Cl?udia Amorim e Adilson Santos
A voz e o talento da MPB com jazz em Juiz de Fora


Ana Let?cia Sales
14/03/03

Cl?udia Amorim e Adilson Santos. Dois nomes poderosos da MPB de Juiz de Fora, que desde 2000 uniram os talentos e apresentam seu repert?rio para o p?blico juizforano. Como o pr?prio Adilson conta, eles tocam MPB com um toque jazz?stico.

Em 2002 eles lan?aram o CD Fio da Meada com composi?es pr?prias e tamb?m regrava?es de outros artistas. Agora eles querem mais. "Estamos esperando sair o resultado da Lei Murilo Mendes de Incentivo a Cultura, para saber se poderemos lan?ar mais dois CD's", conta Cl?udia. O primeiro seria instrumental, s? com Adilson. J? o segundo traria a parceria certeira entre os dois m?sicos.

De hobbie ? profiss?o
Nascido em Juiz de Fora, Adilson Santos conta que n?o teve influ?ncia musical nenhuma da fam?lia. "N?o sei por que, mas eu sempre tive paix?o por viol?o. N?o podia ver algu?m tocando que j? corria para perto", relembra. Aos 12 anos ele come?ou a tocar, mas sempre com a ajuda dos amigos. "Eu mesmo n?o tinha um viol?o, por isso, precisava ir para a casa de algum colega que tinha o instrumento. E assim fui aprendendo", conta.

J? adulto, Adilson tocava seu viol?o por hobbie quando saia durante ? noite. E em um bar da cidade, o m?sico Marcelo Corr?a ouviu o som de Adilson, que estava em uma mesa com amigos. Marcelo, ent?o, o convidou para tocar em um bar. "Foi totalmente por acaso que eu comecei na vida art?stica. Meu primeiro show foi h? 18 anos, em um bar chamado Palho?a. E da? para frente n?o parei mais", diz.

Do coral da igreja para o Rock and Roll
Cl?udia Amorim nasceu em Vit?ria, no Esp?rito Santo, e conta que, ao contr?rio do companheiro de palco, as influ?ncias familiares n?o faltaram em sua vida. "Meu pai e minha av? cantavam na noite de Vit?ria. Um dia eles decidiram se converter de religi?o e l? come?aram a cantar no coral da igreja. E eu aos 10 anos tamb?m entrei para o coral", afirma.

Aos 13 anos, Cl?udia integrou ? banda da igreja onde tamb?m estudava m?sica. Mas quando o seu professor de m?sica faleceu, Cl?udia, aos 14 anos, pensou em desistir da vida musical. Mas o talento falou mais forte e aos 18 anos ela entrou para uma banda de rock da cidade.

Nessa mesma ?poca, em 1993, a cantora veio para Juiz de Fora fazer Faculdade de Filosofia. Na UFJF, ela conheceu muita gente que estava, de alguma forma, envolvido com a m?sica. "Conheci Ana Carolina, Jo?ozinho da Percuss?o e muitos outros que hoje fazem sucesso", lembra. Na ?poca ela n?o tinha nenhuma pretens?o de tocar profissionalmente. Isso at? conhecer o m?sico Helinho, que em 1996, incentivou Cl?udia a se apresentar nos bares da noite juizforana. Eles trabalharam juntos por dois anos. E depois de um ano sem cantar, Cl?udia conheceu Adilson e hoje a parceria faz sucesso nos eventos e festivais que eles sempre participam.

Representantes de Minas Gerais
"N?s participamos de diversos festivais em Juiz de Fora, no Rio, em S?o Paulo e no interior de Minas", conta Adilson. Ele diz que sempre sentiam orgulho em estar representando Juiz de Fora nos festivais fora da cidade. "Mas fomos notando que, na verdade, n?s est?vamos representando Minas, pois sempre ?ramos os ?nicos do estado nesses concursos", afirma Cl?udia.

Para eles, a participa??o nos festivais traz uma grande repercuss?o para a cidade e precisa ser mais explorada. Os cantores buscam apoio para continuar mostrando suas vozes por todos os cantos do Brasil.