Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019, atualizada às 16h35

Grupo de autistas adultos realizam bate-papo sobre suas vivências e desafios em Juiz de Fora

Angeliza Lopes
Repórter

Para ajudar pais e pessoas interessadas em entender sobre o autista, acontecerá no dia 16 de dezembro, segunda-feira, um bate-papo em Juiz de Fora. O grupo chamado TEA-Apoio é formado por autistas adultos que pretendem falar sobre como elas lidam com o transtorno no seu dia a dia. O encontro começará às 19h, na sede do Instituto AVIVA. As vagas são limitadas.

Os interessados podem fazer inscrição pelo WhatsApp (32) 99121-6489. A participação é gratuita e os organizadores pedem que quem for, leve uma resma de papel A4 que será doado para o Instituto.

Integrante do grupo e administradora, Ariene Menezes, de 32 anos, conta que o TEA-Apoio foi idealizado pela palestrante Flávia Barbosa, 40 anos. Além delas, fazem parte da equipe Luisa Freitas, 24, Sabrina Helena, 32, Guilherme Almeida, 20, e a mediadora, Mariana Cordeiro, que é psicóloga clínica.

"Todos nós somos autistas de alto funcionamento e vamos fazer este encontro para falar sobre nossas dificuldades e tirar dúvidas dos pais e de pessoas que convivem com o autismo para que possam entender como é a melhor forma de agir e ajudar seus familiares. Por mais que o autismo severo tenha suas diferenças, existem semelhanças com de alto comportamento, como sensibilidade auditiva, distúrbio do sono, incômodos", destaca Ariene, que também tem um filho com autismo severo.  

No dia, os participantes podem levar suas perguntas escritas no papel ou escrevê-las na hora para que integrantes do grupo possam responder de forma mais dinâmica. "Estamos no espectro, mas não somos iguais. Então todos nós, se sentirmos a vontade, responderemos a mesma pergunta, caso a resposta seja diferente", detalha.

O Instituto AVIVA fica na Avenida Olegário Maciel, 2.175, sala 211.

Autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento grave, que prejudica a capacidade de um indivíduo se comunicar e interagir com outras pessoas. Ele faz parte de um espectro de condições que limitam habilidades, interações sociais, comportamentos, a fala e comunicação não-verbal.

ACESSA.com - Grupo de autistas adultos realizam bate papo sobre suas viv?ncias e desafios em JF