Beatles Forever
Os f?s que se tornaram ?dolos dos beatleman?acos


Colabora??o:
Renata Silva
12/05/04

H? 23 anos, um grupo de jovens estudantes se reuniu para tocar seu som preferido: rock n' roll. S? que eles n?o imaginavam que o sucesso viria a partir de seus ?dolos: Os Beatles. "O neg?cio ? que a gente s? sabia tocar Beatles", recorda o baixista Francisco Bustamante. Na verdade, ele admite que o grupo era "beatleman?aco" e, por esse motivo, gostava de ensaiar as m?sicas.

A primeira exibi??o da banda cover aconteceu em 16 de outubro de 1981, quando o radialista Francisco Barbosa, convidou o grupo rec?m-formado para tocar ao vivo na antiga r?dio PRB3. "O show era pra comemorar o anivers?rio da r?dio. N?o t?nhamos experi?ncia, mas tocamos bem. J? no show de estr?ia, tivemos a cobertura da Rede Globo Minas", relembra Bustamante.

O nome do grupo partiu, inclusive, do radialista que apresentou os garotos como Beatles Forever.

Os Festivais da d?cada de 80
Depois da inje??o de ?nimo, o novo grupo resolveu ensaiar e participar dos festivais de m?sica da regi?o. O destaque veio em 1983, durante o "1? Festival de Rock de Juiz de Fora", quando os Beatles Forever se apresentaram ao lado dos ainda an?nimos Bar?o Vermelho, Lob?o e Paralamas do Sucesso.

No festival, os jovens tiveram o segundo empurr?o, j? que por acaso conseguiram tocar em um hor?rio privilegiado, devido a um atraso do cantor Erasmo Carlos. "O p?blico estava todo disperso e quando come?amos a tocar, atraimos a aten??o de todos", conta o baixista.

No dia seguinte, os principais jornais cariocas deram enfoque a "alguns jovens que tocavam Beatles". A revista Manchete deu destaque na capa e fez uma mat?ria sobre o grupo.

O original by Forever

"Desde o in?cio, a banda sempre procurou se caracterizar como os Beatles", diz Francisco. Os convites para os shows, as roupas, os equipamentos e, at? mesmo, os penteados acompanham o estilo dos garotos de Liverpool. Ele acredita que todo esse ambiente traz mais profissionalismo ? banda. "O uniforme ? importante. Se voc? vai jogar futebol, usa uniforme. O mesmo acontece com o grupo com a roupa dos Beatles. Tudo isso traz est?tica e harmonia aos shows."


Qualquer semelhan?a ? mera coincid?ncia
Os respons?veis por fazer o som da Beatles Forever s?o Francisco (baixo, piano e viol?o), Lau (guitarra, baixo), Ant?nio (baixo, guitarra), Gerson (bateria). Para cada integrante, um "papel" foi atribu?do, visando trazer maior fidelidade a banda inglesa. Veja quem ? quem na hist?ria:

Francisco
Francisco - Paul
Lau
Lau - George
Gerson
Gerson - Ringo
Ant?nio
Ant?nio - John

O destino dos Beatles Forever
Depois de rodar por todo o Brasil levando o nome de Juiz de Fora no cora??o, a banda "Beatles Forever" pretende ir mais longe. "Planejamos ir para Liverpool, no festival "Beatles Fest", mas falta incentivo", diz Francisco.

Al?m da viagem, o grupo tem a inten??o de registrar seu trabalho, atrav?s de um v?deo ou DVD com os principais momentos da carreira.

*Renata Silva ? estudante do 6? per?odo da Faculdade de Comunica??o.