• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Trio Só Forró Banda se prepara para lançar primeiro CD no meio do ano
    e defende o autêntico Forró pé de serra

    Thiago Werneck
    Repórter
    26/01/2008

    Levar o autêntico Forró pé de serra a todos os cantos de Juiz de Fora. Essa é a principal proposta do Trio Só Forró que promove o famoso arrasta-pé por todos os cantos em que passa. A banda que já compartilhou palco com Dominguinhos é um dos destaques do estilo em toda região e espera cair no circuito nacional do forró, em 2008.

    A principal influência é Gonzaguinha e também Elba Ramalho, Djavan e Alceu Valença e outros artista ícones do baião. Maurício Martins, no zabumba, Sílvio Baianinho, no vocal e triângulo e Chacrinha, na sanfona, formam a banda que pretende lançar seu primeiro CD no meio de julho de 2008.

    O álbum vai trazer o legítimo forró pé de serra. Vão ser seis faixas de autoria da banda e outras sete de outros compositores. O destaque fica para música "A dona do meu coração", canção com a qual a banda venceu o V Festival Nacional de Forró em Itaúnas, no Espírito Santo.

    Baianinho ressalta que os fãs podem esperar um ótimo trabalho já que há um bom tempo o CD está sendo preparado. "O objetivo do Trio Só Forró é manter a qualidade de um bom trabalho, que é feito com muita seriedade, buscando aprimoramento maior, para levar alegria ao público que nos prestigia. Por isso esperamos nosso amadurecimento para produzir o nosso CD", diz.

    Foto do Trio Só Forró São seis anos de banda e um público um público cativo já foi conquistado. "Sempre tem um público que acompanha a gente. É mais a galera universitária que gosta de forró, mas durante os shows a gente toca uma seqüência de axé e reggae para agradar todo o público presente", conta Baianinho. Os shows têm também participações constantes de José Inácio, no acordeon.

    Os shows trazem composições próprias, além de músicas de forrozeiros que os influenciaram como Jackson do Pandeiro, Trio Potiguá, Alceu Valença, Chico César e o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Para aumentar a animação o público também confere clássicos da MPB adaptados para o ritmo do sertão.

    Em 2007, a maioria dos shows aconteceu em Juiz de Fora e região, principalmente em exposições e torneios leiteiros da Zona da Mata. O Trio faz apresentação exclusiva de forró, apenas em casa de shows e festas específicas do estilo.

    Tudo pelo forró pé-de-serra

    O objetivo dos músicos é colocar o forró pé de serra na agenda cultural da cidade e não deixá-lo apenas para um público restrito. "O pessoal precisa conhecer mais esse estilo da legítima música brasileira. Poucos sabem, mas Luiz Gonzaga aprendeu a tocar sanfona aqui em Juiz de Fora, em período que serviu ao exército na cidade", conta Baianinho.

    Foto do Trio Só Forró O vocalista da banda lamenta que os juizforanos não tenham adotado o forró como um dos seus principais estilos de música. "Algumas cidades não tem cultura do forró. Muitos adoram Asa Branca e não sabem que ela é um clássico do Baião. Mas outros lugares como Ibitipoca é forró o ano todo. Por isso em nossos shows trazemos músicas populares, para o pessoal se adaptar".

    "Tentamos tocar tudo com qualidade musical. E com trio isso é ainda mais difícil, já que qualquer erro é bem mais visível do que se fosse com uma banda. Mas sempre optamos por músicas de raízes brasileiras", destaca Baianinho.

    O Trio se diz feliz com os fãs e revelam o orgulho de terem uma comunidade no orkut (Eu amo o Trio Só Forró) criado por uma fã de Viçosa. "É bom ver esse reconhecimento, eles saem de Viçosa só pra ver o show aqui em Juiz de Fora. Na descrição da comunidade eles contam que perdem a Segunda-feira só para curtir nosso som".

    História

    O Trio Só Forró surgiu em 2002 quando Sílvio, baiano de Itabuna veio a Juiz de Fora a passeio e conheceu Maurício. Eles descobriram que tinham um gosto em comum: Forró pé de serra.

    Foto Trio Só Forró O estilo sempre esteve na vida de baiano, por ter nascido no interior da Bahia. Já Maurício, se apaixonou pelo forró pé-de-serra quando morou em Belo Horizonte.

    O sonho de montar um trio de forró se concretizou com a chegada do sanfoneiro José Inácio, natural de Rio Pomba, músico há mais de trinta anos e conhecedor da música nordestina.

    "A formação está sólida pelo respeito mútuo que adquirimos em nossa caminhada, obtendo também experiência e maturidade musical. O trio Só Forró já dividiu o palco com: Dominguinhos, Mestre Zinho, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Trio Potiguá, Trio Xamego, Trio Jerimum, Trio Pé-de-serra, Trio Balanço Bom, Forroçacana, Chico Pessoa, Chama Chuva, entre outros.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.