Palco, telinha e telona
Ao retornar ao Brasil, em 1998, Daniela Guimar?es dividia sua vida entre Rio de Janeiro, S?o Paulo e Juiz de Fora. Rec?m casada, vinha ? cidade duas vezes por semana e ainda encontrava disponibilidade para participar de programas da Rede Globo. Durante dois anos e meio, foi dan?arina da dupla Zez? Di Camargo & Luciano, participou de programas como Amigos, Crian?a Esperan?a, especiais da Ang?lica, entre outros.

"Chegou uma hora que resolvi deixar meus trabalhos no Rio, para montar o meu est?dio aqui", conta. A iniciativa de criar o espa?o cultural em Juiz de Fora tornou-se realidade em 1999. A bailarina j? comandava a Companhia Cos?e? na cidade, mas n?o tinha uma sede para os ensaios. Com a conquista, ela pode ampliar as apresenta?es e oferecer ? comunidade cursos de teatro, dan?a, capoeira, percuss?o. Espet?culos como Estruturas e Um jantar para as quatro esta?es concretizaram o sucesso do grupo que hoje prepara-se para a estr?ia de Estudos Brasilianos, ap?s viajar por toda a zona da Mata com a pe?a A Chuva Secou ao Sol.

Mas a maratona de "fazer arte" n?o para por a?. Daniela Guimar?es participou ainda de curtas no cinema local como Sob a Sombra dos Anjos, Cal?ad?o e Bagun?a Transcedental. Segundo ela, a participa??o no cinema foi decisiva para sua arte. "O cinema modificou muito a minha dan?a. A imagem passou a ser indispens?vel, para mim e hoje eu a utilizo nos espet?culos", diz.

Preocupada com o social
Mesmo com tantas atividades, Daniela garante que a preocupa??o com o social sempre fez parte de seus projetos. O Espa?o Cultural Cos?e? atende hoje cerca de 120 crian?as carentes que praticam diversas formas de arte. Al?m disso, a bailarina comanda em Cataguases o projeto da Companhia For?a e Luz Cataguases Leopoldina Caf? com P?o, Arte e Confus?o que abrange 700 crian?as da regi?o. Al?m da Companhia Cos?e?Teatro e Dan?a, Daniela comanda a Cos?e Due que no ano passado estreou Voc? ? apenas um personagem deste complexo que recebe seu nome, baseado nos heter?nimos de Fernando Pessoa.

Projetos como a Feira Cos?e Panorama e a apresenta??o de um espet?culo solo est?o nos seus planos para este ano. Neste ?ltimo, Daniela diz que quer reunir tudo que sabe no espet?culo Minha pele. "Estarei sozinha no palco onde vou explorar a multim?dia e tudo que aprendi sobre, TV, dan?a, entrevista, texto", adianta. A pe?a recebeu este ano o incentivo da Lei Murilo Mendes e deve estrear em outubro deste ano.

Veja fotos dos espet?culos do Grupo Cos?e

Clique nas fotos abaixo para ver a imagem ampliada

Arquivo
geral