De repente, Miss Juiz de Fora Lorraine Andrade conquistou o 1? lugar no concurso, em 2008, e ter? que dividir o tempo entre a nova vida e os h?bitos de antes

Priscila Magalh?es
Rep?rter
15/01/2008

De uma hora para outra, Lorraine Andrade deixou de ser a musa do tatame para virar a Miss Juiz de Fora. A atleta ? faixa marrom no jud?, esporte que pratica desde os seis anos de idade, a estudante cursa a faculdade de Qu?mica e, agora, a Miss Juiz de Fora vai ter que aprender ingl?s, gin?stica, cuidar da pele e cumprir todos os compromissos que v?m pela frente.

At? come?arem os ensaios para o concurso, Lorraine nunca tinha pisado em uma passarela. "Tudo aconteceu meio por acaso. Estava em uma loja quando recebi o folder do concurso e o entregador disse 'quem sabe a Miss n?o est? aqui?'", relembra.

"Levei o papel para casa e conversei com meu namorado que me deu muita for?a. Fiquei muito surpresa quando recebi a liga??o para come?ar os ensaios e quando todas as candidatas se juntaram, fiquei na d?vida e achei que n?o ia conseguir", conta.

Foto de Lorraine Quando come?ou a praticar, Lorraine ainda estava um pouco sem jeito, travada e n?o conseguia sorrir. At? que tr?s dias antes do concurso bateu uma inseguran?a e pensou em desistir.

"Mas n?o gosto de deixar nada pela metade do caminho. Como j? estava l?, pensei e decidi continuar". Foi a partir desse momento que ela ficou mais tranq?ila e decidiu se dedicar mais, perguntando e pedindo dicas para se sair bem na passarela.

Hoje, ela est? feliz com o resultado, mas ainda est? assustada (Lorraine aparece na foto acima ao centro, com a segunda colocada, ? esquerda, e a terceira colocada ? direita de vestido lil?s). "A primeira coisa que vou ter que fazer ? comprar uma agenda. ? muita coisa daqui pra frente. E fico mais nervosa quando penso que vou ter que participar de eventos onde outras misses v?o estar presentes. Elas s?o muito bonitas. Mas ? cedo para falar dos meus planos. Eu provei o que ? desfilar e gostei. S? sei que quero continuar".

Mas mesmo com tantos compromissos, ela n?o quer abandonar os estudos. "Lutei muito para conseguir entrar na faculdade e n?o vou abandonar agora". Enquanto continua estudando, Lorraine vai se preparando para o Miss Minas Gerais, que acontece em setembro. E a prepara??o inclui aulas de ingl?s, gin?stica e consultas em uma cl?nica de est?tica. Tudo para chegar mais perto das medidas exigidas pelo concurso.

Foto de quadro com violeiro Apesar de nunca ter pensado em concorrer, Lorraine pensa em ir longe. "Tenho que pensar positivo para conseguir tudo o que quero. Hoje penso que o t?tulo de Miss Universo seria o m?ximo. Sei que subi o primeiro degrau de muito que ainda tem pela frente. Quanto mais alto voc? puder sonhar, melhor". E ela manda um recado para os amigos. "Eu vou continuar do jeito que sou. Vou seguindo com muita humildade e n?o vou ficar metida".

Para se cuidar

Lorraine sempre teve uma alimenta??o balanceada. S? toma refrigerante no fim de semana, come muitas verduras, legumes e frutas. Para se exercitar, al?m do jud?, faz caminhadas. "Na semana passada estava pesando 59 quilos, mas sinto que minhas cal?as j? est?o caindo. Acho que emagreci".

E ela vai continuar se exercitando, pois n?o pensa em fazer pl?stica. "Sou meio careta e n?o penso nem em colocar silicone. A ?nica coisa que quero tirar ? uma cicatriz que tenho do lado da boca. Tirei uma pinta e ficou a cicatriz. No resto ainda n?o penso mexer", garante.

Al?m de se preparar para subir os outros degraus, Lorraine tamb?m vai precisar enfrentar as cr?ticas, que j? come?aram. "Sou uma pessoa que tem muita paci?ncia e acho que n?o vai ser dif?cil lidar com isso. Quando n?o gosto de alguma coisa, fa?o de conta que n?o ou?o. Entra por um ouvido e sai pelo outro".

Planos para a cidade

Foto de Lorraine "Desde pequena sinto falta de mais investimentos em esporte, na cidade. As pessoas s? falam de futebol e sempre sofremos para conseguir patroc?nio. Quero chamar a aten??o das pessoas para o esporte, principalmente o jud?", conta ela, que conquistou o terceiro lugar no campeonato brasileiro de jud?, em 2005, e o quarto lugar, em 2006.

Al?m disso, Lorraine tamb?m tem interesses em chamar a aten??o dos juizforanos para as institui?es filantr?picas da cidade. "Quero fazer um trabalho social, ajudando institui?es. Quando era mais nova, minha fam?lia sempre pedia alimentos aos vizinhos para montar cestas b?sicas e dar a quem estava precisando".