J?lio C?sar Rodrigues
Locutor de rodeios juizforano faz sucesso em todo Brasil

Fernanda Leonel
Rep?rter
03/05/2006

A hist?ria do ator juizforano Maur?cio Ribeiro ? um exemplo de for?a para pais que pretendem investir em seus pequenos: sua carreira come?ou como uma brincadeira de col?gio, amadureceu com os cursos que os pais apoiaram, e hoje rendem frutos que enchem a fam?lia de orgulho.

Maur?cio ainda tinha sete anos quando perceberam que ele poderia ter futuro nos palcos. O menino falante das salas de aula do Col?gio Jesu?tas recebeu um castigo dos professores que n?o sabiam mais o que fazer para conseguir sil?ncio na sala de aula: "Est? falando muito. Vai falar na pecinha de teatro do col?gio". A hist?ria, que o ator hoje com 22 anos n?o se recorda bem, foi o pontap? inicial do artista.

Para a sorte da cultura juizforana ele falou. E muito bem! Maur?cio encenou um apresentador de circo, decorou todas as falas rapidamente e encantou o professor Thaddeu Santos, ator e diretor de teatro conhecido em Juiz de Fora, que era professor do Jesu?tas e trabalhava com cultura na cidade.

Da? para frente, ele n?o parou mais. Apresentou diversas pe?as infantis na cidade e passou por todos os palcos de teatro. Entre as pe?as que ele diz guardar com carinho, na mem?ria, est?o "O menino do dedo verde" e "Gangues de Rato", sua ?ltima apari??o nos palcos de Juiz de Fora.

As lembran?as da cidade, local que ele nasceu e morou at? os 18 anos s?o muitas. Ele diz que saiu daqui, porque acreditava que para crescer na carreira, teria que se estar em uma cidade maior, e que, por esse motivo escolheu o Rio de Janeiro para morar.

Foi com esse pensamento que ele deixou fam?lia e amigos para tr?s e mudou-se para outro estado. A fam?lia conta que ele sempre disse que ia acabar os estudos e se mudar, e que quando ele, com 18 anos resolveu sair de casa todos levaram um susto.

"No come?o foi dif?cil. A adapta??o em uma cidade diferente, maior, nem sempre ? f?cil. Mas eu sabia o que queria da vida e porque eu estava ali, por isso fui forte", explica Maur?cio.

Ele conta terminou um namoro de mais de tr?s anos porque sabia que precisava se dedicar ? profiss?o e que, para isso, n?o poderia ficar voltando nos fins de semana para Juiz de Fora. "Com 18 anos essas mudan?as s?o meio puxadas, mas sempre que pensava que estava dif?cil, acreditava que eu tinha um futuro", resume.

De Juiz de Fora para todo Brasil
Assim como em Juiz de Fora, a estr?ia de Maur?cio no Rio de Janeiro foi no teatro. Ele conta que ia assistir a v?rias pe?as que estavam em cartaz na cidade, pra ir conhecendo as pessoas e conseguir alguns contatos. Foi at? que em uma dessas filas de compra de ingressos, ele ouviu algu?m comentar que teria um teste para a pe?a "Que esse bem somos n?s".

Maur?cio resolveu se inscrever e ... passou. E foi atrav?s dessa oportunidade, que ele, encenando com Osmar Prado, viu sua carreira alavancar. "Essa pe?a foi um marco para que meu trabalho se tornasse conhecido no Rio. Apesar de ter ficado s? tr?s meses em cartaz, tivemos milhares de espectadores.

Depois dessa pe?a vieram outras. E os primeiros trabalhos para a televis?o tamb?m. O ator juizforano fez 19 participa?es de pequenas falas em "Malha??o" e na novela das oito "Mulheres Apaixonadas". De volta ao teatro, abriu ainda mais oportunidades para a carreira: encenando a pe?a "A miss?o secreta de Tom Rylver", ele foi abordado por Tiago Santiago, na ?poca colaborador de Carlos Lombardi na cria??o da novela Kubacan. O diretor, que tinha ido assistir ? pe?a que o amigo Thiago Fragoso tamb?m encenava, enxergou um futuro promissor no ator juizforano.

Aproximadamente um ano depois, Maur?cio Ribeiro recebeu uma liga??o do diretor que acabava de mudar de emissora e conseguir a autoria principal de uma novela das sete. Ele estava esclado para viver o personagem Jonas Pereira, em Prova de Amor

Em tom de brincadeira o ator conta que n?o pensou duas vezes para aceitar a proposta do papel na trama de Tiago Santiago. "Me perguntaram se eu sabia surfar e eu disse que sim na hora. S? depois ? que fui correr atr?s de umas aulinhas. Acordava cedo, por volta das sete horas e ca?a na ?gua gelada".

A novela acaba em julho e o int?rprete de Jonas, menino do bem que adora esportes e tem uma paix?o n?o correpondida na soap opera, j? est? com o ano programado. No mesmo m?s que ele acaba a novela das sete, j? pisa nos palcos do teatro com a pe?a "Homens", com?dia que fala do pensamento masculino.

A id?ia parece agradar o juizforano, que n?o esconde a paix?o pela resposta imediata do p?blico do teatro: "Teatro ? term?metro para quem quer conhecer o seu trabalho. O p?blico responde na hora, tanto se gosta de uma coisa que voc? fez, quanto se n?o gosta. O teatro ? uma escola e tanto", diz.

Depois de "Homens" a agenda continua lotada. A emissora que exibe "Prova de Amor" ainda est? estudando qual vai ser a pr?xima apari??o de Maur?cio Ribeiro na telinha, mas j? ? certo que ele n?o vai matar as f?s de saudade. Para a pr?xima novela das sete ou das oito da Rede Record, ele j? est? com papel garantido.

Fotos: Rede Record e Divulga??o