• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Thessera De Juiz de Fora para o mundo: banda juizforana
    de prog metal faz turnê na Europa

    Thiago Werneck
    Colaboração*
    15/08/2007

    O metal progressivo com elementos do jazz, música clássica, do choro e do baião. Esse é o diferencial da banda Thessera que, de Juiz de Fora, despertou a atenção de uma gravadora dos Estados Unidos e ganhou a chance de fazer uma turnê na Europa, com onze shows já agendados na Holanda, Alemanha, Bélgica, Suíça e Áustria.

    O bom trabalho credenciou o Thessera a ser a primeira banda da América Latina a se apresentar em uma das edições do maior festival de Prog metal do mundo, o ProgPower Europe, que acontece dia 5 de outubro na Holanda. Marcelo Quinas (vocal), Nando Costa (guitarras), Raphael Lamim (guitarra), Marcelo Mattos (baixo), Rodolfo Amaro (teclados) e Fernando Cerutti (bateria) são os músicos que compõem o conjunto.

    Foto Nando Costa Também em território holandês o Thessera vai subir no mesmo palco de Nevermore e Dream Evil, bandas reconhecidas mundialmente no metal progressivo. Nando Costa (foto ao lado) comemora a oportunidade. "Vamos tocar com as melhores bandas do prog metal, isso é muito positivo para nossa carreira", avalia.

    Tamanha repercussão da banda veio graças a muito trabalho. Sabendo que o mercado para o metal progressivo é pequeno no Brasil, os integrantes do Thessera enviaram material para Europa e Estados Unidos, para divulgar o trabalho. E foi em uma rádio do Colorado que a história do sexteto começou a ganhar contornos de sucesso.

    Uma das canções do disco se tornou a mais pedida na Rádio Progulus e o o dono da emissora pediu Cd's para divulgar nas gravadoras. "Dois dias depois que enviamos, já tivemos proposta de uma gravadora que já trabalhava com mais de cem artistas do prog metal", relata Nando.

    O sucesso foi rápido e veio meses depois do lançamento do primeiro álbum o Fooled Eyes (foto abaixo). "Trabalhamos todas as músicas do CD em cima de um conceito. As imagens do encarte do CD complementam as composições. Quanto mais a pessoa ouve o CD, mais detalhes diferentes ela absorve e entende melhor a história que contamos. No encarte e nas músicas há muitos elementos "perdidos", novos símbolos são descobertos toda as vezes que a pessoa ouve o disco", explica Nando.

    encarte do CD O CD que começou a ser gravado em 2004 foi lançado em novembro de 2006. Nove meses no mercado e a turnê pela Europa já está agendada. "Foi tudo muito rápido", conta o guitarrista, "demoramos para lançar o álbum para nos dedicarmos a qualidade do som e deu certo", comemora.

    No ano de 2006, com o CD já gravado e aguardando lançamento, o Thessera se dedicou a divulgação de seu trabalho. "Colocamos o nossas músicas disponíveis em vários webzines, distribuímos em várias rádios. Todas que visam a um público do prog metal. Nos Estados Unidos e na Europa tem muita gente fã do estilo e por isso pesquisamos casas de show, rádios e gravadoras que se interessariam no assunto. Fizemos uma divulgação pesada no exterior", lembra Nando.

    Todas as músicas são de autoria do Thessera. Nando conta que primeiro eles compuseram a melodia e depois trabalharam em cima de um conceito e encaixaram ele na música através das letras. "Escrevemos tudo em inglês direto. Nada de fazer em português e depois traduzir. Tem gente que faz isso, mas perde muito das rimas e vantagens da língua de origem", avalia.

    Shows

    Em 2006, o Thessera fez poucos shows pela região, por se dedicar mais a divulgação do trabalho. Depois do sucesso alcançado no exterior, os convites para show no Brasil passaram a ser mais freqüentes. A banda fez uma turnê pelo sul do país e já recebeu convites para tocar no Rio de Janeiro e nordeste.

    Foto de show da banda Foto de show da banda Foto dos guitarrista da banda

    A despedida do Brasil foi marcada por um show em Juiz de Fora, para um público que lotou o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. "Estava muito cheio e o pessoal já cantava as músicas com a gente. Um reconhecimento muito bom e que a gente espera aumentar daqui para frente", destaca Nando.

    A banda embarca para Europa na próxima terça-feira, dia 21 de agosto e só retorna ao Brasil no dia 16 de novembro. "Nosso último show na Europa está marcado para o dia 05 de outubro. Vamos ficar mais tempo por lá para ver se conseguimos novos contatos. Mas primeiro vamos aproveitar nossos shows por lá", afirma.

    O início

    Os integrantes do Thessera se conheceram no Festival de Bandas Novas que acontece anualmente em Juiz de Fora. "Nos conhecemos vimos que gostávamos do mesmo estilo, tínhamos os mesmos objetivos e acabou que deu certo", conta Nando.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.