Trio S? Forr? Banda se prepara para lan?ar primeiro CD no meio do ano
e defende o aut?ntico Forr? p? de serra

Thiago Werneck
Rep?rter
26/01/2008

Levar o aut?ntico Forr? p? de serra a todos os cantos de Juiz de Fora. Essa ? a principal proposta do Trio S? Forr? que promove o famoso arrasta-p? por todos os cantos em que passa. A banda que j? compartilhou palco com Dominguinhos ? um dos destaques do estilo em toda regi?o e espera cair no circuito nacional do forr?, em 2008.

A principal influ?ncia ? Gonzaguinha e tamb?m Elba Ramalho, Djavan e Alceu Valen?a e outros artista ?cones do bai?o. Maur?cio Martins, no zabumba, S?lvio Baianinho, no vocal e tri?ngulo e Chacrinha, na sanfona, formam a banda que pretende lan?ar seu primeiro CD no meio de julho de 2008.

O ?lbum vai trazer o leg?timo forr? p? de serra. V?o ser seis faixas de autoria da banda e outras sete de outros compositores. O destaque fica para m?sica "A dona do meu cora??o", can??o com a qual a banda venceu o V Festival Nacional de Forr? em Ita?nas, no Esp?rito Santo.

Baianinho ressalta que os f?s podem esperar um ?timo trabalho j? que h? um bom tempo o CD est? sendo preparado. "O objetivo do Trio S? Forr? ? manter a qualidade de um bom trabalho, que ? feito com muita seriedade, buscando aprimoramento maior, para levar alegria ao p?blico que nos prestigia. Por isso esperamos nosso amadurecimento para produzir o nosso CD", diz.

Foto do Trio S? Forr? S?o seis anos de banda e um p?blico um p?blico cativo j? foi conquistado. "Sempre tem um p?blico que acompanha a gente. ? mais a galera universit?ria que gosta de forr?, mas durante os shows a gente toca uma seq??ncia de ax? e reggae para agradar todo o p?blico presente", conta Baianinho. Os shows t?m tamb?m participa?es constantes de Jos? In?cio, no acordeon.

Os shows trazem composi?es pr?prias, al?m de m?sicas de forrozeiros que os influenciaram como Jackson do Pandeiro, Trio Potigu?, Alceu Valen?a, Chico C?sar e o Rei do Bai?o Luiz Gonzaga. Para aumentar a anima??o o p?blico tamb?m confere cl?ssicos da MPB adaptados para o ritmo do sert?o.

Em 2007, a maioria dos shows aconteceu em Juiz de Fora e regi?o, principalmente em exposi?es e torneios leiteiros da Zona da Mata. O Trio faz apresenta??o exclusiva de forr?, apenas em casa de shows e festas espec?ficas do estilo.

Tudo pelo forr? p?-de-serra

O objetivo dos m?sicos ? colocar o forr? p? de serra na agenda cultural da cidade e n?o deix?-lo apenas para um p?blico restrito. "O pessoal precisa conhecer mais esse estilo da leg?tima m?sica brasileira. Poucos sabem, mas Luiz Gonzaga aprendeu a tocar sanfona aqui em Juiz de Fora, em per?odo que serviu ao ex?rcito na cidade", conta Baianinho.

Foto do Trio S? Forr? O vocalista da banda lamenta que os juizforanos n?o tenham adotado o forr? como um dos seus principais estilos de m?sica. "Algumas cidades n?o tem cultura do forr?. Muitos adoram Asa Branca e n?o sabem que ela ? um cl?ssico do Bai?o. Mas outros lugares como Ibitipoca ? forr? o ano todo. Por isso em nossos shows trazemos m?sicas populares, para o pessoal se adaptar".

"Tentamos tocar tudo com qualidade musical. E com trio isso ? ainda mais dif?cil, j? que qualquer erro ? bem mais vis?vel do que se fosse com uma banda. Mas sempre optamos por m?sicas de ra?zes brasileiras", destaca Baianinho.

O Trio se diz feliz com os f?s e revelam o orgulho de terem uma comunidade no orkut (Eu amo o Trio S? Forr?) criado por uma f? de Vi?osa. "? bom ver esse reconhecimento, eles saem de Vi?osa s? pra ver o show aqui em Juiz de Fora. Na descri??o da comunidade eles contam que perdem a Segunda-feira s? para curtir nosso som".

Hist?ria

O Trio S? Forr? surgiu em 2002 quando S?lvio, baiano de Itabuna veio a Juiz de Fora a passeio e conheceu Maur?cio. Eles descobriram que tinham um gosto em comum: Forr? p? de serra.

Foto Trio S? Forr? O estilo sempre esteve na vida de baiano, por ter nascido no interior da Bahia. J? Maur?cio, se apaixonou pelo forr? p?-de-serra quando morou em Belo Horizonte.

O sonho de montar um trio de forr? se concretizou com a chegada do sanfoneiro Jos? In?cio, natural de Rio Pomba, m?sico h? mais de trinta anos e conhecedor da m?sica nordestina.

"A forma??o est? s?lida pelo respeito m?tuo que adquirimos em nossa caminhada, obtendo tamb?m experi?ncia e maturidade musical. O trio S? Forr? j? dividiu o palco com: Dominguinhos, Mestre Zinho, Trio Nordestino, Trio Forroz?o, Trio Potigu?, Trio Xamego, Trio Jerimum, Trio P?-de-serra, Trio Balan?o Bom, Forro?acana, Chico Pessoa, Chama Chuva, entre outros.