Rama Ruana
O reggae como instrumento de mudan?a

Ludmila Gusman
12/06/02

Fazer da m?sica um instrumento de transforma??o para a sociedade e expressar nas can?es a consci?ncia cr?tica. ? esse o objetivo da banda de reggae Rama Ruana, formada exclusivamente por jovens juizforanos. O grupo ecl?tico composto por estudantes de direito, economia, turismo, professor de capoeira e alunos do ensino m?dio tem um objetivo em comum: ir al?m da m?sica. ?N?o queremos ser mais uma banda na cidade. Temos v?rios projetos de a??o social e conscientiza??o, atrav?s do nosso trabalho?, explica o baterista Marcelo Magaldi.

A fam?lia Rama Ruana, como eles mesmo definem, ? formada ainda por Evandro Cruz (flauta/vocal), Bruno Sasha (teclado), Ricardo Noronha (baixo), Rafael Ribeiro (vocal), Rodrigo Nesta (percuss?o) e Bruno Robocop (guittarra). Al?m de participa?es em casas noturnas, a banda ? recordista em p?blico no Projeto Nossa M?sica, j? fez shows ao lado de Z? Ramalho e foi uma das 12 bandas escolhidas para se apresentar no Festival Universit?rio de M?sicas In?ditas (FUMI). Aliado a esses trabalhos, eles possuem tamb?m mais de 50 m?sicas compostas. Duas delas - Tudo Vai Mudar e Contraste - j? est?o gravadas e prontas para compor o primeiro CD, que ainda n?o est? produzido por falta de patroc?nio. A maioria das can?es s?o cria?es de Marcelo e Rafael, os primeiros a compor o grupo. O interesse pelas influ?ncias de Pink Floid, Bob Marley, The Doors come?ou ainda no Col?gio. ?Sempre gostamos muito de reggae, vimos nesse estilo de m?sica uma mensagem positiva que se encaixa com o que queremos passar em nossas can?es", diz Marcelo.

Influ?ncias
Embora o estilo reggae seja considerado a base do grupo, as influ?ncias dos participantes conferem uma caracter?stica peculiar ? banda, que mistura do rock, MPB, de Jethro-Tull, Peter Tosh, Twinkle Brother?s e Jacob Miller. Tudo isso acompanhado de instrumentos como flauta, teclado, bateria, baixo, guitarra e percuss?o que d?o um toque especial ?s m?sicas. ?Isso cria um estilo diferente. Por mais que o reggae seja nosso incentivo, ainda nos definimos como uma banda com caracter?sticas pr?prias", afirma o baterista.

Imagens e Sons
A iniciativa de despertar o senso cr?tico nas pessoas atrav?s das can?es levou os integrantes a idealizarem projetos mais ousados, como por exemplo, a elabora??o de um filme que traduzisse as composi?es. ?Nossas m?sicas tamb?m pedem imagens e a id?ia do filme ? uma sa?da para tentarmos alcan?ar nosso objetivo?, diz Evandro. Projetos junto ?s escolas p?blicas e particulares da cidade tamb?m est?o inclu?dos. ?Queremos no nosso show provocar outras manifesta?es culturais diferentes. N?o s? o som, nossa vontade ? atingir tamb?m outros ve?culos de comunica??o e levar nossa mensagem a todos, inclusive ?s crian?as", diz o flautista.

De onde vem o nome da banda?
O nome parece estranho, mas a combina??o das palavras foi perfeita. O baterista, Marcelo Magaldi, conta que a id?ia de batizar o grupo de RAMA surgiu com as iniciais dos primeiros integrantes do grupo: RAfael e MArcelo. J? RUANA uma homenagem a um cahorro que era o fiel escudeiro nos ensaios da banda na garagem. "S? mais tarde a gente percebeu que RAMA, lido de traz para frente significa amar e, em latim, quer dizer "raiz", que traduz tamb?m uma de nossas bandeiras que ? a valoriza??o das ra?zes de nosso povo", diz. Outra descoberta com rela??o ao nome foi a express?o ANAURAMAR (Rama Ruana de tr?s pra frente) que sugere uma palavra ind?gena. "Nossa logomarca s?o dois "R" um de frente para o outro, que forma a imagem de um ?ndio. N?s costumamos dizer que criamos o nome e depois buscamos o significado", comentou Marcelo.