Prepare as colheres, f?rmas e panelas para a P?scoa

Por

Prepare as colheres, fôrmas e panelas para a PáscoaTábuas de vidro, colheres de plástico e fôrmas de silicone são os utensílios indispensáveis para produzir ovos e bombons em casa

Pablo Cordeiro
*Colaboração
25/2/2010

Para quem prefere fazer ovos, bombons e pirulitos de chocolate em casa para a Páscoa, a chef de cozinha, Haline Maia, dá as principais dicas sobre quais utensílios utilizar para que a textura, o sabor e a coloração não passem do ponto.

O primeiro passo é atenção quanto aos materiais, principalmente os de madeira. "A utilização de utensílios de madeira na cozinha, como tábuas, é desaconselhável pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] por reter umidade e facilitar a multiplicação de microrganismos", explica Haline. Ela diz que a recomendação é válida desde 2004, mas muitas pessoas desconhecem.

O próximo passo é picar o chocolate. Para esta tarefa, é melhor usar uma tábua de vidro ou de propiletileno e uma faca de serra. "A faca de serra é melhor do que a lisa, já que facilita o corte, diminuindo o esforço e deixando o chocolate em pedaços menores. Não é indicado usar ralador, pois, com o atrito, as mãos aquecem o chocolate e você perde o produto, que agarra no ralador."

Haline salienta que as tábuas de vidro, no trato do chocolate, são ótimas para a higienização, mas, para cortes mais trabalhados, o uso não é aconselhado, uma vez que costuma cegar as facas. Após o chocolate estar ralado, é hora do derretimento, que pode ser feito no micro-ondas ou no fogão. Para o processo no micro-ondas, a pessoa deve utilizar uma vasilha de vidro ou refratária. Para o banho maria, deve-se usar uma leiteira ou panela com água no fundo e um refratário que encaixe na borda. "É importante que a vasilha de vidro se encaixe na borda e não atinja o fundo, evitando que o vapor escape pelas laterais e não prejudique o chocolate. O vapor aglutina o chocolate, que não derrete mais."

Como modelar

Para modelar o chocolate derretido, os utensílios recomendados são uma espátula de plástico, colheres de silicone ou plástico e espátulas plásticas do tipo pão-duro. Quanto às fôrmas para a modelagem, o material pode ser o acetato simples ou o silicone.

Para as de acetato simples, Haline ressalta que as camadas de chocolate devem ser adicionadas até que a espessura desejada seja adquirida. As de silicone se dividem em três partes: a fôrma baixa, que marca o nível de chocolate a ser colocado; a parte de silicone, que ajuda a espalhar o chocolate pela fôrma; e a parre de cima, que prende a parte de silicone (no vídeo, a chef de cozinha explica como se deve fazer). "As fôrmas de silicone são mais caras e exigem menos habilidade. As de acetato exigem mais técnica, mas o trabalho  pode render mais", finaliza.

Resumo

1º passo - Picar o chocolate: tábua de vidro ou propiletileno e faca com serra;

2º passo - Derretimento: vasilhas de vidro ou refratárias para o micro-ondas e panela ou leiteira, com a vasilha, para o banho maria;

3º passo - Modelagem: espátula, colheres e espátulas do tipo pão-duro de plástico ou silicone;

4º passo - Fôrmas: acetato simples ou de silicone.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF