Carlos Augusto Carolino
Campe?o mineiro de muscula??o e de simpatia

Fernanda Monteiro
13/04/04

Carlos Augusto Carolino fala para quem pretende come?ar a praticar muscula??o competitiva.

Ou?a!

M?sculo, muito m?sculo, e disciplina. Estas s?os as principais armas de Carlos Augusto Carolino nas disputas de fisiculturismo (muscula??o). Juizforano, de dez de outubro de 1960, Carlinhos (como ? conhecido) sempre gostou de esporte. Come?ou com o futebol e freq?entando a academia de gin?stica.

L?, come?ou a se interessar por muscula??o. "O que me atraiu foi a quest?o da sa?de, me sentir bem comigo mesmo e a quest?o da est?tica", conta o atleta, que confessa-se vaidoso. Ele j? treina h? 18 anos, mas s? come?ou a participar de campeonatos em 1998.

Carolino ? personal trainer, professor de educa??o f?sica e est? fazendo o curso superior na profiss?o. "Estou realizando um sonho, fazendo o que gosto. J? trabalho na ?rea h? tanto tempo, o que me deu a pr?tica. Agora estou podendo conhecer o lado te?rico, me aprofundando. Meu campo vai ampliar com certeza", vibra. Tanta dedica??o ? reconhecida pelos alunos. O corredor Paulo Caruso elogia: "Carlos foi forjado a ferro e fogo, pela pr?tica. Suas orienta?es s?o precisas".

Campeonatos
Nos ?ltimos anos, Carlos chegou a ser bem colocado em competi?es em outros munic?pios, mas, nas competi?es nacionais, acabava ficando nas pr?vias. "? muito ruim voc? ver que fez um treinamento durante o ano todo e n?o conseguiu se apresentar", lembra Carlos. No entanto, 2003 foi um ?timo ano para o atleta. Ele tornou-se segundo colocado na Noite dos Campe?es em Juiz de Fora, campe?o mineiro na classe 3 e na categoria master, campe?o nacional em Conselheiro Lafaiete, na classe 3 e quinto colocado no Campeonato Brasileiro. "Neste ano de 2004, espero superar a marca do brasileiro", planeja Carlos.

Prepara??o
Para chegar no p?dio, Carolino treina todos os dias, durante quarenta e cinco minutos, sob as orienta?es do treinador Luiz Ant?nio de Jesus, Pop?. Mas, n?o ? s? de peso que vivem os m?sculos do atleta. "? mais t?cnica, o peso ? conseq??ncia. No in?cio, a gente faz uma s?rie voltada para a hipertrofia (aumentar os m?sculos). Quando o campeonato se aproxima, passamos para uma s?rie de defini??o", ele explica. Na competi??o, o atleta deve estar depilado e se apresenta com ?leo no corpo para facilitar a visualiza??o dos detalhes dos m?sculos.

Alimenta??o
A balan?a do atleta da muscula??o tem que estar bem calibrada. Carlos mant?m uma dieta ? base de prote?na e carboidrato. Ele consome cerca de um quilo de frango por dia. Por outro lado, nada de a?car, porque emba?a o m?sculo. "A alimenta??o representa 70% do sucesso", avalia o professor.
Ap?s os campeonatos, a dieta fica mais leve, mas ele n?o relaxa e n?o sente falta das escapulidas nos doces. "O organismo acaba sabendo o que ? bom".

O esporte
O Fisiculturismo surgiu do halterofilismo competitivo, por volta de 1940, atrav?s do canadense Josef Weider. O objetivo ? avaliar os m?sculos de maneira est?tica. S?o analisados o volume, a propor??o (simetria entre os m?sculos) e a defini??o muscular. O primeiro campeonato brasileiro foi realizado em 1947. A competi??o consiste em uma apresenta??o, com poses obrigat?rias e uma coreografia, num misto de esporte e dan?a.

Perfil
  • Nome: Carlos Augusto Carolino
  • Data de nascimento: 10/10/1960
  • Esporte: muscula??o e futebol
  • Time do cora??o: Fluminense
  • Prato preferido: frango grelhado
  • Tipo de m?sica favorita: rom?ntica
  • Cantor: Lionel Richie
  • Cantora: Ana Carolina
  • Lazer: jogar futebol
  • Um recado: um abra?o para os colegas de faculdade

Site interessante: