Bagaceira

Emilene Campos
03/10/01

Eles t?m cara de um grupo de rock nacional... Mas a proposta do Bagaceira ? bem diferente do que o visual sugere. Eles tocam forr?! E vale tudo. Can?es que est?o na moda, cl?ssicos do regional nordestino e at? mesmo fazer releituras da MPB. Claro, sem perder de vista o bom gosto. ? assim que o Bagaceira vem conquistando espa?o na noite juizforana, tocando de quinta a domingo em bares da cidade.

O encontro dos quatro integrantes aconteceu h? menos de um ano. A id?ia inicial era formar um grupo de samba, mas acabaram associando o enfoque comercial do forr? universit?rio ao gosto pelas composi?es regionais.

Nos bares da vida
Adalton (vocal e viol?es), ?ngelo (vocal, tri?ngulo), Daniel (vocal e viol?es) M?rcio (zabumba) se conheceram nos bares da parte alta da Rua Halfeld. Come?aram a tocar juntos e surgiu a id?ia de profissionalizar aquela brincaderia de domingo. A? foi s? escolher o repert?rio e come?ar a ensaiar.

Como a inten??o do Bagaceira ? ter o repert?rio o mais ecl?tico poss?vel, eles j? ritmaram can?es do Tit?s e do Gilberto Gil. ? por isso que fazem constantemente pesquisa de can?es cuja tem?tica das letras se adapte ao ritmo. "N?o ? dif?cil achar na MPB composi?es que combinem com forr?. As can?es de Gil e Caetano est?o a? para confirmar", explica Adalton. Tamb?m h? espa?o para as m?sicas da moda dos grupos Falamansa, Rastap? e Trio Forroz?o. Tudo isso num show que pode durar at? quatro horas.

As composi?es pr?prias tamb?m fazem parte do repert?rio. At? agora o grupo comp?s tr?s m?sicas e j? est?o gravando um CD demo. A proposta ? apresentar m?sicas que falem de coisas comuns e que tenham constru?es interessantes. Dentro desse estilo foi composta a m?sica Voc? ainda vai ser a minha mulher, que n?o est? dispon?vel arquivo de som. Outro projeto em andamento ? o site do grupo. Adalton est? elaborando o texto e a programa??o visual est? a cargo do arte-educador Leandro Furtado.

Confira a letra da m?sica
Voc? ainda vai ser a minha mulher


Voc? ? tudo que alucina, ? minha sina
Por esta luz que me ilumina, eu tenho f?
Por esta terra em que se planta e nada vinga
Voc? ainda um dia ainda vai ser minha mulher

Voc? causou um alvoro?o no meu peito
Com esse seu jeito de menina t?o mulher
Com esse seu jeito de mulher que tudo ensina
Me diz, menina, e eu te darei tudo o que quiser

Eu te darei a maior coisa pequenina
A tal muralha l? da China
A esfinge do Fara?
Eu juntarei Juazeiro a Petrolina
O que ? de baixo e o que ? de cima
Fa?o um la?o e dou um n?
Eu juntarei Tr?s Marias a Paulo Afonso
O S?o Francisco eu deixo pronto
No Sert?o do Caic?
E te darei meu amor para todo o sempre
O que ? do mundo e o que ? da gente
Vai ser tudo bem melhor
(Adalton/Bagaceira)