Fitness Jeanne Marinho

Rep?rter: Emilene Campos
31/01/2001

Imagine um esporte em que os principais requisitos da competi??o sejam beleza, simpatia, flexibilidade e for?a. Essas regras fazem parte do Fitness, esporte pouco difundido no Brasil que requer muitas horas de muscula??o e ? restrito ao universo feminino. H? quem confunda Fitness com o Fisiculturismo, mas h? muitas diferen?as entre ambos. A principal delas ? que, apesar de ter o corpo torneado por m?sculos, a competidora deve conservar a feminilidade.

A express?o juizforana do Fitness ? Jeanne B. de Oliveira Marinho (foto), de 28 anos. Competindo h? um ano e meio, Jeanne j? comemora os t?tulos de vice-campe? mineira na Categoria 1.60 e o 7? lugar no XXXI Campeonato Brasileiro de Muscula??o e Fitness, realizado em S?o Paulo, no ano passado. O interesse pela atividade surgiu durante um campeonato, no qual seu marido era competidor na categoria Fisiculturismo. Mas, antes de se aventurar pelo Fitness, Jeanne fez gin?stica ol?mpica na adolesc?ncia.

No Fitness est?o em evid?ncia o bumbum, as coxas e a perna. "A fitness que tem ombros muito largos e bra?os muito musculosos acabam sendo desclassificadas", conta Jeanne que presenciou uma dessas cenas durante o brasileiro. Por conta dessas exig?ncias, celulite e estria n?o devem nem passar perto do corpinho sarado das competidoras. J? que a beleza pl?stica ? um dos quesitos mais valorizados durante o desfile de biquini.

Outra etapa decisiva da disputa ? a coreografia. Nesse momento a atleta veste a malha e demonstra toda sua for?a e flexibilidade, atrav?s dos exerc?cios obrigat?rios: abertura frontal e lateral, chute alto frontal, apoio num bra?o s? e suporte em L e suporte em V. Incrementar esse programa b?sico fica a crit?rio de cada atleta.

A competi??o
O Fitness ficou mais conhecido no Brasil em 1997, mas tem adeptos em todo o mundo, principalmente, nos Estados Unidos e Pol?nia. A disputa acontece em tr?s fases. No primeiro desfile de biquini, s?o avaliadas propor??o e simetria corporais. No segundo, beleza pl?stica e simpatia. Entre os desfiles acontece a apresenta??o das coreografias.

Barra de Chocolate
Prote?nas, carboidratos complexos, suplementos e ?gua, muita ?gua! Durante quatro meses. Esta ? a dieta a que Jeanne Marinho se submete no per?odo que antecede a competi??o. Essa ? a fase mais dif?cel, segundo a atleta. "N?o posso nem pensar em comer doces, frituras, alimentos ricos em gordura. S? carne branca, leite desnatado, frutas e legumes". Para se manter hidratada, ela ingere cerca de quatro litros de ?gua diariamente.

O ritmo de treinamento tamb?m ? muito intenso neste per?odo. Ela passa de tr?s a quatro horas fazendo exerc?cios aer?bicos e de muscula??o, de segunda ? s?bado. O resultado dessa rotina de treinos ? um corpo com m?sculos definidos e "sequinho". Auto disciplina ? fundamental, porque do contr?rio voc? coloca tudo a perder. Depois que acabam as competi?es, os treinos s?o reduzidos para uma hora e o card?pio ? liberado.

Ela conta que assim que desceu do palco do Campeonato Brasileiro a primeira coisa que fez foi comer uma barra de chocolate meio amargo. A guloseima foi disputad?ssima por suas colegas de profiss?o.

M?sculos e lente de contato
A competi??o de fitness requer uma grande produ??o. E vale tudo para sensibilizar os jurados. Biquinis bordados em mi?angas e canutilhos, maquiagem carregada e at? lente de contato fazem parte do visual das competidoras. A pele deve estar livre de manchas e quanto mais bronzeado o corpo melhor. Segundo a atleta, o bronzeado ajuda a ressaltar a marca dos m?sculos.