• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Daniela Guimarães
    Movida pela dança

    Ludmila Gusman
    24/04/02

    As 24 horas do dia são pouco para a bailarina Daniela Guimarães. Projetos sociais, apresentações de dança, teatro, administração do Estúdio, comerciais, cinema, viagens, criações, ensaios, aulas... Atividades são o que não faltam no dia-a-dia da mineira, natural de Sabará e, como ela mesma define, juizforana de coração. Mas a vida agitada não é empecilho para Daniela. A bailarina garante que consegue conciliar todos os projetos e ainda buscar patrocínios. "É difícil, mas faço arte porque gosto e sempre lutei por isso, foi uma opção minha. Sou feliz assim", declara.

    Daniela Guimarães formou-se em dança clássica em São Paulo, cursou a Faculdade de Dança no Palácio das Artes (1988/1992) e hoje é proprietária do Estúdio Daniela Guimarães - Cos´e? Espaço Cultural (Rua Olegário Maciel, 436). Em 1992, junto com os amigos, a artista participou do espetáculo Laços. Em seguida, recebeu um convite para se apresentar na Espanha, onde viveu por seis anos. "Fui para ficar três meses e acabei ficando mais tempo. Lá, tive a certeza de que a dança é tudo pra mim", ressalta.

    Durante sua experiência fora do país, a bailarina viajou por toda Europa, fez cursos e diversas apresentações. Ela não nega que a maratona que enfrentou foi difícil e lembra que precisou trabalhar como gaçonete e babá para se sustentar. "Apesar disso, nunca deixei a dança de lado. Conseguia conciliá-la com qualquer atividade", diz.

    Palco, telinha e telona
    Ao retornar ao Brasil, em 1998, Daniela Guimarães dividia sua vida entre Rio de Janeiro, São Paulo e Juiz de Fora. Recém casada, vinha à cidade duas vezes por semana e ainda encontrava disponibilidade para participar de programas da Rede Globo. Durante dois anos e meio, foi dançarina da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, participou de programas como Amigos, Criança Esperança, especiais da Angélica, entre outros.

    "Chegou uma hora que resolvi deixar meus trabalhos no Rio, para montar o meu estúdio aqui", conta. A iniciativa de criar o espaço cultural em Juiz de Fora tornou-se realidade em 1999. A bailarina já comandava a Companhia Cos´e? na cidade, mas não tinha uma sede para os ensaios. Com a conquista, ela pode ampliar as apresentações e oferecer à comunidade cursos de teatro, dança, capoeira, percussão. Espetáculos como Estruturas e Um jantar para as quatro estações concretizaram o sucesso do grupo que hoje prepara-se para a estréia de Estudos Brasilianos, após viajar por toda a zona da Mata com a peça A Chuva Secou ao Sol.

    Mas a maratona de "fazer arte" não para por aí. Daniela Guimarães participou ainda de curtas no cinema local como Sob a Sombra dos Anjos, Calçadão e Bagunça Transcedental. Segundo ela, a participação no cinema foi decisiva para sua arte. "O cinema modificou muito a minha dança. A imagem passou a ser indispensável, para mim e hoje eu a utilizo nos espetáculos", diz.

    Preocupada com o social
    Mesmo com tantas atividades, Daniela garante que a preocupação com o social sempre fez parte de seus projetos. O Espaço Cultural Cos´e? atende hoje cerca de 120 crianças carentes que praticam diversas formas de arte. Além disso, a bailarina comanda em Cataguases o projeto da Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina Café com Pão, Arte e Confusão que abrange 700 crianças da região. Além da Companhia Cos´e?Teatro e Dança, Daniela comanda a Cos´e Due que no ano passado estreou Você é apenas um personagem deste complexo que recebe seu nome, baseado nos heterônimos de Fernando Pessoa.

    Projetos como a Feira Cos´e Panorama e a apresentação de um espetáculo solo estão nos seus planos para este ano. Neste último, Daniela diz que quer reunir tudo que sabe no espetáculo Minha pele. "Estarei sozinha no palco onde vou explorar a multimídia e tudo que aprendi sobre, TV, dança, entrevista, texto", adianta. A peça recebeu este ano o incentivo da Lei Murilo Mendes e deve estrear em outubro deste ano.

    Veja fotos dos espetáculos do Grupo Cos´e
    Clique nas fotos abaixo para ver a imagem ampliada

    Arquivo
    geral

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.