Wagner de Paula
O juizforano campeão do Rally dos Sertões

Colaboração:
*Renata Silva
19/07/04

O campeão do Rally dos Sertões, Wagner de Paula, conta um pouco sobre a disputa e fala sobre os planos da Equipe Lobo Guará

Ouça!

Foto Divulgação Viver de aventuras e superar inúmeros obstáculos. Assim é parte da vida do juizforano, Wagner de Paula, campeão do 12º Rally Internacional dos Sertões, na categoria regularidade.

Mas não pense que tudo são flores. Para chegar até lá, foi preciso muita ralação e persistência. Só para se ter uma idéia, ele está há sete anos envolvido com os jeeps, passou por várias estradas brasileiras, trocou muitos pneus e viu muita lama. Até mesmo a esposa e a filha tiveram que compreender a paixão pelo esporte, abrindo mão de sua companhia.

Rally dos Sertões
Foto Divulgação O Rally Internacional dos Sertões é o maior da América Latina e abrigava, até 2003, somente as categorias cross-country e expedition. "Nosso sonho foi que o Rally tivesse regularidade. Quando surgiu a possibilidade, na mesma hora abraçamos essa idéia e quisemos participar", relata o campeão.

Segundo Wagner, a experiência foi única . "A prova como um todo não foi muito difícil, pois todos tinham capacidade de ganhar. O problema foi vencer todos os bons concorrentes", define. Ele aponta o nível técnico dos concorrentes e o desgaste físico como os maiores obstáculos, já que a disputa aconteceu num percursso nada mais, nada menos, de 4.500 quilômetros.

Destino sobre Rodas
Quando garoto, Wagner adorava andar de bicicleta e fazer bicicross. "Sempre fui ligado ao esporte e já fiz muitas trilhas quando adolescente", recorda. Porém, a paixão pelo Off Road surgiu há sete anos. "Tudo começou como uma brincadeira", define. "Durante uma viagem com os amigos para Ibitipoca, conheci o Off Road e resolvi vender meu carro para comprar um jeep", diz.

Foto Inema.com.br As primeiras emoções ocorreram em passeios de domingo e em trilhas com os amigos. Em 1997, o jeepeiro se uniu a Rodrigo Ferreira, quando descobriu sua vocação para navegador. "A partir daí, passamos a nos integrar com os outros jeepeiros e a participar de campeonatos regionais", recorda.

Nesse período, o campeão acredita que o grande incentivo partiu do Jeep Club de Juiz de Fora. "Aqui na cidade temos muitos entusiastas. A gente vibra, a gente vive o esporte. O Club é a bandeira da cidade, em todos os lugares que chegamos somos bem recepcionados", diz.

Foto Divulgação Após a parceria com Ferreira, vieram outros companheiros de sucesso. Em 1999, Pedro Gouveia ajudou na conquista do título de Campeão Brasileiro de Cross Country e também na vitória do Unijeep. Em 2003, fez dupla com o atual piloto, Jairo de Freitas, também campeão do Rally dos Sertões.

Quem são os Lobos?
"A partir do momento em que passamos a competir profissionalmente, sentimos necessidade de nos organizar", diz Wagner. Foi dessa necessidade que surgiu a Equipe Lobo Guará, conhecida nacionalmente. Foto Divulgação A equipe é formada por três carros, dois na regularidade, com as duplas Jairo Freitas e Wagner de Paula, Thiago Freitas e Lucas Magalhães; e um na velocidade, com Magno Aragão e Paulo Renato.

*Renata Silva é estudante do 6º período da Faculdade de Comunicação da UFJF.



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.