Douglas Toledo
Com apenas 19 anos, metade deles dedicados ? m?sica,
jovem surpreende comandando coral de vozes femininas

Ricardo Corr?a
Rep?rter
16/12/2005

Clique nos ?cone ao lado para ver o jovem regente e m?sico Douglas Toledo falando sobre a m?sica em sua vida.

Douglas Toledo diz respirar m?sica. S? isso, talvez, para explicar como o menino de apenas 19 anos j? ? regente de coral em Juiz de Fora. Embora exer?a a fun??o, Douglas prefere n?o se considerar maestro. Gosta de dizer que est? estudando para ser um dia. Dedicado ao teatro, tal como ? m?sica, esses s?o seus dois amores.

E ? a uni?o de suas duas paix?es que ele tira toda a inspira??o para atuar, seja como professor em coros regidos pelo maestro Ciro Tabet, seja em seus pr?prios projetos. Teatro e m?sica, ou simplesmente as artes.

O jovem admite que pode at? n?o ter pensado desde o in?cio em ser maestro, mas sempre soube que n?o faria outra coisa que n?o fosse ligado ? atividade art?stica. Enquanto estudava em uma escola municipal da cidade, com 10 anos de idade, recebeu um recado do maestro Ciro Tabet: estava aberto um teste de cantores para o coral das escolas municipais. "Fiz o teste e passei. O Ciro disse que eu era muito musical, e eu acreditei", explica.

Dali para frente foi r?pido. Do coral das escolas municipais ele passou a fazer parte de outros, da escola de m?sica onde hoje d? aulas ao coral de empresas importantes da cidade.

O in?cio no piano e no teatro
Antes, por?m, estudou piano e depois viola cl?ssica, j? que passou a tocar em uma orquestra filarm?nica. N?o se ateve apenas ? m?sica. Fez teatro tamb?m, com o grupo Mendes Gutierres, de 1998 a 2003. Ganhou pr?mios e n?o abandonou as t?cnicas. Diz que utiliza todas elas na apresenta??o de seus corais.

Mas o momento em que sua carreira mudou muito foi no meio dessa trajet?ria. Mais precisamente em 2001, quando come?ou a trabalhar com Ciro Tabet. Com o maestro, dividiu as fun?es. Ciro prop?s que Douglas cuidasse dos ensaios dos corais. "A prepara??o ? minha, a apresenta??o ? com o Ciro", explica Douglas.

Da? a ter seus pr?prios corais foi um pulo. Primeiro com um trabalho volunt?rio no "Coral Pequenos Cantores da Comunidade Esperan?a". De dois anos para c?, tamb?m fez trabalhos com crian?as do Instituto Jesus. Das crian?as para a terceira idade, Douglas mostrou versatilidade. "Gosto de trabalhar com os extremos. Ent?o trabalhei com as crian?as e com a terceira idade", comenta.

O grande desafio
No dia 11 de agosto de 2005 come?ou seu maior desafio: reger o "Coro feminino da Sociedade Filarm?nica de Juiz de Fora". Com ele, produziu o show "Xote das meninas". O coro ? formado por 25 mulheres, entre adolescentes, adultas e senhoras.

A inspira??o, al?m do teatro e do amor pela m?sica, veio de maestros famosos que Douglas teve a oportunidade de conhecer. O principal deles, "o eterno professor Ciro Tabet", mas n?o o ?nico. "Tem o Ernani Aguiar, que ? um maestro de orquestra, o Lincoln de Andrade, de Bras?lia, que regia um coro feminino tamb?m, assim como Marconi Araujo", diz ele, deixando claro que gosta da orquestra, mas pretende realmente trabalhar com a voz.

"Eu comecei cantando e por isso a minha base ? a voz. Gosto de orquestras, mas prefiro trabalhar com corais", diz o jovem.

Para isso, n?o quer parar no tempo. O objetivo agora ? a faculdade de fonoaudiologia, para aprender ainda mais sobre a voz. Mas o sonho mesmo, adiado pelo sucesso da carreira em Juiz de Fora, ? fazer a faculdade de m?sica, no Rio de Janeiro.

"Eu n?o sa? daqui porque 2005 foi o meu ?pice. Ent?o estou adiando um pouco. N?o posso largar tudo aqui", explica. Ele se diz chateado com o fato de que Juiz de Fora tenha tantos bons m?sicos mas n?o tenha uma faculdade. "Os melhores m?sicos acabam indo para a faculdade. Como aqui n?o tem, JF perde esses talentos. ? uma pena", ressalta.

Dedica??o
Pode se assustar quem ouve Douglas Toledo explicar que ?s vezes acorda ?s 6h da manh? para dar aula na Barreira do Triunfo e depois emenda no Centro da cidade, na sala de aula at? 21h. Mas ele ressalta que n?o ? todo dia. Mas todo esfor?o vale a pena, principalmente porque todo caminho conquistado at? aqui ainda ? pouco para o pequeno maestro.

"Quero trabalhar com produ??o de espet?culos no Rio, em S?o Paulo. Talvez fazer prepara??o vocal de atrizes, cantores, atores. E continuar com a reg?ncia, claro".