Os Milpes
"Besteirol ? mineira" passa por reciclagem e comemora 12 anos


Fique atento ?s dicas de Chafic para quem quer montar a sua banda. Ou?a duas composi?es da Banda Milpes.
(Clique nos ?cones ao lado)

Ou?a! Ou?a! Ou?a!

Fernanda Monteiro
17/02/04

Dois rapazes munidos de seus respectivos ?culos, uma guitarra, um baixo, uma bateria eletr?nica e um arsenal de m?sicas de 'sacanagem' v?o para o Rio de Janeiro cantar na noite. O nome? Os milpes. "Eu sou m?ope, Fabr?cio ? hipermetrope. "Os hipermetropes" n?o rolava, ent?o ficou Os milpes", explica Chafic Lays (guitarra e voz), integrante mais antigo da banda, que come?ou oficialmene em 1992.

Pouco tempo depois, eles conheceram um empres?rio do ramo de restaurantes. Ele financiou o primeiro LP da dupla, j? com as m?sicas pr?prias com duplo sentido. Fabr?cio sai e entram Rog?rio Lassanse (bateria) e Raul Tadeu (baixo). O trio continuou trabalhando na noite e participou de v?rios festivais de m?sica.

Em 1994, eles fazem um show no Disco Voador com suas roupas listradas de prisioneiros. "Diz a lenda que o Bonadio, um produtor de S?o Paulo estava na plat?ia. Dois anos depois, ele lan?ou os Mamonas", conta Chafic.

Em 1996, a banda fecha contrato com Malboro (DJ da Xuxa, na ?poca) e grava um CD, distribu?do pela Sony. Foi a ?poca de maior sucesso. O besteirol estava no auge com os Mamonas e o Falc?o. Os Milpes fizeram shows pelo interior de S?o Paulo e Maranh?o. E s?o chamados para v?rias entrevistas.

Atropelados pela Bras?lia Amarela
Um epis?dio marcou negativamente as carreiras dos rapazes. Uma mat?ria de meia p?gina no JB que os mencionava como "seguidores" dos Mamonas (apesar de terem surgido antes) saiu no mesmo dia da morte do grupo famoso por rites como "Sab?o cr? cr? e Bras?lia amarela". A partir da?, os pedidos de shows foram diminundo. "Acho que rolou aquele lance de acabou a gra?a", availa o vocalista.

Bichos m?opes cabeludos
A banda teve problemas com o Malboro e entrou na justi?a contra ele. Como o Malboro tinha direito sobre o nome, Os M?lpes viraram Bicho Cabeludo. Com o novo nome, eles agregaram outras tend?ncias, como vers?es de antigos sucessos, o Pop e o rock anos 80. "Sempre tivemos uma influ?ncia enorme dos Paralamas", lembra Chafic.

Com o Bicho Cabeludo, eles entraram em tr?s colet?neas com artistas conhecidos como Vinni, Raimundos, Pato Fu e Charlie Brown. O ?ltimo CD do qual participaram, Rock Brasil, vendeu 500 mil c?pias.

Futuro
Atualmente a banda toca, em m?dia, duas vezes por m?s, j? que todos os integrantes trabalham em atividades paralelas. Nos pr?ximos dias eles entram em est?dio para gravar uma vers?o de uma m?sica estrangeira (por enquanto ? segredo) para um CD que deve sair no meio do ano, pela Sony.

A voz da experi?ncia

Chafic Lays, al?m de vocalista e guitarrista de Os Milpes, trabalha com um est?dio de grava??o e d? duas dicas para quem est? come?ando:"Em vez de ficar na ?nsia de gravar um CD pr?prio com dez, doze faixas. Gastar rios de dinheiro com capa, fotografia etc. ? melhor produzir um demo com no m?ximo tr?s faixas e investir nelas.
Ir atr?s de gravadoras, das r?dios, da m?dia. E outra coisa, ? fazer tudo com verdade. Se gosta de ax? vai tocar ax?, se gosta de rock vai tocar rock. N?o fica muito preocupado se tem p?blico. Se n?o der certo na primeira vez, continua tentando. Um dia voc? chega em algum lugar, com certeza."