Lol? Neves
Escracho e irrever?ncia com pitadas de bom-humor

Colabora??o:
*Renata Silva
18/08/04

Lol? Neves fala sobre a pe?a "A culpa ? sua" e faz um convite especial aos leitores do portal ACESSA.com. Clique e assista ao v?deo!

Veja!

Se encontrasse na rua... voc? n?o a reconheceria! ? dif?cil associar a juizforana Helo?sa Helena Lopes Neves, conhecida como Lol? Neves, ? por exemplo, sua personagem mais famosa: Milonga. Fisicamente, elas n?o t?m nada a ver uma com a outra. Enquanto a "original" tem cabelos curtos, a personagem tem cabelos longos. Helena ? esbelta e Milonga "cheinha". Mas em uma coisa elas combinam: ambas s?o sin?nimo de irrever?ncia e bom humor quando assunto ? teatro.

Foto:Alu?zio Barbosa Helo?sa Helena Lopes Neves iniciou sua carreira em 1985 e ap?s 19 anos, se considera uma pessoa realizada. "Temos que fazer aquilo que realmente gostamos e por esse motivo, fui em busca do meu sonho", conta sorrindo. A atriz diz que desde muito pequena j? "fazia gra?a", e recorda que a fam?lia, em especial sua m?e, foi uma grande incentivadora para a express?o de seu talento. O gosto pela o teatro surgiu durante os anos de 1987 e 1988, a partir de um curso de teatro no Tablado, do Rio de Janeiro, com Ricardo Kozowisk e Maria Voreas. "Ali, descobri minha veia para o humor", relembra. E para quem pensa que a atriz sempre fez com?dia, est? muito enganado. Ela tentou interpretar um drama, logo no in?cio de seu trabalho. Como foi a repercuss?o? "Foi um desastre! Me incomodava a quietute do p?blico e na hora dele se emocionar, ele ria".


Helo?sa descarta possibilidade de interpretar novos g?neros, por dois fatores distintos, a quest?o social e pessoal: "As pessoas no nosso pa?s j? s?o t?o sofridas, que acho que n?o merecem essa carga de tristeza. Tenho um prazer muito grande em fazer as pessoas rirem, e acho que s? d? certo, porque ? muito prazeroso", atesta.

As diferentes faces de Lol?
A vingan?a de Milonga concedeu a atriz grande repercuss?o nacional. A personagem foi criada durante um per?odo de crise de Helo?sa, em 1998, quando ela havia acabado de perder a m?e. "A Milonga foi minha b?ia de salva??o", conta. "Viajei para o Rio e vi umas mulheres falando mau dos maridos. Resolvi criar uma personagem com essa tem?tica e foi um sucesso", recorda.

Me engana que eu gosto estreou no ano de 1988, com o personagem Carlinhos. A com?dia retrata um homem que resolveu fundar uma igreja, para ganhar dinheiro. Nos anos de 96 e 97, a pe?a foi revivida, com o t?tulo Me Engana Que Eu Gosto, O Retorno.

Dona Corrup??o ? uma persoangem que faz parte da hist?ria brasileira. No enredo da pe?a, ela possui uma longa trajet?ria que tem in?cio no ano de 1500 e percorre v?rios s?culos, at? chegar aos dias atuais. A pe?a faz uma alus?o aos atos corruptos existentes no pa?s e encarna seu pr?prio objeto de cr?tica: a corrup??o.

Bras?lia Juscelina da Silva ? uma empregada dom?stica bastante politizada. Ela trabalha com uma fam?lia de classe m?dia que adora viver de apar?ncias. Os patr?es Maria (L?gia Brasil) e Alfredo (Marcelo Jardim) colocam a culpa em Bras?lia por tudo o que d? de errado na casa.

Foto: Alu?zio Barbosa
Milonga

Foto: Alu?zio Barbosa

Carlinhos

Foto: Alu?zio Barbosa

Dona da corrup??o

Foto: Alu?zio Barbosa

Juscelina da Silva

Mil e uma utilidades
Lol? redige, dirige e interpreta suas pe?as teatrais, o que a torna uma artista completa. "Isso facilita o meu trabalho, traz uma sintonia, pois o que eu escrevo, interpreto. Seu primeiro texto foi a com?dia "Me engana que eu gosto".

Foto:Alu?zio
Barbosa Em seus trabalhos, a cr?tica social ? constante, abordada de forma leve e bem-humorada. O escracho com situa?es alarmantes do pa?s, como a fome, a pobreza e a desigualdade social, tornou-se uma forma de questionar a realidade atrav?s da com?dia.

Diferentemente do que pensa o p?blico, a diretora garante que n?o tem nenhuma prefer?ncia pelos mon?logos. Ela explica que no espet?culo onde interpretava "Dona Corrup??o" havia um ator coadjuvante que abandonou o projeto, uma semana antes da estr?ia. "Tive que adaptar o texto correndo e n?o dava pra ensaiar ningu?m nesse per?odo", recorda.

J? na "Vingan?a de Milonga", outra atriz, que tamb?m participava da pe?a, engravidou e optou por n?o acompanh?-la na temporada. "Aprendi com esses imprevistos e contei com a minha capacidade de reestrutura??o". Tudo isso, com muito bom-humor, garante.

* Renata Silva ? estudante do 7? per?odo de Comunica??o Social da UFJF