SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil, a Prefeitura de São Paulo informa que programou mais de 50 atividades, espalhadas por cerca de 200 pontos da capital.
O destaque é a remontagem histórica do grito de dom Pedro 1º, no dia 7 de setembro, às 15h, no parque da Independência, no Ipiranga (zona sul).
O espetáculo, gratuito, vai revisitar o grito do Ipiranga com o ator Caco Ciocler no papel do imperador. Mas não só: outros atores e atrizes vão interpretar personagens importantes da história do Brasil, como Maria da Penha, Chico Mendes e Antônio Conselheiro.
A apresentação, que contará ainda com coro e músicos, tem direção de Georgette Fadel, Paula Klein e Sarah Lessa. De acordo com a prefeitura, a ideia é valorizar a cultura nacional e abordar o sentimento de independência por várias óticas, mostrando quais estruturas se modificaram na sociedade e quais se perpetuam até hoje.
Ainda no dia 7, mais cedo, haverá o desfile do 7 de Setembro, que neste ano não será no Anhembi, mas no bairro do Ipiranga.
Realizado pelo Exército, Marinha e FAB (Força Aérea Brasileira), o desfile prevê ocupar toda a extensão da pista central da avenida Dom Pedro 1º, das 8h às 12h30, com presença de autoridades. A Esquadrilha da Fumaça da FAB também participará do desfile, segundo a prefeitura.
Para evitar o clima político do Dia da Independência deste ano, o Museu do Ipiranga, que está em obras desde 2019, informou que antecipou sua reabertura, prevista inicialmente para o dia 7, para o dia 6 de setembro.
Outro destaque da programação do bicentenário é o espetáculo Sarau no Solar, no dia 10 de setembro, às 11h, no Solar da Marquesa de Santos, no centro da capital.
Gratuito, o sarau será conduzido pela atriz Beth Araújo, que vai interpretar Domitila. Músicas do século 19 serão executadas ao vivo, com declamação de poemas e leitura de textos e cartas amorosas escritas por dom Pedro 1º para a marquesa na época em que estiveram juntos.
O Solar da Marquesa de Santos fica no Museu da Cidade de São Paulo (rua Roberto Simonsen, 136, Sé).
Também no dia 10, a partir das 18h, a Vila Itororó vai receber uma programação cultural com shows, espetáculo de dança e exibição de filme, tudo gratuito.
Localizada na Bela Vista, junto à avenida 23 de Maio, onde antes passava o rio Itororó, a vila foi tombada em 2002 e desde o ano passado é aberta ao público, agora como centro cultural.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!