• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Banda Atroz
    Heavy metal made in Juiz de Fora

    Ana Letícia Sales
    13/08/02

    A banda juizforana Atroz é heavy metal puro, com composições próprias em português. Os quatro jovens integrantes têm muito o que festejar. Eles foram classificados, com mais 12 bandas, para participar da final do Festival Coração de Estudante de Música Universitária, que aconteceu dia 17 de agosto, em Ouro Preto. Além disso, o primeiro CD, gravado com oito faixas e lançado há um mês, já esgotou suas 200 cópias.

    A banda Atroz tem na sua formação Bruno Beghilli no vocal e guitarra, Giovani Stroppa na guitarra solo, Wilson Dellecroid no baixo e Igor Braga na bateria. Entre eles só Wilson não é universitário. O gosto pelo rock uniu os quatro, que navegando na internet souberam das inscrições para o "Festival Coração de Estudante" no qual logo se inscreveram. Igor conta que não tinha muitas esperanças. "Por sermos uma banda de heavy metal, a gente ficou com um pouco de receio, mas no fim tudo deu certo", conta.

    Com a mão na consciência
    O nome Atroz foi criado pelo baterista Igor, que queria dar uma conotação político-social à banda. "Atroz é a abreviação de atrocidade, que é o que mais acontece no nosso país", explica.

    E as músicas da banda traduzem bem essa idéia. As faixas "G7 + Rússia" e "Vai se enquadrar" são o carro-chefe da banda. A primeira fala da globalização e da soberania dos países ricos ante os países subdesenvolvidos. Já a segunda trata dos problemas sócio-econômicos do Brasil.


    A música "Sentados" vai concorrer no Festival. Ela aborda a incompetência de muitos políticos que permanecem imóveis diante das necessidades da população. Em tempos de eleição, a banda traz mais uma reflexão para o povo.



    Influências
    A banda teve influências de diversas bandas de metal. As mais expressivas vão de Metallica à Rush passando pelo hard-rock e blues. O grupo define seu som como progressivo-experimental-oitentista. A idéia do projeto é fazer um som inovador, alternativo e ao mesmo tempo ser fiel às raizes e não se render aos modismos do atual cenário "jump-metal". Fazer rock pesado, em português, com uma sonoridade que permita passar de uma longa introdução a riffs (trecho de música) agressivos e levadas de blues, dos power-chords (tipo de acorde) a progressões viajantes.

    Com tudo começou
    O início foi em 1999, com o nome de "Hazy Hell" e sem um baixista fixo. "Por isso, nós não tínhamos apresentações regulares, só participações em festivais e alguns bares", explica Igor, baterista da banda. Em 2001 a banda trocou de nome, por sugestão de Igor, que queria dar um contexto mais social, e também passou a contar com um baixista.

    Ouça o som da banda Atroz


    Para ouvir um trecho da música Sentados, que está concorrendo no Festival Coração de estudante, clique aqui: Sentados.




    O site oficial da banda é o www.atroz.hpg.com.br

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.