Veja! Crazy Mary Depois de parada estrat?gica e novas composi?es, banda est? voltando ao cen?rio musical da cidade


Djenane Pimentel
Rep?rter
12/01/2005

banda Crazy Mary Camisa de flanela, t?nis all star (ou bota) e bermud?o... T? identificando alguma coisa? Se voc? olhou a foto ao lado e curtiu, porque te traz lembran?as de um tipo de som maneiro... saiba que qualquer semelhan?a n?o ? mera coincid?ncia.

A banda Crazy Mary, de Juiz de Fora, n?o gosta de se rotular, mas gosta sim, do movimento grunge de Seattle, do in?cio dos anos 90. Mas n?o p?ra por a?: os integantes Marcelo Rebou?as (guitarra), Guilherme Gravina (baixo), Victor Polato (bateria) e Celso Soarez (vocal) curtem muitas outras coisas.

Segundo eles, o grupo sofre influ?ncia das bandas que costumam escutar, e s?o muitas. Come?a no in?cio do rock, com Beatles, Led Zeppelin, Black Sabbath, Beach Boys, Ramones... se estende ao movimento dos anos 90, com Alice in Chains, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Queens of the Stone Age e vai at? o jazz, Djavan, Chico Buarque, Bossa Nova, Na??o Zumbi... Imposs?vel? Poss?vel!

banda Crazy Mary Depois de uma parada estrat?gica no ano passado, onde fizeram poucos shows e ficaram por conta de compor, o grupo diz que est? revitalizado e volta com for?a total em 2005.

Em seus shows, a banda toca covers e m?sicas pr?prias, compostas em ingl?s. Para eles, o rock cantado em ingl?s fica mais bonito e f?cil de expressar. "Acho dif?cil compor em portugu?s, porque ou?o muito ingl?s", diz o vocalista, Celso. J? Marcelo, o guitarrista, acha que portugu?s combina mais com MPB. Guilherme (baixo) diz que, em ingl?s, a banda consegue atingir mais pessoas no mundo, e, por fim, todos concordam: "fazer rock em portugu?s soa t?o estranho como querer fazer um samba em ingl?s".

O in?cio
Victor Polato O grupo come?ou a tocar nos festivais que aconteciam no col?gio. O sucesso era tanto que se animaram a formar uma banda mais s?ria, j? em 2000, com a entrada do vocalista Celso Soarez e a escolha do nome definitivo, Crazy Mary. Com algumas 'baixas' e outras surpresas, os meninos afirmam que foi em 2002, com a chegada de Polato, assumindo a bateria, o momento em que a banda finalmente se encontrou. "Foi fundamental para n?s a entrada dele na banda. Mudamos a afina??o, o estilo, tudo", afirma Celso.

Os covers, juntos com as m?sicas pr?prias, sofreram modifica?es. Os garotos come?aram a compor mais e realizaram shows marcantes em diversos locais, como o Free Hits (abriram o show do Los Hermanos), e o que consideram a melhor apresenta??o da banda at? hoje: um show ac?stico, para o Projeto Nossa M?sica, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Antes disso, o grupo j? havia participado do Festival de Bandas Novas, em 2002, onde conseguiu o 10? lugar.

O nome Crazy Mary, o grupo n?o explica sua origem, nem seu significado. Embora muitos achem que o nome tenha surgido por causa de uma m?sica do Pearl Jam, eles afirmam ser uma coincid?ncia.

Pr?ximos passos
banda Crazy Mary Atualmente, a banda busca novos horizontes, como tocar em outros estados, tentando aumentar sua popularidade. Pretendem lan?ar em breve um EP com tr?s faixas, que ir?o comercializar a pre?o simb?lico, a fim de divulgar melhor o trabalho do grupo. Tamb?m fizeram um clipe com a m?sica Let me Down, de autoria da banda. "Tivemos, para isto, a ajuda essencial do nosso amigo e produtor, Pedro Salim", contam. Pedro faz cinema e jornalismo em Juiz de Fora.

Apesar de sentirem um certo desencantamento, no momento, por Juiz de Fora n?o oferecer muito espa?o para o rock nas casas noturnas (existem poucas casas de m?sica ao vivo em JF), a banda acredita no p?blico roqueiro da cidade, para dar uma reviravolta na cena musical juizforana. "Voltamos com energia. Queremos viajar, fazer shows, conquistar mais p?blico, gravar o EP... nossa, queremos tudo!", finalizam.