• Assinantes
  • Autenticação
  • Pelo Brasil
    Quinta-feira, 26 de setembro de 2013, atualizada às 18h

    Brasil começa a testar vacina contra Dengue em outubro

    dengue

    Uma parceria entre o Instituto Butantan e a Universidade de São Paulo (USP), inicia, em outubro, os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida desde 2006 para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo.

    Para isso, o próprio vírus da dengue é modificado e inserido nas doses, uma técnica chamada de vírus atenuado. O paciente produz anticorpos, mas sem desenvolver a doença. Nos Estados Unidos, mais de 600 pessoas já foram vacinadas, mas nenhuma delas havia contraído a doença antes. No Brasil, o teste também será feito com pessoas que já tiveram dengue, já que, segundo os cientistas, pacientes com histórico do vírus poderão receber a imunização sem risco à saúde.

    Na primeira etapa dos testes brasileiros, que começam nesta semana, serão recrutados 50 voluntários de São Paulo, todos adultos saudáveis e que nunca tiveram dengue, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos. Eles vão ser imunizados em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. A próxima etapa vai incluir pessoas com histórico de dengue e a vacina será aplicada em dose única. Serão 250 voluntários da capital paulista e da cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado. Por fim, os pesquisadores irão recrutar pessoas de diversas partes do país, de várias idades. A previsão dos pesquisadores é de que a vacina chegue à população em cinco anos.

    As informações são da Agência Brasil

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.