Muamba Banda espera lan?ar CD em 2008 e dar uma nova
alavancada na carreira

Thiago Werneck
Colabora??o*
31/05/2007

"A procura da batida perfeita". Atualmente esse ? o principal trabalho do Muamba. N?o que eles tenham uma parceria com Marcelo D2 ou estejam fazendo samba, mas a dedica??o ? m?xima para conseguir os melhores arranjos e acordes para o terceiro CD da Banda, que est? sendo preparado desde o fim de 2006.

Banda do rock nacional, o Muamba nunca regravou qualquer m?sica de outros artistas em seus dois primeiros CD's. Apesar disso, a maioria de suas can?es vinham de de letras e composi?es de outras bandas da cidade, das quais alguns dos integrantes j? haviam participado. Agora, eles seguem o caminho para o pr?ximo ?lbum s? com m?sicas de autoria dos pr?prios integrantes da banda: Eminho (vocal), Xer?m (guitarra), Felipe La Rocca (guitarra), Reinaldo Santos (baixo) e J?o( bateria).

O objetivo ? ter novamente o reconhecimento em todo o pa?s e poder fazer shows pelo Brasil. Eminho destaca que esse trabalho ? especial e que a banda chegou no seu ponto m?ximo de maturidade. "Esse trabalho vai mostrar a alma da banda. Os cinco est?o em sintonia, a gente est? com calma, j? temos estrada e sabemos como fazer um trabalho legal com nossa experi?ncia", avalia.

eminho Por causa da dedica??o ao novo trabalho, o n?mero de shows diminuiu e por isso a banda tem se apresentado pouco em Juiz de Fora. "Nosso n?mero de shows est? reduzido, por falta de tempo e tamb?m de lugar para se apresentar na cidade. O apoio dado a m?sica ainda ? muito pequeno", destaca o vocalista .

Pela primeira vez a banda tem um trabalho totalmente de sua autoria. Eminho revela que esse vai ser o grande diferencial. "Apesar de nunca termos regravado nada, nossas m?sicas vieram em maioria de composi?es de outras bandas. Cada integrante vindo de uma influ?ncia trouxe m?sicas. As que se encaixavam em nosso perfil, a gente trabalhava em cima delas para depois gravar", relata.

No novo projeto cerca de seis m?sicas j? est?o prontas e as outras can?es est?o recebendo um arranjo detalhado. A expectativa ? de que no in?cio de 2008, o CD seja lan?ado no mercado. O objetivo do Muamba ? voltar a fazer seus shows pelo Brasil conseguindo destaque para sua m?sica e trabalho.

Hist?ria

Ao contr?rio de muitas bandas, o Muamba alcan?ou a auge de seu sucesso logo no primeiro CD com a m?sica "Pega Leve" na trilha de Malha??o e outras duas m?sicas com clips na MTV. Quase 30 mil c?pias do ?lbum foram vendidas e a banda emplacava hits nas principais r?dios do pa?s.

O problema ? que ao inv?s de se manter em alta no cen?rio, a banda acabou n?o se acertando para a grava??o do segundo CD e Eminho saiu do grupo, ficando dois anos afastados, tempo em que a banda saiu do meio nacional e n?o gravou nenhum CD.

Muamba Em 2001, depois do apoio dos amigos Eminho retomou o nome da banda e junto com Xer?m, no Muamba desde 1997, chamaram mais tr?s m?sicos para iniciar uma nova fase. Foi a partir da? e com o apoio da Lei de Incentivo a Cultura Murilo Mendes que o segundo ?lbum foi lan?ado. Dessa vez a repercuss?o n?o foi a mesma, mas o hit "A casa vai cair" faz parte de uma colet?nea de pop rock de uma das maiores gravadoras do pa?s, ao lado de bandas como Rappa e Charlie Brown Junior.

A justificativa para n?o repetir o sucesso ? simples: falta de apoio. No primeiro disco, o Muamba recebeu uma forte produ??o, da mesma gravadora que promoveu a banda Mamonas Assassinas. "Eles investiam muito em divulga??o. Est?vamos sempre em r?dio e fazendo turn? por todas as regi?es. Depois o segundo CD foi grava??o independente, mil c?pias foram lan?adas e sem apoio n?o deu para emplacar como da primeira vez. Mas ficamos satisfeitos por uma das m?sicas estar em colet?nea t?o importante", destaca.

Para que o grande p?blico conhe?a o novo CD, parceiras com produtoras do Rio de Janeiro devem ajudar na divulga??o e promo??o do disco. "Voc? pode ter um excelente trabalho coma m?sica, mas sem apoio seu trabalho n?o consegue ser reconhecido em todo pa?s", avalia Eminho.

Shows

Mesmo com shows nos Estados Unidos e por todo Brasil nada foi mais saboroso para banda do que tocar na cidade de origem. A presen?a de 50 mil pessoas em uma apresenta??o do Muamba no Parque de Exposi?es, em 1998, marca a carreira de Eminho. "Foi inesquec?vel. Depois de encerrar in?meros shows fora da cidade, n?s voltamos para casa. Foi boa demais a recep??o, o p?blico cantando com a gente, realmente arrepiante", relata.

Capa E foi em mais um retorno que a banda ficou emocionada. A estr?ia do show do segundo CD embalou cerca de cinco mil pessoas na Pra?a Ant?nio Carlos, em 2004. "Foi excelente, p?blico presente, e cantando com a gente. Tocar em Juiz de Fora tem um sabor especial para todos n?s", revela Eminho.

Al?m das m?sicas de seus CD's, releituras de Legi?o Urbana, Lulu Santos, Ultraje a Rigor, marcam o show da banda. Eminho afirma que esse trabalho d? um tom especial ? apresenta??o. "Nossas vers?es ficam sempre legais. O pessoal pergunta se n?o vamos regrav?-las, mas esse ? outro papo. Quem sabe a gente n?o fa?a isso mais para frente, por enquanto deixamos s? no show mesmo", completa.

Dificuldades

"H? falta de apoio ? m?sica da cidade". Eminho ressalta que h? poucos locais para as bandas se apresentarem. "Temos um ou outro parceiro que abrem um espa?o legal e d?o reconhecimento ao trabalho das bandas. O Cultural Bar, o Festival de Bandas Novas, s?o alguns desses exemplos positivos", observa.

Para quem est? come?ando, o Muamba deixa um conselho: muita dedica??o, atitude e perseveran?a. "Acima de tudo eles devem sonhar em ter sucesso na carreira. Porque o sonho ? a base da atitude. Corra atr?s e v? a luta que tudo pode dar certo", esse ? o toque de Eminho.

O vocalista ainda enaltece a amizade dos integrantes da banda. Para ele a uni?o e boa viv?ncia s?o essenciais para o sucesso de um conjunto. "N?s somos como irm?os. Eu mesmo j? pensei em parar de tocar, mas eles n?o deixaram e me trouxeram de volta para o caminho da m?sica. Agrade?o muito a eles, por isso tenho toda expectativa de sucesso desse novo CD", se emociona.

Muamba

"Tinha que ser um nome r?pido e f?cil de falar, algo simples e que combinasse com a gente. A? nos inspiramos nos camel?s que trabalham pela a rua vendendo suas muambas, algu?m teve essa id?ia e o nome vingou. Curto e de impacto, como a gente precisava", explica Eminho.