Chocolates Artesanais Dicas e sugest?es para a sua P?scoa ser especial



Rep?rter: Renata Cristina
Edi??o: Ludmila Gusman
Design: Laura Ferreira
Abril/2007

As in?meras op?es de chocolates na P?scoa nos fazem esquecer de trabalhos personalizados, criados com exclusividade para os familiares, amigos e amores. Em datas especiais, todos gostam de surpresas, sejam elaboradas por quem vai presentear ou por "artistas do chocolate". O importante ? inovar, sem deixar de lado o gosto de cada um.

Os chineses, ucranianos e povos do mediterr?neo mant?m a tradi??o milenar de pintar cuidadosamente ovos de galinha, patos e outras aves, sempre retrando alguma caracter?stica relevante dos presenteados. Com os ovos cozidos, as fam?lias se re?nem para criar desenhos e formas que, mais tarde, v?o enfeitar ?rvores em seus jardins.

J? em terras latinas, como no Brasil, os ovos artesanais seguiram a tradi??o francesa, de confeitar ovos de chocolate. Com o tempo, a industrializa??o desses quitutes tornou o processo menos criativo, sem a "cara" dos ovos da vov?.

Mesmo com a facilidade de encontrar o ovo de P?scoa prontinho, na prateleira do supermercado, h? ainda quem mantenha a tradi??o de fazer chocolates caseiros. Todos criados com entusiasmo e, cada um, com seus detalhes, mimos e afetos.

H? 20 anos trabalhando com chocolates finos, Rose Tortoriello, ? considerada a escultora dos chocolates em Juiz de Fora. Al?m de transform?-los em presentes delicados, a culinarista tamb?m inova nas formas, criando avi?es, trens, casas, patos, galinhas, todos de chocolate.

Aos olhos de qualquer mortal, a delicadeza das pe?as parece isenta de qualquer dificuldade. No entanto, Rose confessa que s?o necess?rias horas e horas de muita concentra??o. "Ap?s muitos trabalhos, tenho dores no corpo, mas o prazer de ver aquela pe?a pronta ? muito gratificante", considera.

A culinarista Haline Maia descobriu este talento h? alguns anos, no momento em que optou por uma mudan?a profissional. "Era professora do ensino fundamental e sentia uma car?ncia de m?o-de-obra especializada no setor da alimenta??o. Resolvi investir e aprender t?cnicas para serem repassadas a outras pessoas", recorda.

O of?cio de professora n?o mudou, mas a sala de aula transformou-se em uma cozinha. Atualmente, a culinarista d? cursos em diversas ?reas e, na ?poca da P?scoa, aproveita para soltar a imagina??o com o chocolate. Assim como uma artista, Haline cria suas imagens, mistura tintas (chocolates coloridos) e usa at? pinc?is, para personalizar seus ovos.

O resultado ? surpreendente. Pirulitos, bombons, trufas, coelhinhos... todos exclusivos. Para quem pretende entrar no ramo, a profissional d? alguns conselhos. "? importante focar na qualidade do chocolate, ter cuidados com a higiene e carinho ao fazer cada item", diz.