SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Polícia Federal deflagrou nesta terça (28) mais uma operação para investigar suspeitos de financiarem o garimpo na Terra Indígena Yanomami.

A corporação cumpre três mandados de busca e apreensão na manhã desta terça. Os suspeitos também tiveram os bens bloqueados temporariamente. A loja de material de construções de Roraima estaria sendo utilizada para "movimentar valores para aquisição de ouro de origem criminosa", segundo investigação da PF.

Em quatro anos, o esquema chegou a movimentar R$ 271 milhões. Apenas o proprietário da loja teria movimentado um total de R$ 162 milhões em suas contas.

Nomeada de Nau dos Quintos, a operação é a terceira do gênero feita pela PF em Roraima no mês de fevereiro. Também está em curso outra operação temporária que visa destruir as bases do garimpo dentro da Terra Yanomami.

Em nota à imprensa, a PF afirma que "análises da movimentação dos envolvidos endossaram as suspeitas, de forma que eles receberiam valores de centenas de pessoas físicas e jurídicas relacionadas com o comércio de minerais. Algumas, inclusive, alvos de outras ações da Polícia Federal".


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!