Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018, atualizada às 7h58

Prefeitura lança plataforma para atrair investidores

Da redação

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, na última terça-feira, 16 de janeiro, o site “Invista em Juiz de Fora” para atrair investidores.

A nova plataforma, em formato responsivo – que se adapta a desktops e dispositivos móveis – em versões português e inglês, "reúne, em um só local, todas as informações necessárias para auxiliar o setor produtivo no processo de tomada de decisão neste sentido", segundo a assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Bruno Siqueira destacou que, desde 2013, a Prefeitura busca utilizar a tecnologia a favor do município. "Agora damos um novo passo, de trazer informações para atrair investidores para a nossa cidade, gerando, consequentemente, emprego e renda. Sabemos que Juiz de Fora é uma cidade boa para criar os filhos, com saúde e educação de qualidade, uma cidade excelente para se viver, e que precisa de investimentos para que as pessoas fiquem aqui”, destacou. “Esperamos que o país volte a crescer, e Juiz de Fora está preparada para absorver estes investimentos”.

O site retrata a pluralidade da matriz econômica municipal, apontando os principais segmentos que formam o Produto Interno Bruto (PIB) local, como metalmecânico, alimentos, têxtil confeccionista e gráfico, bem como comércio, serviços e área educacional. “No site, são destacados ainda os aspectos da infraestrutura industrial, fundamental para elevar a produtividade empresarial local, como, por exemplo, a disponibilidade de gás natural, energia elétrica, porto seco, corredores de fibra óptica, suprimentos hídricos e sistemas aéreos e rodoferroviários, interligados aos principais mercados do país”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, João de Matos

Qualidade, credibilidade e atualização

Durante a apresentação do site, a coordenadora de projetos da Sedettur, Valéria Borges, ressaltou que o Invista reúne dados econômicos oficiais, que garantem a qualidade e credibilidade da informação. “Os dados foram coletados, analisados e organizados pelos economistas da Sedettur. As fontes são o DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil), Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Fundação João Pinheiro, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), DataViva (plataforma aberta de pesquisa que permite acessar dados socioeconômicos dos municípios brasileiros), além de dados fornecidos pelas assessorias de comunicação de diversas secretarias da Prefeitura. A ideia é garantir a atualização constante das informações”, avaliou.

Valéria destacou, ainda, o canal de comunicação aberto com os investidores, que poderão contatar a Sedettur através do e-mail invistaemjf@pjf.mg.gov.br, utilizando o próprio site, e, ainda, consultar outras informações da cidade, por meio de links para o “Portal da Prefeitura”, “Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão” (esic.pjf.mg.gov.br) e “Portal do Turismo de Juiz de Fora” (portaldoturismo.pjf.mg.gov.br), por exemplo.

ACESSA.com - Prefeitura lan?a plataforma para atrair investidores