• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Toninho Buda prepara mais uma publicação Após publicações sobre Raul Seixas e uma sobre vampiros, que levou a assinatura de Paulo Coelho, o assunto agora é fisiologia

    Daniele Gruppi
    Repórter
    17/06/2008

    Toninho Buda, pseudônimo de Antônio Walter Sena Júnior, 58 anos, nasceu em Três Corações, onde passou a infância e adolescência. Nos anos 70, ingressou na faculdade de Engenharia e, devido a um problema de saúde, mudou seus hábitos alimentares e ingressou na Sociedade Alternativa.

    A Sociedade Alternativa que Toninho conheceu foi a de Paulo Coelho e Raul Seixas, que estava ligada às correntes iniciático/esotéricas pregadas pelo mago Aleister Crowley. O britânico pregava um novo código de conduta, no qual dizia "Faze o que tu queres, há de ser tudo da lei".

    A Sociedade Alternativa, de forma geral, compreendeu todas as formas alternativas de se ver o mundo e resolver os problemas do cotidiano. Fala-se em medicina , religiões, família, sexo, política, música, pintura, agricultura alternativas, e assim por diante.

    "Digo que entrei pelas portas dos fundos, porque as pessoas que procuravam pela Sociedade estavam em busca de drogas, sexo e rock’n roll. Só consegui melhorar as fortes dores de cabeça que tinha com a medicina alternativa".

    Foto de Toninho Buda com paulo Coelho e outros companheiros O primeiro contato de Toninho com Paulo Coelho foi em 1981, e com Raul Seixas em 1983, quando este veio a Juiz de Fora para um festival de rock. "Na época, tinha um restaurante macrobiótico e os dois freqüentaram. Eles se identificaram comigo. Como o relacionamento entre eles era complicado, ficava como um elo", conta.

    Em 1985, Paulo Coelho e Toninho resolveram retomar a Sociedade Alternativa. "Como os dois brigavam muito, o nosso ideal estava esfriando. Resolvemos lançar o jornal "Sociedade Alternativa"".

    Manual Prático do Vampirismo

    Neste mesmo ano, o mago foi convidado por uma editora para escrever um livro sobre vampirismo. Ele já fazia várias publicações sobre o assunto, e assinou o contrato. Entretanto, faltando uma semana para entregar o livro ele disse a Buda que não tinha condição de escrever. "Ele me explicou o que era e em três dias e meio escrevi o livro".

    Foto da capa do livro Manual Prático de Vampirismo Toninho recebeu em troca o equivalente a uma refeição. Para ele, o dinheiro não interessava, ele queria que constasse um agradecimento no livro. O engenheiro tomou conhecimento sobre o lançamento do livro, lendo um jornal. Achou que tivesse tido algum problema por não ter recebido o convite.

    Foi para o Rio de Janeiro, chegou mais cedo ao local do lançamento, folheou o livro e constatou que seu nome não aparecia no livro. Chateado, estava indo embora, quando encontrou com Coelho. Falou sobre o caso e a resposta obtida foi que o mago havia esquecido.

    O engenheiro não contou a história para ninguém. "Não iam acreditar em mim". Disposto a relevar o acontecimento, partiu um mês depois para uma viagem à Espanha com Paulo Coelho. "Ele já estava com a intenção de fazer o caminho de Santiago. Foi nesse passeio que se originou a publicação que estourou mundialmente "O Diário de um mago". Paulo sumiu com o Manual prático do Vampirismo, porque seria um grande escândalo".

    Toninho afastou-se do mago após essa viagem e ao retornar para Juiz de Fora, arrumou emprego como engenheiro. O fato de que Toninho escreveu o "Manual Prático do Vampirismo", um dos primeiros títulos do mago, veio à tona nas últimas semanas de junho de 2008, quando a imprensa nacional e mundial divulgou o que Fernando Moraes, autor de "O Mago", um biografia de Paulo Coelho, revelou na publicação.

    Outras publicações

    Foto de Toninho Buda com Raul Seixas - festival de rock Além do "Manual Prático de Vampirismo", Toninho publicou mais três livros "Raul Seixas, Uma Antologia", "Raul Seixas, O Trem das Sete" e "A Paixão Segundo Raul Seixas". Ele escreveu também músicas, poemas, fez 12 filmes e cinco peças das quais participou.

    "Agora estou escrevendo na área da fisiologia do exercício", revela. Ele também possui formação em atletismo, artes cênicas e esoterismo. Atualmente, estuda Educação Física e tem uma banda cover, em que interpreta Raul Seixas. Toninho também tem uma concepção própria de Sociedade Alternativa.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.