Nat?lio Luz Aos 76 anos, ator e artista pl?stico tem vida profissional ativa. O segredo da longevidade ele conta: ter prazer no que se faz

Daniele Gruppi
Rep?rter
19/03/2008

O imigrante italiano, Nat?lio Luz, veio para o Brasil aos tr?s anos de idade, com a m?e e uma irm?. A fam?lia resolveu se instalar no Rio de Janeiro, onde j? moravam alguns parentes. L? viveu a inf?ncia e a juventude. Tamb?m foi na cidade maravilhosa que come?ava a sua descoberta para a voca??o das artes.

"Estudava no Col?gio Jos? ?lvaro, em Vila Isabel, e todo final de ano letivo eram promovidos eventos comemorativos. Havia teatros, sarais de poesia e shows musicais. Tinha uma professora de Hist?ria da Arte que sempre me convidava para participar das festividades e foi ela quem me mostrou o que era tubo de tinta ?leo", conta.

Nessa ?poca, Nat?lio j? trabalhava como office boy de uma empresa de despacho, que ficava em frente ? R?dio Mayrink Veiga. "Comecei a conhecer o centro da capital carioca todo. Fiquei encantado com Teatro e a Biblioteca Municipal e a Cinel?ndia. No Teatro Municipal existia um programa chamado Concertos para Juventude, que freq?entava sem ser da "claque" pessoas pagas para aplaudir o espet?culo) e foi onde fiz muitos contato", lembra.

Entretanto, n?o foi a coincid?ncia de trabalhar pr?ximo ? r?dio e nem as idas ao Teatro que marcaram o seu ingresso para a TV, r?dio e teatro. Foi a participa??o no concurso para novos atores, nos anos 50, em que concorreu com 300 candidatos e ganhou o primeiro lugar. "Fiz a imita??o de Rodolfo Maia, grande ator de "As m?os de Eur?dice", de Pedro Bloch".

Foto de Nat?lio Luz
recordando o passado com o ator Valdir Alves A partir do concurso, come?ou a trabalhar como ator e r?dio-ator, no elenco dos novos profissionais da R?dio Tupi e tamb?m atuou no teatro. Depois da temporada de quatro pe?as foi convidado para excursionar pelo norte do estado do Rio de Janeiro, Esp?rito Santo e Minas Gerais com um espet?culo, cujo grupo brigou e se desfez em Muria?.

Como a irm? morava em Juiz de Fora, veio para a cidade. "Estava desempregado, com vontade de largar o teatro de lado. Andando pela rua Braz Bernardino, vi um senhor vendendo uma tenda com quitandas, eu a comprei e voltei a trabalhar. Outra vez uma coincid?ncia, a localiza??o era em frente ? R?dio Industrial. Os profissionais estavam lan?ando o r?dio teatro e fui convidado para fazer um teste. Como j? tinha experi?ncia, consegui o papel principal".

A carreira de Nat?lio se deslanchou, sendo marcada pelo sucesso. Chegou a dividir palco com grandes atores, como Fernanda Montenegro e M?rio Costa (o Costinha) e a fazer cinema. Protagonizou tr?s longa-metragens, sendo que em "Labirinto de Pedra" interpretou Pedro Nava, al?m de oito curtas. O vasto curr?culo ainda n?o parou de ser tra?ado, pois, aos 76 anos, continua atuando e escrevendo para pe?as teatrais. "Para estar ativo ? s? fazer com amor aquilo que d? prazer".

Casado, pai de tr?s filhos e av? de seis netos, o artista revela o seu verdadeiro nome: Natalia Chianello. "No teatro disseram que n?o ficaria bom este nome, porque, no Brasil, Natalia era considerado um nome feminino e Chianello poderia ser confundido com chinelo. Ent?o, colocaram Nat?lio, no masculino, e Luz veio do pol?tico Carlos Luz, que assumiu a presid?ncia do pa?s na sa?da de Vargas por uns dias, e assim ficou: Nat?lio Luz".

Pintura: um hobby
Foto do auto-retrato de Natalio Luz Foto do auto-retrato de Natalio Luz Foto do auto-retrato de Natalio Luz

A pintura na vida de Nat?lio sempre esteve presente, mas como um hobby. "Pinto desde a minha inf?ncia, foi a minha primeira manifesta??o na arte".

J? realizou v?rias exposi?es, e a inspira??o para as obras ele diz que vem do dia-a-dia "Considero-me um pintor realista, gosto de pintar aquilo que vejo", revela.

A pintura mais recentemente ? o seu auto-retrato (figura no centro). Olhando-se no espelho, pintou sua fisionomia atrav?s do reflexo de sua imagem.