SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O comunicado final da Cúpula da Celac, divulgado nesta terça-feira (24), indica apoio dos 33 países da região latino-americana e caribenha ao pleito do Brasil para sediar a COP30, conferência da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elegeu Belém como a capital para receber o evento e busca o apoio da ONU para que o país seja a sede do encontro, em 2025. O petista viajou a Buenos Aires para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

No comunicado, os países da região "saúdam" a candidatura da capital paraense. O apoio é visto como positivo pelo governo brasileiro, por sinalizar unidade regional em torno do tema e indicar, de saída, um patamar confortável de apoios à proposta de ter a cidade como palco do encontro.

A realização do encontro climático na Amazônia foi uma promessa feita por Lula ainda durante a transição, ao participar da COP27, edição do evento realizada no Egito, no ano passado.

A presidência da COP do Clima tem rotatividade regional e volta a ser de um país latino-americano em 2025. A conferência teria acontecido no Brasil em 2019, mas foi cancelada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda em 2018, logo após se eleger.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!