Col?nia de f?rias particular ? novidade em Juiz de Fora Com a proximidade das f?rias escolares da garotada, os pais come?am a se perguntar o que fazer para divertir os filhos nesse per?odo


Guilherme Ar?as
Rep?rter
03/12/2008

Com a proximidade das f?rias escolares da garotada, os pais come?am a se perguntar o que fazer para divertir os filhos nesse per?odo. Como muitas vezes as f?rias das crian?as n?o coincidem com as dos pais, a sa?da ? pagar algu?m para entreter os filhos durante o dia. Se a divers?o dividir espa?o com o conhecimento e a ludicidade, melhor ainda.

? com esse ideal que a professora de educa??o f?sica Carolina Miranda (v?deo ao lado) coordena uma col?nia de f?rias particular. Ela reuniu a crian?ada dos condom?nios onde mora e se tornou a salva??o dos pais nas f?rias de julho de 2008. A experi?ncia deu t?o certo que ela j? prepara as brincadeiras e atividades para o in?cio de 2009.

A id?ia de inovar as tradicionais col?nias de f?rias surgiu entre a professora e as pr?prias m?es, que tinham em Carolina uma pessoa de confian?a. "Eu dou aula de nata??o para boa parte das crian?as e j? realizamos duas col?nias de f?rias na academia. Depois ? que surgiu a id?ia de fazer uma col?nia com as crian?as nos condom?nios", explica.

A divulga??o da col?nia de f?rias aconteceu dentro dos pr?prios condom?nios da regi?o do bairro S?o Pedro. O interesse das crian?as e, principalmente, dos pais, fez com que a id?ia fosse rapidamente transformada em realidade.

A proximidade da profissional com o p?blico facilitou o planejamento das atividades que foram desenvolvidas durante a col?nia. Uma pesquisa com os pais revela qual o per?odo ideal para as crian?as participarem das atividades. Para 2009, a pesquisa aponta para a prefer?ncia de que a col?nia seja realizada na primeira quinzena de janeiro, j? que boa parte das fam?lias viajam na outra metade do m?s.

Foto das crian?as em visita ao museu Foto das crian?as sentadas e recebendo orienta??o do professor Foto das crian?as em um parque

Depois de estabelecidas as datas, come?a o trabalho de elaborar o cronograma. Na ?ltima col?nia as crian?as fizeram atividades f?sicas e culturais em diversos pontos da cidade. Caminharam at? o mirante do Morro do Cristo, conheceram o rec?m-reformado parque do Museu Mariano Proc?pio e assistiram a filmes no cinema do shopping. Foram tr?s semanas de muitas atividades durante todas as tardes, de segunda a sexta-feira.

Com tantas coisas para fazer, a garotada precisa repor as energias gastas nas brincadeiras. Este ano a professora experimentou realizar os lanches nas casas das pr?prias crian?as, cada dia em uma diferente. "As crian?as ficam muito orgulhosas de receberem as outras em casa", revela Carolina.

As turmas da col?nia contam com a m?dia de 25 crian?as de v?rias idades, de dois at? os 12 anos. "Eu n?o limito a idade das crian?as. O que eu fa?o ? compensar na contrata??o de professores". E a matem?tica ? f?cil de entender: um professor para cada cinco crian?as pequenas e um para cada dez crian?as maiores.

Foto das crian?as em aula de capoeira Foto das crian?as em um campo de futebol Foto das crian?as sentadas em roda
Divers?o com seguran?a

Para que a divers?o sempre conte com a seguran?a das crian?as, um bom planejamento ? fundamental na organiza??o desse tipo de servi?o. A equipe de Carolina ? formada, ainda, por mais dois professores de educa??o f?sica. Sandro Moreira, um deles, conta que a col?nia aproxima os moradores dos condom?nios. "Acaba sendo um incentivo para as crian?as fazerem novas amizades e realizarem atividades diferentes do seu cotidiano", ressalta.

Esta tamb?m ? a opini?o de Liria Oliveira, m?e de uma das alunas da Tia Carol, como ? conhecida a professora. "A col?nia permite que nossos filhos fiquem perto de n?s e aproveitem os espa?os de todos os condom?nios, locais que antes n?o eram t?o explorados".

Liria garante que a confian?a no profissional faz toda a diferen?a na hora dos pais contratarem esse tipo de servi?o. "Os pais t?m que ficar atentos mesmo ? seguran?a das crian?as e exigir que todo o trabalho seja feito por profissionais competentes", lembra.

Os pais que desejam contratar o servi?o podem escolher a melhor maneira de os filhos participarem das atividades. O valor de um dia de col?nia, por exemplo, gira em m?dia de R$ 20*. J? o pacote completo, por duas ou tr?s semanas, pode chegar a R$ 150*.

*Valores cobrados em julho de 2008