Empregado, Empreendedor e Empres?rio. Em qual nível está a sua mentalidade?

Por

Empregado, Empreendedor e Empres?rio. Em qual n?vel est? a sua mentalidade?

Empregado, Empreendedor e Empresário. Em qual nível está a sua mentalidade?

Cristiano Moreira 3/03/2018

“Conta-se que um homem pescava em um rio e quando pegava peixes pequenos ele colocava em seu cesto e quando pegava peixes grandes ele os jogava de volta na agua; Quando perguntaram porque ele fazia isso ele disse que jogava os peixes grandes fora porque não cabiam em seu cesto.”

Qual é o tamanho da sua mentalidade?
Em qual nível você se encontra no desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora?

Como ampliar a mentalidade para não desperdiçar grandes oportunidades?
Este tema pretende responder esta pergunta! Com isso, podemos entender porque muitas pessoas perdem oportunidades de crescimento em sua vida profissional e até mesmo pessoal, por causa da mentalidade!

O Nível da sua mentalidade vai determinar até onde você vai em seus objetivos. Se você deseja alcançar grandes meta você precisa ampliar a sua mentalidade para o próximo Nível.

PNL e o Novo Mind Set

Na Programação Neurolinguística e na Neuro-semântica, trabalhamos com o princípio de que mente e corpo estão conectados e se quisermos ganhar o nosso jogo externo, ou seja, o jogo da nossa vida profissional e pessoal, precisamos ganhar o jogo interno primeiro, o jogo da nossa mentalidade e emoções. A verdadeira mudança vem de dentro para fora.

Listei aqui três níveis de mentalidade que são comuns no empreendedorismo. Cada um deles tem seus benefícios, assim também como suas limitações. Vamos analisar cada um e perceber em qual nível você se encontra e como avança para o próximo nível.

Nível básico: Mentalidade Empregado

É a mentalidade cujo o foco é segurança e sobrevivência. Este é o nível básico da hierarquia das necessidades. O ser humano necessita sobreviver e ter segurança para a sua vida; por isso busca alguém que possa suprir estas necessidades.

Vantagens: A mentalidade de empregado garante a segurança e sobrevivência a curto prazo e resolve problemas imediatos porque sua maior preocupação é ter o seu salário garantido no mês.

O Problema: Não há nada de errado em querer segurança e sobrevivência, porém, esta segurança fica na “mão” do empregador e não da pessoa, o que gera no fundo insegurança; além disso, muitos não trabalham porque gostam e sim porque precisam e isso é outra fonte de insatisfação. O ser humano foi feito para autorrealização. Você precisa ir para o próximo nível, o Empreendedorismo!

Nível Intermediário: Mentalidade Empreendedor

É a mentalidade cujo o foco é Reconhecimento e estima. Este é o nível intermediário da hierarquia das necessidades. O ser humano depois de segurança e sobrevivência, necessita de reconhecimento e estima. Algumas pessoas ganham o suficiente para o seu sustento, mas não estão satisfeitas em seus empregos porque falta o reconhecimento pelo seu trabalho e estima de outros também. Neste ponto, muitos deixam o emprego e começam a empreender em um trabalho por conta própria.

Vantagens: A mentalidade empreendedora é melhor do que a de empregado, porque a pessoa libera a sua criatividade e talento, tomando a iniciativa e as rédeas da sua própria vida profissional. É o início de uma aventura, que pode ser mais lucrativa que a vida de empregado. A falsa segurança da vida de empregado, que pensa ser mais seguro ter sua vida profissional e financeira nas mãos de terceiros, do que nas suas, deixa de existir. Ele assume a responsabilidade em fazer seu próprio dinheiro. Ótimo começo, mas não é o suficiente.

O Problema: A questão do empreendedorismo, é que esta palavra, principalmente aqui no Brasil, é sinônimo muitas vezes de informalidade e desorganização. Além disso a pessoa vive ainda em uma estrutura de empregado, porém o patrão agora é ele mesmo. Talvez até com menos horas para descansar e trabalhando em dias de folga. Isto acontece com muitos autônomos que se tornam micro empreendedores individuais. Nada contra, mas é um estágio que se ainda não lhe satisfaz. Você precisa ir para o próximo nível, o Empresarial!

Nível Avançado: Mentalidade Empresário

Chegamos a mentalidade que penso ser a mais desafiadora e ao mesmo tempo a mudança mais importante na mentalidade de uma profissional. Este é o nível avançado da hierarquia das necessidades. Aqui os talentos são multiplicados, a pessoa deixa de ser um profissional com um determinado rótulo (médico, dentista, administrador, etc.) e torna-se um empresário, alguém que gerencia um negócio e colaboradores, para delegar e multiplicar o trabalho.

Vantagens: Ser empresário significa gerenciar um negócio e delegar funções para colaboradores. No nível empreendedor, você fazia tudo e ainda lidava com uma concorrência que eram outros profissionais da sua área; já no nível empresarial a concorrência são outras empresas, além disso, muitos profissionais que eram seus concorrentes, se tornam seus colaboradores porque o “jogo” agora é outro, você dá oportunidades de crescimento para as pessoas e isso é fantástico. Além disso, você já não lida com informalidade, mas com uma estrutura jurídica e com pessoas para ajudar você na área administrativa. A mentalidade de empresarial é um salto significativo na mente de um profissional; é como se ele de empregado a empreendedor tivesse trocado de um carro modelo antigo para um modelo novo; mas a mentalidade empreendedora para a empresarial, é como se ele estivesse trocando de um carro novo para um jato particular. É bem diferente pilotar um carro e pilotar um jato. Exige habilidades novas para o profissional, e até uma nova identidade.

Os Desafios: Mais do que um capital de giro, você precisa de uma estrutura mental nova. Desapegar-se de ser um profissional da área simplesmente e ser alguém que tem um negócio e chama parceiros profissionais da área do seu negócio para colaborarem com você. O desafio é lidar com estruturas, empregados e outros desafios do mercado, mas a satisfação maior é que você estará fazendo a diferença na vida de outras pessoas e na sua própria vida. Isso é o nível mais avançado na hierarquia das necessidades, a autorrealização. Deixar um legado para este mundo. Porque somos seres limitados, duramos décadas, enquanto a empresa pode durar séculos; veja o exemplo do Walt Disney, a empresa existe até hoje encantando pessoas enquanto o fundador já não vive mais, mas vive através de sua obra.

Qual é o seu próximo Nível?

Esta é a satisfação maior, sair de empregado passando por empreendedor até a empresário e impactar as pessoas neste mundo. Você topa o desafio? Em qual nível você se encontra em sua vida profissional? Seja qual for o nível em que a sua mentalidade está, você é convidado a sempre ir para o próximo nível até a Autorrealização! Sucesso para você!