ARZM pode receber autorização para voos noturnos no próximo dia 22

Por

Segunda-feira, 12 de setembro de 2011, atualizada às 16h25

ARZM pode receber autorização para voos noturnos no próximo dia 22

Victor Machado
*Colaboração

O Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM) poderá receber a autorização para voos noturnos no próximo dia 22 de setembro. Segundo o diretor de operações da Multiterminais, empresa que administra o aeroporto, Denilson Duarte, a empresa já recebeu a autorização por parte do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e aguarda a publicação da portaria que oficializa a decisão por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O parecer do Decea era o que faltava para que a Anac autorizasse o procedimento por instrumento, em situações de pouca visibilidade. "Já recebemos autorização do Decea e, a partir da publicação, que deve sair no dia 22, o aeroporto estará liberado para voos noturnos", explica Duarte.

Apesar da autorização, ele afirma que ainda não existe negociação para o início dos voos noturnos no aeroporto. "Até o momento, não temos negociação com nenhuma empresa. Por enquanto, é apenas a autorização." Segundo a assessoria de comunicação da Azul Linhas Aéreas, que opera voos no aeroporto, a empresa ainda não entrou com pedido para iniciar esse tipo de operação no local e não existe previsão de que seja feito.

Balanço

O diretor da Multiterminais comenta que o funcionamento do aeroporto tem seguido dentro do esperado pela empresa. Segundo ele, o local já ultrapassou os 2 mil passageiros, entre os que pousaram e decolaram. "O aeroporto está funcionando dentro do que a empresa espera. Não tivemos nenhum contratempo." O único imprevisto ocorreu no dia em que seria realizado o primeiro voo, 22 de agosto, que precisou ser cancelado devido às condições meteorológicas.

Desde o começo das operações, no dia 23 de agosto, foram realizados 42 voos. Atualmente, são oferecidos dois diariamente. Um deles saindo do ARZM partindo para Viracopos, em Campinas, e outro com trajeto contrário.

 *Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken