Skuma Com m?sicos experientes e muito entusiasmo, a banda
pretende fazer um som autoral bem ao gosto do p?blico

Renato Costa
Colabora??o*
26/02/2007

Liberdade. ? nessa palavra que os m?sicos da banda Skuma pautam suas letras e arranjos para conceber um trabalho com influ?ncia de grandes nomes, como Bob Marley e, ao mesmo tempo, original.

A id?ia partiu do vocalista Felipe Santos, ou Felipe "Boc?o", que chamou alguns parceiros j? veteranos no cen?rio musical juizforano para poder produzir um som original, a partir das composi?es dele. O resultado disso foi a banda Skuma, que j? est? na ativa h? dois anos.

No in?cio, a banda se chamava ?udio P?blico, mas quando surgiu a proposta de se produzir um CD, esbarraram na imposibilidade de registrar o nome. "Quando fomos registrar a banda como ?udio P?blico, descobrimos que o nome j? pertencia a algu?m. Da? optamos por trocar o nome e a escolha foi Skuma", conta Felipe.

Divulga??o

Show da 
Banda Skuma Os m?sicos da Banda Skuma contam pricipalmente com a internet para divulgar seu trabalho junto ao p?blico, principalmente em outras cidades "J? temos algumas can?es nossas gravadas, e disponibilizamos na web para download. Para nossa satisfa??o, o n?mero de acessos t?m sido grande, e a aprova??o de quem ouve tamb?m", comemora Felipe.

A inten??o do grupo ? se apresentar em palcos al?m de Juiz de Fora, tocando em eventos e festivais de m?sica. "A nossa previs?o ? que lancemos em mar?o o nosso EP com seis m?sicas pr?prias. Vamos trabalhar em cima dessas can?es para divulgar nosso trabalho", explica o vocalista.

A banda

O som da Banda Skuma ? definido pelo vocalista e guitarrista Felipe Boc?o como um "som de praia". Al?m dele, m?sicos experientes somam qualidade ao som desse grupo. Os teclados ficam por conta de F?bio Luiz (segundo da foto abaixo, da direita para esquerda), e Luciano Pop? (de bon?, na foto abaixo) contribui com seus solos de guitarra.

Show da Banda Skuma

Os m?sicos Adalberto Silva (primeiro ? direita) e Gladston (segundo da foto abaixo, da esquerda para direita) assumem o baixo e a bateria, respectivamente, enquanto Luciano Baptista (na primeira foto, tocando gaita) completa o sexteto cantando e tocando gaita, flauta, viol?o. Fabio Luiz e Pop? tamb?m fazem os backing vocals.

Embora n?o seja a regra geral, todos os integrantes da banda vivem de m?sica. "Alguns trabalham tocando em bandas de baile, ou eventos sociais, e o Luciano Baptista acompanha o Emmerson Nogueira tocando gaita. Na Skuma, a gente tem liberdade pra fazer o nosso som de um jeito bem original, e que vem agradando ao pessoal que ouve nosa m?sica", conta Felipe.