• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Beatles Forever
    Os fãs que se tornaram ídolos dos beatlemaníacos


    Colaboração:
    Renata Silva
    12/05/04

    Há 23 anos, um grupo de jovens estudantes se reuniu para tocar seu som preferido: rock n' roll. Só que eles não imaginavam que o sucesso viria a partir de seus ídolos: Os Beatles. "O negócio é que a gente só sabia tocar Beatles", recorda o baixista Francisco Bustamante. Na verdade, ele admite que o grupo era "beatlemaníaco" e, por esse motivo, gostava de ensaiar as músicas.

    A primeira exibição da banda cover aconteceu em 16 de outubro de 1981, quando o radialista Francisco Barbosa, convidou o grupo recém-formado para tocar ao vivo na antiga rádio PRB3. "O show era pra comemorar o aniversário da rádio. Não tínhamos experiência, mas tocamos bem. Já no show de estréia, tivemos a cobertura da Rede Globo Minas", relembra Bustamante.

    O nome do grupo partiu, inclusive, do radialista que apresentou os garotos como Beatles Forever.

    Os Festivais da década de 80
    Depois da injeção de ânimo, o novo grupo resolveu ensaiar e participar dos festivais de música da região. O destaque veio em 1983, durante o "1º Festival de Rock de Juiz de Fora", quando os Beatles Forever se apresentaram ao lado dos ainda anônimos Barão Vermelho, Lobão e Paralamas do Sucesso.

    No festival, os jovens tiveram o segundo empurrão, já que por acaso conseguiram tocar em um horário privilegiado, devido a um atraso do cantor Erasmo Carlos. "O público estava todo disperso e quando começamos a tocar, atraimos a atenção de todos", conta o baixista.

    No dia seguinte, os principais jornais cariocas deram enfoque a "alguns jovens que tocavam Beatles". A revista Manchete deu destaque na capa e fez uma matéria sobre o grupo.

    O original by Forever

    "Desde o início, a banda sempre procurou se caracterizar como os Beatles", diz Francisco. Os convites para os shows, as roupas, os equipamentos e, até mesmo, os penteados acompanham o estilo dos garotos de Liverpool. Ele acredita que todo esse ambiente traz mais profissionalismo à banda. "O uniforme é importante. Se você vai jogar futebol, usa uniforme. O mesmo acontece com o grupo com a roupa dos Beatles. Tudo isso traz estética e harmonia aos shows."


    Qualquer semelhança é mera coincidência
    Os responsáveis por fazer o som da Beatles Forever são Francisco (baixo, piano e violão), Lau (guitarra, baixo), Antônio (baixo, guitarra), Gerson (bateria). Para cada integrante, um "papel" foi atribuído, visando trazer maior fidelidade a banda inglesa. Veja quem é quem na história:

    Francisco
    Francisco - Paul
    Lau
    Lau - George
    Gerson
    Gerson - Ringo
    Antônio
    Antônio - John

    O destino dos Beatles Forever
    Depois de rodar por todo o Brasil levando o nome de Juiz de Fora no coração, a banda "Beatles Forever" pretende ir mais longe. "Planejamos ir para Liverpool, no festival "Beatles Fest", mas falta incentivo", diz Francisco.

    Além da viagem, o grupo tem a intenção de registrar seu trabalho, através de um vídeo ou DVD com os principais momentos da carreira.

    *Renata Silva é estudante do 6º período da Faculdade de Comunicação.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.