Um bom neg?cio com o chocolate

Rep?rter: S?lvia Zoche
Edi??o: Ludmila Gusman
Designer: L?cio Tanini

Todo ano ? a mesma coisa. Um m?s antes da P?scoa chegar, as lojas exp?em chocolates nas vitrines para atrair os consumidores. Ovos de p?scoa, bombons, coelhos e barras de chocolates s?o os formatos tradicionais que a cada ano ganham visual novo e mostram o quanto os fabricantes est?o mais criativos.

? ovo de p?scoa com a "cara" do Ronaldinho Ga?cho, com embalagens da Copa do Mundo, de times de futebol brasileiro, da Barbie, das super poderosas... H? formatos inusitados, como charutos, CDs, aquarelas e personagens animados como Bob Esponja e carinhas de Hello Kitty. (Leia a mat?ria)

A inova??o de produtos ? uma das maneiras de sensibilizar os consumidores, na opini?o do presidente do Sindicato do Com?rcio Varejista de Juiz de Fora, Oddone Villar Turolla (foto abaixo).

"Hoje, vence a competitividade quem ? criativo", diz. Segundo Turolla, a expectativa de vendas entre os fabricantes de chocolate aumentou este ano, por isso est?o produzindo cerca de 10% a mais que o ano passado.

As firmas artesanais e as grandes empresas j? contrataram m?o-de-obra ou dilataram os hor?rios de funcion?rios. "Se o trabalhador tempor?rio mostrar um bom desempenho, uma m?o-de-obra qualificada, ele pode ser at? mesmo contratado. E quem trabalha al?m do hor?rio, ganha o extra, j? que nas duas primeiras horas depois do expediente, se recebe 50% a mais do valor da hora".

No caso da f?brica de chocolate de Rubens Vieira de S? Braga (foto ao lado), o n?mero de funcion?rios foi mantido, apesar da necessidade de mais duas pessoas para ajudar na produ??o. "Trabalho com d?ficit para preservar o ambiente de trabalho". Mesmo assim, Rubens aumentou a fabrica??o entre 10% a 15%, baseado na economia do pa?s.

"Pelo lado pol?tico e econ?mico que acompanho nos notici?rios, a expectativa ? de crescimento nas vendas deste ano", comenta.

Outros fatores que ele aponta s?o a queda do d?lar, o clima mais frio na P?scoa, o pagamento das pessoas pr?ximo da data comemorativa, al?m dos pais ficarem livres das presta?es das compras de materiais escolares.

Para a gerente de uma loja especializada em chocolates, L?cia Rocha Barbosa (foto ao lado), as vendas devem subir entre 18% e 25%. Um dos motivos ? que a tabela de pre?os manteve-se praticamente a mesma de 2005. "Sem contar que a nossa franquia carrega a bagagem de estar entre as tr?s f?bricas do mundo que produzem chocolate de excelente qualidade", afirma.

Pesquisa e cursos s?o algumas das 'armas' da s?cio-propriet?ria de outra loja especializada em chocolates, Omara Stephan e Silva (foto ao lado). "Durante o ano, rodamos o Brasil e outros pa?ses pra ver as novidades. E fazemos cursos pra reciclagem", conta.

Inova??o

A artes? de chocolates, Iracema Mota Sim?es Cardoso de Melo faz bombons, rolo de chocolate e rocambole. "Prefiro nem mexer com ovos de p?scoa, porque j? tem muita gente vendendo ovo", diz. O rolo de chocolate ? o carro-chefe de suas vendas. "Eu ganhei esta receita e com o tempo fui modificando, porque achava muito doce, coloquei novos recheios. Al?m de coco, fa?o de nozes, am?ndoas e de brigadeiro. Mas o que as crian?as mais gostam ? o de coco", comenta.

Criar produtos diferentes faz parte da forma??o de Rubens, que ? artista pl?stico. Ele aproveita os temas em voga e decora ovos, monta caixas de bombons com f?rmas de ovos que n?o podem ser mais usadas. "Al?m de reciclar, eu inovo", afirma.

A franquia de L?cia lan?a dois formatos de coelhos, um dan?arino e a outra gr?vida. O hit da loja de Omara ela acredita que ser?o os ovos com a embalagem de Copa do Mundo e dos times de futebol. "Vamos fazer ovos com recheio de marshmallow e acredito que este tamb?m vai fazer sucesso".