Programa de TV alavanca carreira de juizforana Arielly Teles canta nas noites de Juiz de Fora h? sete anos, mas s? agora consegue injetar um g?s na carreira

Marinella Souza
Colabora??o*
28/05/2008

Apaixonada pela m?sica e ciente de seu talento, Arielly Teles sempre fez shows pelos bares de Juiz de Fora, mas seu nome era pouco conhecido at? o dia em que ela decidiu que era hora de arriscar.

Sendo cobrada por seu p?blico, a mo?a decidiu que era hora de investir na carreira e achou que um programa de televis?o que se prop?e a lapidar talentos musicais era o melhor caminho.

A mo?a n?o conseguiu chegar ? fase final do tal programa, mas conseguiu injetar um g?s na carreira em Juiz de Fora. "Antes ningu?m me conhecia, agora a m?dia est? se interessando pelo meu trabalho e acho que ? o meu momento de mostrar aquilo que sei fazer", diz.

Al?m da fama em sua cidade natal, Arielly ainda saiu da breve participa??o com um rumo para sua carreira. "A produtora do programa disse que n?o passei por n?o ter um estilo definido, mas me aconselhou a investir mais no ax? porque tenho muita energia para colocar na m?sica".

foto de Arielly Teles
 cantando A cantora, que tamb?m ? cabeleireira, aproveitou o conselho e pretende investir em uma banda de ax?, pegar carona no destaque que est? tendo e aproveitar a profus?o de micaretas que se espalham pela cidade. "Agora ? o momento, se n?o aproveitar agora, talvez n?o tenha outra chance".

Ela admite que, apesar de cantar todos os estilos musicais em seus shows, o ax? ? mesmo o favorito. "O conselho da produtora s? serviu para refor?ar isso. Apesar de cantar em bares, as pessoas nunca ficam paradas nas minhas apresenta?es", justifica.

Segura e sem tirar o sorriso do rosto, Arielly garante n?o estar triste por n?o ter passado da segunda fase do programa. "Eles procuravam um perfil diferente do meu. Muita gente boa n?o passou. Eles pegaram pessoas com um jeit?o mais engra?ado. E eu at? acho bom n?o ter chegado ? final. N?o era para mim, as pessoas que ganham esses programas somem, ficam sem base", analisa.

Fam?lia

Arielly ? a primeira da fam?lia a se encantar com o palco e os aplausos, mas sempre contou com o apoio da m?e, a tamb?m cabeleireira, Adalgisa Peres (na foto com Arielly). "Sempre gostei muito de m?sica, fui a muitos festivais quando era jovem e incentivo a Arielly em tudo o que ela quiser fazer", diz.

foto de Arielly e
  sua m?e A cabeleireira jura que n?o ? "coruja", mas derrete-se em elogios para a filha. " Eu fico muito orgulhosa que ela seja reconhecida, porque ela ? muito talentosa". Quanto ao programa, Adalgisa ? taxativa: "quem perdeu foram eles".

Outro que n?o desgruda ? o irm?o e d? todo apoio de que ela precisa. Davi Teles (na foto tocando com Arielly) fazia parte do trio "Nois Tr?s", formado pela irm? e um ex-namorado dela. Agora, com o fim do grupo e a carreira de Arielly tomando um novo rumo, o rapaz garante que n?o vai abandonar a irm?. "Talvez eu n?o fa?a parte da nova banda porque ax? n?o ? o meu estilo, mas vou estar sempre perto, dando apoio", afirma.

Em rela??o ao programa, Davi e Adalgisa acreditam que foi uma experi?ncia muito importante para que Arielly tivesse contato com outros m?sicos de outras cidades e conhecer a estrutura de um grande programa de televis?o. Arielly concorreu com seis mil pessoas e teve contato com os mais variados talentos musicais.

foto dos irm?os
 Arielly e Davi Teles A torcida familiar n?o p?ra por a?. O pequeno Ricardo Teles, de oito anos, filho da cantora se diz seu maior f?. Arielly conta que o garoto admira o talento art?stico da m?e e incentiva a carreira dela.

Todos na casa torcem para que a mo?a consiga o sucesso que almeja, ainda que para isso, tenha que sair de casa. Adalgisa diz que isso ? o que ela mais quer. "Ela tem que correr atr?s dos seus sonhos. Est? mais do que na hora de tra?ar o caminho dela. Se demorar muito pode acabar ficando tarde demais".

O come?o

Arielly conta que a arte sempre esteve presente em sua vida, mas s? h? sete anos decidiu investir na m?sica. "Eu fiz teatro, me formei em artes c?nicas em um curso t?cnico em Belo Horizonte e cantava nos musicais. Um belo dia, aqui em Juiz de Fora, o m?sico Afonso me convidou para fazer shows com ele e n?o parei mais".

Para apurar seu talento natural, assim que come?ou a cantar profissionalmente, a mo?a come?ou a fazer aulas de canto, primeiro em uma escola, depois com um professor particular. "Se era para fazer, tinha que ser bem feito". A primeira grande apresenta??o aconteceu, por coincid?ncia, em cima de um trio el?trico.

"Foi num carnaval, uma emo??o muito boa. Foi quando eu recebi meu primeiro cach? profissional porque em teatro voc? s? ganha experi?ncia e camisa", relembra. Arielly conta que j? havia se inscrito em outro programa, mas n?o deu certo e ela continuou se apresentando com seu grupo pela noite juizforana. MPB, pop, rock, ax?, forr?, todos os estilos faziam parte do repert?rio da cantora. "A gente tocava o que o p?blico queria".

foto de Arielly 
sorrindo Hoje Arielly ainda se divide entre a m?sica e o sal?o de cabeleireiro que comanda em parceria com a m?e, mas garante que a prioridade ? a m?sica. "? um momento complicado porque estou recebendo muitos convites depois do programa e, ao mesmo tempo, sou muito solicitada no sal?o porque as clientes gostam do meu bom-humor. Mas tenho que cuidar da minha carreira e elas sabem disso".

A grande conquista material que a m?sica lhe deu foi poder comprar seu equipamento de som. "Comprei microfone, caixa de som, tudo com o dinheiro que ganhei cantando, o que em Juiz de Fora, ? um grande feito porque essas coisas s?o caras", orgulha-se.

Agora ela planeja montar sua banda de ax? e se firmar no terreno musical. A ?nica coisa que a mo?a lamenta ? a falta de apoio da cidade. "? muito dif?cil sobreviver de m?sica na cidade, porque as pessoas n?o valorizam muito. At? comparecem aos shows nos bares, mas n?o querem pagar por isso. ? uma pena, mas ? uma quest?o cultural. A gente s? valoriza o que vem de fora".

*Marinella ? estudante de Comunica??o da UFJF