De Bicas para o Mundo
Modelo Graziela Sarto agrada brasileiros
e estrangeiros com sua versatilidade
Veja algumas fotos da modelo

Fernanda Monteiro
22/12/03


Graziela d? dicas para quem quer ser modelo n?o entrar numa fria


Ou?a! Leia!

Quem olha para a foto ao lado n?o imagina que se trata de uma menina carism?tica nascida na pequena Bicas, munic?pio a 42 Km de Juiz de Fora. Graziela Sarto, capricorniana de 23 de dezembro de 1981, come?ou a trabalhar como modelo aos 15 anos de idade, embora tenha chegado a fazer alguns desfiles locais ainda na inf?ncia. "Meus pais nunca me levaram ? passarela. Eu ? que pedia para ir, insistia. Nenhuma pessoa me empurrou ou me for?ou a isso. Eu ? que sempre quis", esclarece a mo?a.

Entretanto, o gosto pela moda vem de casa. Graziela ? irm? da modelo Ariane Sarto e faz quest?o de atribuir a irm? um papel fundamental em sua carreira. "Ela me incentivou muito, sem pressionar. Se n?o fosse ela n?o teria saido de Juiz de Fora", derrete-se.

Aos 16 anos, Graziela veio morar em Juiz de Fora. Aos 18, participou de um concurso da ag?ncia Elite em S?o Paulo, foi chamada para trabalhar l?. No mesmo ano foi Paris. De l? para c?, tem feito in?meras campanhas e desfiles em Mil?o, Miami, Chile, Cor?ia, Hong Kong, Taiwan, China e Jap?o. H? dois anos, montou, com a irm?, a ag?ncia ?lys?e em Juiz de Fora. Depois de tanto trabalho, Graziela s? quer saber de curtir as f?rias. E a gente aproveita a brecha na sua agenda para fazer um bate-bola com a modelo. Leia abaixo.

A experi?ncia internacional - "Tenho gostado muito. N?o s? pelo meu trabalho que amo, mas por estar tendo a oportunidade de ter contato com pessoas de outros pa?ses, com outras l?nguas. Hoje, falo quatro l?nguas gra?as a isso. O melhor proveito que tirei do meu trabalho foi a absor??o de culturas diferentes, de lugares diferentes, desde a comida ao modo de se vestir. Isso me encanta muito!"

Trabalho mais marcante - "Dif?cil escolher... Sou apaixonada pelo que fa?o. O trabalho que me deu mais prazer foi o S?o Paulo Fashion Week de 2001, quando desfilei para o Fausen Haten. Gosto muito da cole??o, do estilo dele. ? um estilista que sempre gostei muito. Sempre sonhei em desfilar para ele".

Ag?ncia - "Meu scauting (pessoa que cuida da carreira da modelo) ? o Ming em S?o Paulo. No Rio de Janeiro, trabalho com a Elite. Foi com Ming que pude viajar."

Clique aqui e ou?a conselhos da modelo para quem est? iniciando e saiba porque uma ag?ncia famosa n?o ? sin?nimo de sucesso.

Por que ser modelo? - "Acho que ? por essa oportunidade de conhecer pessoas, culturas diferentes, de aprender, saber o que est? acontecendo no mundo fashion l? fora. Tudo chega em primeira m?o prara mim. Estou sempre bem informada em rela??o ? moda, sempre atualizada."

Viagens - "Percebo que cres?o muito a cada viagem que fa?o. Est? me dando uma maturidade muito grande at? para cuidar da minha carreira. Vou sozinha, moro com pessoas que n?o falam a minha l?ngua...Eu gosto desse medo. Essa coisa de arriscar eu e minha mala ? uma aventura. ? muito bom chegar num lugar onde n?o conhe?o nada nem ningu?m e, em um m?s estar conhecendo todo mundo. A ?sia foi muito dif?cil. Nem todo mundo falava ingl?s. Passei muitos apertos at? para ir trabalhar. Teve momentos em que quis voltar. Mas fiquei e hoje me sinto muito mais forte. Superei muita coisa."

Estilo - "Tenho um estilo de vestir mais pr?prio. Gosto de recriar o que est? na moda, fazer minhas roupas. Adoro compras pe?as em brech? e transformar uma roupa que voc? n?o d? nada por ela 'naquela' roupa. Gosto do estilo da Cavalera, mas n?o compro na loja, me inspiro na cole??o para inventar as minhas pe?as."

Outros rumos - "Penso em usar a criatividade em roupas. Quero estudar Design quando parar de modelar"

Cuidados com o corpo - "Cuido da minha alimenta??o. Como saladas, legumes. Mas n?o me privo de certas besteiras. O grande segredo ? fazer esporte e beber muita, muita ?gua. Gosto de nata??o, de caminhar e de fazer muscula??o. Mas, l? fora n?o tenho rotina, o que desregula minha alimenta??o e os exerc?cios."

Porto seguro - "No Brasil, moro em Juiz de Fora, mas vivo no trecho entre Bicas e Juiz de Fora. Adoro Juiz de Fora. Bicas ? minha cidade Natal. Amo muito Bicas. Quando estou fora, penso muito na chegada, no encontro com a fam?lia e os amigos."

Beleza - "Acho que todas as pessoas t?m que se achar bonitas para ficarem bonitas. Sou muito vaidosa. N?o diria que me acho bonita, mas que estou muito feliz comigo. Se voc? ? boa pessoa por dentro, boa pessoas com os outros, vai transparecer isso. Vai passar isso para o corpo. O f?sico ? resultado do que voc? pensa, do seu estado emocional."

Rela??o com os fot?grafos - "A boa rela??o com o fot?grafo ? fundamental. Ser fot?grafo n?o ? s? ficar apertando o bot?o da m?quina, revelando as fotos. ? fazer a modelo se sentir, elogiar, dirigir, corrigir a modelo. Na ?sia, achei alguns fot?grafos meio frios e o resultado n?o ficou t?o legal. Gosto muito do Jacks Dakeker. Juiz de fora tamb?m tem ?timos fot?grafos como o M?cio Brigatto (pessoa muito importante na minha carreira)."

Planos para o futuro - "Todo ano tra?o um objetivo para a minha carreira. Em 2003 era T?quio. Estou muito feliz de ter conquistado isso. O pr?ximo passo ? ir para Nova York.Para a vida, penso em viajar muito, aprender novas l?nguas, fazer faculdade de Design e continuar no mundo da moda."