SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma forte chuva atingiu São Paulo na tarde desta terça-feira (7) e deixou pelo menos 53 pontos de alagamento na cidade, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura). Às 17h, 29 trechos intransitáveis e 14 transitáveis ainda estavam ativos.

Todas as regiões da capital estão em estado de atenção desde as 13h e apenas Itaquera, na zona leste, enfrentou o estado de alerta (nível máximo), pelo transbordamento do rio Verde, na rua Cunha Porã, desde as 14h. Devido ao volume da enxurrada, vários carros ficaram submersos no local. Com a baixa das águas do rio, o CGE voltou o trecho para estado de atenção às 16h55.

As regiões mais atingidas no começo da chuva foram centro e zona leste. Na região central, havia nove pontos de alagamentos, sendo três deles intransitáveis.

Já na zona leste, o CGE computava nove pontos de alagamentos intransitáveis (cinco apenas na Mooca) e quatro pontos transitáveis.

Os bairros das regiões próximas do centro também sofreram, como o Ipiranga, com dois trechos intransitáveis, Butantã, com três vias fechadas pelas águas, Lapa e Vila Prudente, com um ponto de alagamento transitável. Com a movimentação das nuvens, a região sul e oeste também receberam grande volume de chuvas, o que acabou alagando até a área social do estádio do Morumbi e as ruas do entorno.

Às 17h, o Corpo de Bombeiros informou ter recebido 13 chamados para quedas de árvores e 132 para enchentes, principalmente, nos bairros de São Miguel, Carrão, Cidade Ademar, Belém e Ipiranga.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que, devido a pontos de alagamentos na via, os trens da linha 7-Rubi não estão circulando entre as estações Francisco Morato e Botujuru, e, da linha 11-Coral, estão com intervalos maiores entre as estações Luz e Guaianases.

Já os trens da linha 9-Esmeralda estão circulando por via única entre as estações Jurubatuba e Autódromo, devido à queda de uma árvore na linha, o que provoca grande lentidão e deixa as estações lotadas.

A concessionária ViaQuatro também comunicou que o trecho da linha 4-Amarela, do metrô, não circula entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi. Assim, os ônibus do Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados.

Devido ao temporal, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, informou que o rodízio municipal de veículos (carros com placas de final 3 e 4) está suspenso para o período da tarde desta terça-feira (7).

A CET também divulgou que, às 16h, houve o recorde de congestionamento do ano na capital: 327 km.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!