Eu nao quero chocolate

Rep?rter: Fernanda Leonel
Edi??o: Ludmila Gusman
Designer: L?cio Tanini

Clique no ?cone ao lado para ver algumas op?es de presentes preparadas pela equipe ACESSA.com, para voc? fugir do tradicional chocolate na P?scoa! Muitas fotos para voc? conferir! Veja!



Chocolate e p?scoa. Duas coisas insepar?veis, certo? Errado afirmariam alguns. Tem muita gente por a? que n?o pode, n?o gosta ou n?o quer ganhar chocolate no dia do coelhinho. Para quem adora essa guloseima, tudo parece estranho. Mas ? verdade: tem gente que est? passando longe das vitrines e stands j? montados em toda cidade para as comememora?es da p?scoa.

Tain? Tagarelli (foto abaixo) corre das vitrines literalmente. A estudante de 18 anos afirma s? ter colocado a famosa guloseima na boca para experimentar, e d? declara?es que podem at? mesmo parecer bomb?sticas para muita gente:

"Eu n?o sei como ? que vejo pessoas dizendo que chocolate ? uma das melhores coisas da vida. Eu nunca consegui comer, porque o gosto ? horr?vel. Passo longe das vitrines mesmo que ? pra n?o lembrar que eles est?o ali".

Tain? afirma que ao contr?rio do que se pensa, tem muita gente que n?o gosta do alimento. Ela afirma que esse n?mero de "anti-choc?latras" n?o ? pequeno, mas que acredita que as pessoas pensem que a situa??o ? contr?ria porque quem n?o gosta prefere n?o sair divulgando por a?.

"Eu por exemplo, prefiro nem contar. As pessoas fazem uma cara de espanto t?o grande, que parece que n?o comer chocolate ? coisa de ET", brinca, complementando que j? at? se tornou mais pr?xima de uma amiga de sala que a defendeu das "chatia?es" do resto da turma.

S? na fam?lia de Tain?, oito pessoas compartilham dessa avers?o. Gente de todas as idades, que v?o desde o tio de 40 anos at? o priminho, que tem apenas dez. Tudo exemplificado pela estudantes para provar que n?o gostar de chocolate "? uma coisa extremamente normal".

Se Tain? n?o gosta, Leandra Martins (foto) n?o pode. A fisioterapeuta detectou aos 12 anos que era al?rgica ao cacau presente na composi??o do chocolate e desde ent?o n?o p?de mais comer a guloseima.

Ela afirma que n?o lembra de ser fan?tica pelo doce, mas que sentiu bastante falta quando n?o p?de mais comer. "J? tive minhas crises na p?scoa, mas hoje aprendi a substituir. Tanto a vontade de comer na alimenta??o, como o presente na hora que todo mundo ganha um ovo de p?scoa". Hoje, quase 18 anos depois e j? conformada com a situa??o, ela brinca que a alergia foi at? boa para que ela pudesse cuidar mais da pele e do corpo.

P?scoa alternativa

Hist?rias como a de Tain? e Leandra n?o fazem com que a P?scoa delas seja pior que a das pessoas que gostam e se deliciam com os tradicionais ovos de p?scoa ou presentes de chocolate. "Pelo contr?rio!", afirmaram as duas, "os nossos presentes s?o mais ?teis e dur?veis".

Pensando nesse p?blico alvo e tamb?m nas pessoas que gostam de fugir do tradicional na hora de presentear, h? v?rias op?es no mercado de "lembrancinhas" e at? mesmo "lembran?es" para quem quer fazer diferente na p?scoa.

"E n?o s?o poucas as pessoas que querem fazer diferente no dia do tradicional chocolate", destaca Ingrid Og, dona de uma loja de utilidades para banho, que j? lan?ou suas novidades para a ?poca. Ela destaca que muitas pessoas acreditam ser mais delicado presentear com uma souvenir que remeta aos s?mbolos da p?scoa, j? que ? guloseima v?m incorporadas algumas consequ?ncias como espinhas na pele e alguns quilinhos extras.

Segundo Ingrid, h? tamb?m os casos em que a pessoa j? sabe que o seu "presenteado" vai ganhar muito chocolate. Nesse caso, ela acaba comprando alguma coisa alternativa para que seu presente n?o se torne "apenas mais um".

As op?es s?o muitas e a escolha depende de quem vai ser o sortudo ou a sortudada vez. Pel?cias, sabonetes, porta-l?pis... Pense no que tem mais a ver com a personalidade de quem vai receber o presente.

  • Confira as dicas preparadas pela ACESSA.com na galeria de fotos