Marcos Marinho
Tudo pelo teatro

Ludmila Gusman
22/08/02

Marcos Ant?nio Pires Marinho ? um juizforano que vive ?para? e ?pelo? teatro. ?Costumo dizer ?s pessoas que se n?o tivesse descoberto a arte desde muito cedo, provavelmente, teria passado por um longo per?odo de tratamentos psiqui?tricos?, brinca. Al?m de ator, ele ? diretor de pe?as premiadas e de grandes sucessos em Juiz de Fora. Em sua trajet?ria h? de se destacar ainda atua?es como figurinista, assistente, roterista, figurante e variadas fun?es no teatro e cinema. Como todo bom artista, al?m de interpretar e dirigir, Marcos Marinho pinta, dan?a, canta, desenha e escreve. ?N?o toco nenhum instrumento, mas gosto de fazer um pouco de cada coisa?, completa.

Atualmente, ele ? diretor da pe?a Pela Noite, do "Grupo Pequena Companhia de Teatro Sujo", e divide seu tempo oferecendo cursos e ministrando aulas de teatro no Espa?o Mezcla (Rua Padre Jo?o Em?lio, 24). ?Criei o Mezcla para valorizar a arte. ? um bar que tamb?m tem o espa?o dispon?vel para dan?a, capoeira, teatro e cursos eventuais?, explica.

Na trajet?ria art?stica de Marcos Marinho est?o inclu?das muitas pe?as e experi?ncias emocionantes. Antes de optar pela arte, o ator revela que quase se tornou um monge. Em 1980, ele ingressou no Semin?rio em Juiz de Fora e em seguida mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou no Mosteiro de S?o Bento e ingressou na Faculdade de Filosofia na PUC. At? o ?ltimo per?odo do curso dividia seu tempo entre os estudos e as pe?as de teatro no Rio de Janeiro e Juiz de Fora. "Comecei a vir muito para c? e resolvi transferir para a Federal, terminando o meu curso em Juiz de Fora", conta.

Artista desde pequeno
Para quem ? artista nato, o dom n?o fica escondido por muito tempo. A aptid?o pela arte se manifesta ainda na inf?ncia, nas brincadeiras de rua, nas pe?as de teatro do col?gio... Com Marcos Marinho n?o foi diferente. Aos 7 anos ele j? participava das semanas c?vicas da escola e dos grupos de teatro em bairro. ?Tenho isso muito forte na mem?ria. Na adolesc?ncia tamb?m dei continuidade a estas participa?es nos grupos de jovens, sempre montando pe?as e realizando shows. Guardo muito essas recorda?es", lembra.

Aos 16 anos, Marcos Marinho montou sua primeira pe?a que agradou n?o s? o p?blico como tamb?m um padre que pediu a reapresenta??o na igreja do bairro Grama. ?Era um padre muito culto, falava franc?s fluentemente, um artista que escrevia para novelas, um intelectual. Tive conviv?ncia com ele um bom tempo, acho que isso tamb?m me influenciou na arte e na id?ia de ser um monge mais tarde. Mas acabei deixando o semin?rio", conta o ator.

Outra pessoa que o incentivou a ingressar no mundo das artes foi o artista pl?stico Renato Stehling. Com ele, o ator pintava quadros, recebia sugest?es e descobria um lado que ainda n?o havia se manifestado. Marcos Marinho tamb?m gostava de pintar. ?Eu desenho ainda hoje. Sempre tive a sorte de viver com artistas durante a minha inf?ncia. Isso me ajudou muito?, ressalta.

A descoberta do teatro
O ator come?ou a trabalhar profissionalmente com o teatro a partir de 1982. De l? para c? n?o parou mais. Antes, de retornar a Juiz de Fora, ele atuou, no Rio de Janeiro, no espet?culo Teatro de Rua, sob a dire??o de Paulo C?sar Coutinho. A pe?a ficou em cartaz por dois anos. Em seguida, Marcos Marinho veio para Juiz de Fora e, ap?s realizar um curso de teatro com Henrique Sim?es, participou do grupo Corpo em Cena, divulgando a pe?a Declausura. A participa??o nesta equipe durou tr?s anos (83-86). Em 1988, o artista fundou o grupo teatral Navegar ao lado da jornalista M?rcia Carneiro e da atriz Miriam Motta. O nome, segundo ele, surgiu depois que o trio encenou a pe?a Navegar. ?O espet?culo fez tanto sucesso que resolvemos continuar com o nome. O grupo existe at? hoje com novos atores encenado novas pe?as", diz.

Paralelo ?s apresenta?es do Navegar, em 1990, Marcos Marinho foi contratado pelo Sesi de Juiz de Fora para dirigir o grupo Teatro do Sesi que mais tarde recebeu o nome de Grupo Embaixo do C?u. Ele coordenou as atividades no local por onze anos, realizando uma m?dia de duas pe?as por ano. ?Trabalh?vamos, predominantemente, com o teatro de rua, um teatro educativo, did?tico nas empresas e escolas. Sempre gostei muito dessa coisa de teatro em espa?o n?o teatral".

Um teatro diferente
Baseado nas teorias do escritor polon?s Grotowski, Marcos Marinho abra?ou a id?ia de "fazer um teatro", em espa?os diferentes, onde o ator ? o centro, em locais que fogem do tradicional "palco - plat?ia". "N?o que eu despreze esse tipo de teatro, mas eu sempre trabalhei muito com o outro estilo. Procuro colocar isso nas minhas pe?as", ressalta.

Em suas cria?es Marcos Marinho lembra de ter feito teatro em constru?es, p?tios, ruas e idealizado ambientes para tornar a hist?ria mais pr?xima do p?blico. "A pe?a Pela Noite ? assim. Criamos um cen?rio redondo em que a plat?ia fica em volta. O teatro se desenvolve ao redor como se fosse mesmo pela noite", diz.

Marinho na dire??o
Al?m de trabalhar na dire??o e atua??o de pe?as de sua autoria, Marcos Marinho, durante os mais de 20 anos de teatro, foi convidado para dirigir in?meras pe?as de outros grupos teatrais.Com suas id?ias, sempre muito aplaudidas, ele j? dirigiu shows do grupo L?dica M?sica, da banda Emin?ncia Parda, do grupo Declamar, Asa do Ivento, Pequena Companhia de Teatro Sujo, dentre outros. Abaixo selecionamos algumas das in?meras pe?as que o artista participou seja como diretor, ator, figurinista ou colaborador.

  • Barca do Inferno
  • Alice atrav?s do Espelho
  • Depois das ?guas
  • Refluxo
  • Castelo das Cartas
  • Um Jantar para Quatro Esta?es
  • Impress?es sobre o museu
  • Mitologias
  • Projeto Quinta Alternativa
  • Cantigas
  • Farsa de In?s Pereira
  • Um brasileirinho, entre muitos outros

Veja fotos das pe?as encenadas por Marcos Marinho

"A arte ? para mim salva??o individual e social. Individual porque ? uma oportunidade que temos de entender a n?s mesmos e social porque as grandes mudan?as que aconteceram pelo mundo foram lideradas por pessoas de veia po?tica e grande carisma." (Marcos Marinho)

Clique nas fotos abaixo para ver a imagem ampliada


Arquivo
geral