Empreendedorismo materno

Nome do Colunista Carolina Lopes 10/05/2019

Olá Internautas! Aproveitando o mês em que se comemora o dia das mães, vou fazer uma pergunta: vocês já perceberam o potencial empreendedor que estas mulheres têm?

Um estudo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os seguintes comportamentos empreendedores:

1 - Busca de Oportunidade e Iniciativa
2 - Correr Riscos Calculados
3 - Exigência de Qualidade e Eficiência
4 - Persistência
5 - Comprometimento
6 - Busca de Informações
7 - Estabelecimento de Metas
8 - Planejamento e Monitoramento Sistemático
9 - Persuasão e Rede de Contato
10 - Independência e Autoconfiança

Algumas mães que planejaram a gravidez sabem muito bem o que é correr risco de ser demitida ao final da licença maternidade e já se planejam para isso, avaliando novas alternativas ou, até mesmo, agindo de alguma forma para reduzir este risco.

Muitas mães buscam novas oportunidades de trabalho para conseguirem conciliar a rotina da maternidade com o lado profissional. E como o aprendizado floresce no caos, elas aproveitam, por exemplo, o desconforto daquelas fases de noites mal dormidas para mergulharem na busca do autoconhecimento e identificam competências e habilidades que estavam escondidas. Então, aproveitam da sua rede de contatos para buscar apoio e se planejam transformando seus sonhos em metas. E assim, negócios inovadores são criados para atingir uma nova fatia de mercado.

Busca de informação é um comportamento que toda mãe tem, pois muitas são vistas como especialidades médicas. Elas precisam ler para compreender melhor o universo materno através de muitos livros e textos. E mesmo com tanta informação e apoio surgem os obstáculos, mas elas são persistentes e comprometidas com a sua missão e não desistem nunca, pois o amor é muito maior do que qualquer desafio!

E quando a famosa culpa materna aparece? Elas choram, mas logo se lembram de que sempre fazem o seu melhor, pois exigência de qualidade e eficiência é um grande potencial que estas mulheres têm, sabem encontrar maneiras de fazerem as coisas da melhor forma, mais rápido e com baixo custo. Aliás, pode-se dizer que fazem verdadeiros milagres na cozinha, por exemplo!

Mesmo com todas estas habilidades ainda existe muito preconceito na contratação de mães. Mas isso esta deixando de ser um problema, pois estas mulheres nasceram para brilhar! Então, deixo aqui o meu desejo sincero de sucesso para todas as mães que são empreendedoras por natureza!

ACESSA.com - Empreendedorismo materno