Mulheres compram mais e são mais impulsivas na hora da compra

Por

"Elas" dominam o mercado Mulheres compram mais e s?o mais impulsivas na hora da compra. Pesquisa da CDL/JF mostra que, na cidade, elas tamb?m s?o a maioria entre as inadimplentes

Fernanda Leonel
Rep?rter
23/02/2007

Reza a lenda que mulher, bolsa e vitrine s?o vari?veis que combinam entre si. Verdade ou n?o, o fato ? que, passeando pelo centro de Juiz de Fora, fica f?cil ver essa cena. Onde tem uma vitrine, acaba tendo tamb?m uma mulher. E se essa vitrine est? em liq?ida??o ent?o, haja espa?o para tanta vontade de comprar.

Perguntadas sobre o assunto, elas assumem a leve compuls?o. A palavra parece forte, mas pode ser explicada por quem entende de vendas e marketing. Mulheres compram por uma impuls?o que nem sempre est? relacionada ? necessidade de consumo.

Pare e pense. Quantas vezes voc? saiu para comprar um sapato e voltou tamb?m com uma bolsa, mesmo que seu arm?rio j? tivesse entupido delas? Ou ent?o, caminhava lentamente pela rua, sem nada para fazer e acabou entrando em uma loja e fazendo uma compra que vai at? fazer diferen?a no seu sal?rio do m?s que vem.

Essa ? a diferen?a que faz com que as mulheres sejam o alvo preferido das vendedoras de lojas, especialmente aquelas ligadas ? produtos que enaltecem a vaidade. A vendedora Michelli Parma, por exemplo, trabalha em uma loja de roupas e sapatos da cidade, que trabalha com modelos para "elas" e "eles" e, segundo ela, 90% das suas clientes s?o mulheres, indiscutivelmente as que mais gastam na loja.

"Mulheres compram sempre. Passam pela porta e resolvem comprar, entrar para olhar e resolvem comprar, entram para comprar uma coisa e acabam levando outras. Homens s?o diferentes. N?o que n?o fa?am isso tamb?m, mas a grande maioria, compra o que precisa. Vai na loja quando est? em falta de alguma coisa", explica.

Michelli lembra que n?o ? dif?cil ver um homem comprando mais um pouco porque a m?e ou a namorada vai com eles e come?a a mostrar aquela pe?a de roupa que lhe interessa. "Mulheres s?o mais impulsivas. As marcas sabem disso. Tanto que trabalham com produtos complementares. Quanto algu?m compra um sapato, sempre vai achar um bolsa que cai como uma luva para usar junto".

A auxiliar de enfermagem Geralda Marques (foto abaixo), por exemplo, assume: s?o nas lojas de roupas, cal?ados e cosm?ticos que ela mais gasta. "As mulheres gastam mais porque s?o vaidosas. Gostam de ver coisas que as deixam bem. Eu chego at? a me contentar com as olhar as vitrines, se for o caso"

Geralda brinca que nem sabe quantas vezes saiu de casa para fazer alguma coisa e voltou de sacolas nas m?os. "As mulheres gostam sim de gastar, mas vale a pena lembrar que elas gastam com coisas que todo mundo ganha. Geralmente em uma casa, s?o elas que compram para elas, para o marido e para os filhos", opina.

Essa tamb?m ? a opini?o de Luzia Oliveira (foto abaixo). Para a dona de casa, ? preciso assumir que as mulheres s?o mais compulsivas por compras, e que v?em essa a??o como um descanso, lazer ou atividade prazerosa. Mas que tamb?m ? preciso reconhecer no sexo feminino, a m?e, a esposa, a dona de casa, que assume as fun?es de compra para poder resolver as atividades da fam?lia.

Luzia assume que gasta mais com o marido, e que assim como todo mulher ? apaixonada por uma vitrine bonita. "Quem ? que n?o gosta de se imaginar nas roupas das manequins das lojas? A vaidade sem d?vida faz a gente gastar mais?", questiona. Mas que a figura da m?e tamb?m gasta muito.

"Para gente ? mais dif?cil negar para um filho um pedido. Homens se controlam mais, olham o saldo e dizem que n?o. M?e tem cora??o mais mole, e acaba se rendendo ?s carinhas cheias de vontade dos filhos. ? a gente que faz esse tipo de compra pra eles, ? a gente que vai comprar material escolar na hora de precisa, que vai no supermercado para abastecer a dispensa. Ent?o, parece que gastamos demais. Mas tem esse lado de ser a gente que d? a cara para o com?rcio".

Mulheres mais inadimplentes em Juiz de Fora

Recente pesquisa divulgada pela C?mara dos Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL) comprova um pouco da teoria das duas mulheres. Segundo levantamento realizado, elas n?o s? s?o as maiores consumidoras como tamb?m arcar com os ?ndices positivos e negativos dessa movimento: s?o tamb?m as maiores devedoras do mercado.

Em Juiz de Fora, elas ficam respons?veis por 52% do total de registros, ficando quatro pontos percentuais ? frente do acumulado pelos homens. Mas na avalia??o da entidade, esse dado n?o pode ser visto como preocupante.

Segundo o presidente da CDL/JF, Vandir Domingos (foto), o que leva a esse n?meros s?o os mais diferentes encargos que recaem sobre as mulheres. "? comum em v?rias ?pocas do ano, e particularmente no natal as mulheres em maior n?mero que os homens fazerem compras para toda a fam?lia, como tamb?m em janeiro e fevereiro, quando do rein?cio das aulas".

Para o presidente da C?mara dos Dirigentes Lojistas outro fator que faz com que as mulheres estejam com o nome mais comprometido na "lista de pagamentos em dia" est? relacionado ao fato delas emprestarem com mais facilidade seu nome para terceiros.