Quinteto Brasilis Passeando entre os ritmos da MPB e Bossa Nova, o grupo faz releituras
de grandes sucessos com muito talento

Renato Costa
Colabora??o*
24/01/2007

Com voz viol?o, percuss?o e muito talento, um grupo juizforano tem feito muito sucesso interpretando a nata da MPB e Bossa Nova.

Andrea Passos, F?bio Dalpra, Aliciane Rodrigues, Lidiane Tannure, Caetano e M?ller integram o Quinteto Brasilis.

As contas n?o batem? Um quinteto com seis pessoas? A vocalista Andreia Passos diz que o erro na conta j? faz parte da hist?ria do grupo.

"Come?amos com uma dupla, eu e F?bio. Depois veio a Aliciane, e a? decidimos formar o Trio Brasilis. Mal o nome pegou e chegou a Lidiane, e ficamos com quatro pessoas em um trio" , lembra.

Quinteto Brasilis A confus?o nos n?meros continua. "Mudamos para Quarteto Brasilis, e ent?o chegou o Caetano. Pois ?, um quarteto com cinco pessoas. Mais uma vez mudamos de nome: Quinteto Brasilis. Foi ent?o que veio o M?ller, e decidimos que n?o ir?amos mais mudar de nome, sen?o n?o ia parar de chegar gente" , brinca.

O grupo, que come?ou de "brincadeira" entre F?bio e Andreia em 1999 pela afinidade no gosto musical j? fez shows no Rio de Janeiro, S?o Paulo e Belo Horizonte.

Em Juiz de Fora, o grupo j? ? velho conhecido de barzinhos e centros culturais. O Quinteto foi o ?nico grupo mineiro a participar da festa de 70 anos do Cristo Redentor, no Rio.

"Foi nessa ?poca que conhecemos o Ivan Lins, que fazia um show em um teatro carioca. Conhecemos os m?sicos do Ivan tamb?m, e depois de umas semanas, quando fomos tocar em Volta Grande (RJ), o Marco Britto (tecladista) perguntou se poderia tocar com a gente. Foi muito especial" , conta Andrea.

Quinteto Brasilis O repert?rio engloba os principais nomes da M?sica Popular Brasileira e da Bossa Nova. Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Vin?cius de Morais s?o alguns dos grandes compositores interpretados pelo Quinteto.

As vozes ficam por conta de Andrea e Aliciane, e F?bio fica com o viol?o. Caetano e Lidiane s?o os percussionistas. M?ller, segundo Andrea, ? o faz-tudo. "Se algum percussionista falta, o M?ller se apresenta. Na volta dos intervalos dos shows, eles sempre participa. J? faz parte do grupo" , diz.

Produ?es e planos para 2007

O Quinteto Brasilis j? gravou dois CDs demo totalizando 20 m?sicas, sendo algumas de autoria de F?bio Dalpra. Al?m disso, o grupo ? parceiro do Movimento de Preserva??o Ferrovi?rio (MPF), e est? desenvolvendo um projeto com a entidade de lan?ar um CD ainda neste ano com m?sicas que tenham como tema os trens.