• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Estação Blues
    Uma combinação imprevisível

    Da esquerda
para direira: Guto e Felipe
(frente) e Fred e Daniel (atrás)

    Ludmila Gusman
    20/02/02

    Música Popular Brasileira com toque de blues, acompanhada pelos timbres de flauta, gaita, violão, baixo e voz. Você já ouviu essa harmonia? Não? Há quem acredite que tudo é possível quando se quer criar e ousar na música brasileira. O quarteto formado por Felipe Tavares, Fred Belcavello, Guto Ribeiro e Daniel Pantoja apostou no sucesso e, em menos de um ano de trajetória, os músicos provaram que têm tudo para brilhar nas noites juizforanas.

    A banda Estação Blues já fez o show em diversos points da cidade como Cultural Bar (Rua Deusdedith Salgado, 4300), Planet Music (Av. Independência, 1522), antigo Arriba, Bar do Edinho, Calderia (Av. Rio Branco, 3837), Balcón del Caribe (Rua Barão Retiro, 264), The Wall (R. São Mateus, 561) e foi um sucesso na abertura do Projeto Nossa Música, produzido pela Funalfa.

    O segredo para encher as casas noturnas da cidade é simples: mostrar talento e interagir com o público. O vocalista Fred Belcavello diz que os artistas assumem no palco uma postura de descontração, capaz de porporcionar um ambiente agradável a quem assiste. Mas não é só isso. Além de muita dedicação e persistência, o repertório é fundamental.

    Nos trilhos do blues
    O show da banda começa nos trilhos clássicos do blues, passando por inesquecíveis cantores como Willie Dixon, Robert Johnson, John Lee Hooker e Muddy Watres. Não bastasse, os músicos introduzem canções de jazz como Summertime e Take Five e incrementam o blues com Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Tim Maia, Osvaldo Montenegro e Renato Teixeira. Os sucessos continuam do pop rock do Barão Vermelho a Bee Gees. "A MPB recebe uma harmonia blues acompanhada pela flauta que traz uma combinação diferente e imprevisível”, diz o vocalista.

    A experiência de três dos componentes da banda (Fred, Felipe e Daniel) vem da atuação nos Coral Meninos Cantores da Academia, imprescindível para o amadurecimento musical. “Usamos a experiência do coral no arranjo vocal da banda" diz Fred. Para este ano, a Estação Blues pretende continuar mostrando o talento nas canções de músicos consagrados. Mas a médio prazo tem projetos de elaborar composições próprias e gravar o primeiro CD."Ainda estamos caminhando. A princípio nosso projeto é nos firmar nas noites da cidade", ressalta o vocalista.

    Conheça formação atual
    Felipe Tavares (gaita, violão e voz)
    É gaitista há oito anos e também toca violão, além da experiência vocal de cinco anos no Coral Meninos Cantores da Academia. É um apaixonado pelo Blues, desde quando morava em Ipatinga, onde o genero é tradicional nas melhores casas da noite. Como gaitista, já estudou com Lucky Luciano, Jefferson Gonçalves e Flávio Guimarães. Além da Estação Blues, Felipe participa da Banda Jack Soul Blues que apresenta o estilo musical em todas as suas épocas.

    Fred Belcavello (vocal)
    Iniciou sua formação musical e vocal também nos Meninos Cantores da Academia, em 1996, onde atua como tenor e solista com apresentações por todo o Brasil e exterior. De 99 até 2001, Fred participou da banda Jack Soul Blues e retornou a banda este ano.

    Gutto Ribeiro (contra-baixo)
    Começou tocando Hard Rock e Heavy Metal, em 1992. Estudou música com o baixista Dudu Lima, peça chave para a sua formação musical. Também toca com Jack Soul blues e já integrou a banda Vapor Barato.

    Daniel Pantoja (flauta e voz)
    Cantou por sete anos no coral dos Canarinhos de Petrópolis e toca flauta há 12 anos, tendo passado por várias orquestras e bandas e realizado tournées pelo Brasil e exterior. Segundo ele,“o blues é mais um presente que a música reservou, para nós, e no Estação Blues ele está renovado".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.