Contadores de Hist?rias do Granbery
Alunos de Juiz de Fora se divertem com a arte de contar hist?rias

Rita Couto
*colabora??o
08/06/2005

Quem disse que hist?rias e contos s?o coisas somente para crian?a? O grupo Contadores de Hist?ria do Instituto Metodista Granbery prova que n?o! Os alunos e ex-alunos, auxiliados pelas professoras Laura Delgado e Leila Martins, participam, desde 1995, do projeto que come?ou pelo gosto da Literatura e a id?ia de divulg?-la de forma bem descontra?da.

A paix?o da professora Laura (foto ao lado) por Literatura e leitura a incentivou na forma??o do grupo de contadores, um projeto extra-classe pioneiro em Juiz de Fora. Atualmente, s?o realizadas nove oficinas com participa??o de alunos que v?o desde a primeira s?rie do primeiro grau at? a faculdade.

"Fui conhecer o trabalho dos contadores e fiquei fascinada, achei encantador! Falei para os meus alunos e muitos, inclusive eu, ingressaram no grupo", diz Leila.

A inspira??o veio das oficinas promovidas pelo Programa Nacional de Incentivo ? Leitura (Proler). "Sempre contei hist?rias para os alunos e o programa desenvolvido pelo Minist?rio da Cultura era o que faltava para formar um grupo de contadores no col?gio", conta Laura.

Como come?ou...
No in?cio n?o foi muito f?cil fazer o projeto ser bem visto pelos alunos. "Muitos diziam que n?o iam ficar ouvindo historinhas, que era coisa de crian?a. Mas depois que conheceram o trabalho, muitos jovens se interessaram e, hoje, temos at? ex-alunos que, mesmo morando em outras cidades, que v?m ? oficina na sexta-feira ? noite", narra a criadora do projeto.

As narrativas feitas nas oficinas podem ser cl?ssicas, populares, poesias, criadas ou n?o pelos alunos e professoras. O importante ? a socializa??o, a troca de informa?es que acontece entre quem narra e quem ouve."A narrativa sempre fez parte da vida do ser humano e as nossas a?es dependem dela", conta Leila. "O nosso objetivo ? formar pessoas brincantes, que se encantem com os mais diversos textos da mesma forma que uma crian?a", diz Leila (foto ao lado).

Preocupadas n?o apenas com o texto, mas tamb?m com a forma de narra??o, as professoras tamb?m ensinam algumas t?cnicas vocais, corporais e interpretativas para os alunos.

Para saber mais sobre os Contadores de Hist?rias do Granbery clique aqui

*Rita Couto ? estudante do terceiro per?odo de Comunica??o Social da UFJF