Segunda-feira, 14 de setembro de 2009, atualizada às 19h22

Oitenta por cento dos pagamentos a prazo na cidade são feitos com cartão de crédito

Aline Furtado
Repórter

Uma pesquisa realizada recentemente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio/MG), apontou que 80% dos pagamentos a prazo, feitos em Juiz de Fora, nos meses de julho e agosto, foram com cartão de crédito.

Para a coordenadora do Departamento de Economia da Fecomércio, Silvânia de Araújo, o resultado do estudo revela a preferência do consumidor, que pode ser explicada pelas vantagens no uso do cartão. "É mais cômodo comprar com cartão de crédito, além de facilitar o planejamento financeiro. Há ainda as vantagens oferecidas pelas operadoras, como sistema de milhagem e premiações."

Segundo a coordenadora, a pesquisa evidencia uma tendência. "O pagamento das compras natalinas deverão seguir os resultados do estudo, ou seja, o consumidor deverá optar pelo cartão de crédito na hora de efetuar as compras", prevê Silvânia. 

Para as micro e pequenas empresas, a transação com cartões de crédito é vantajosa, apesar de representar um custo elevado. Entre os gastos ocasionados pelo recebimento via cartão, estão o aluguel do equipamento eletrônico, a taxa de conectividade e a chamada da ligação telefônica.

Para o gerente de uma loja da cidade, Luís Carlos Mendes da Silva, a compra com cartão de crédito significa garantia e segurança para o lojista. "Apesar de os custos serem altos, compensa pela certeza da não inadimplência."

O gerente destaca a necessidade de os empresários se unirem na luta por taxas menores. "É de interesse das operadoras continuar trabalhando com os empresários. Para isso, deve ser feita uma revisão dos valores cobrados para que a adesão seja ainda maior."

Outros dados da pesquisa

A pesquisa realizada pela Fecomércio/MG demonstrou, ainda, que, em 45% das empresas consultadas em Minas Gerais, o cartão de crédito/débito participa de 50% a 90% do total de vendas realizadas. Já 54% das empresas têm participação entre 5% a 50% das vendas. Um total de 54,4% das empresas vê nos altos preços cobrados pelas operadoras a maior desvantagem no uso do cartão. Entre as vantagens apontadas, estão: segurança do recebimento (46,9%), menor risco de inadimplência (33,8%), agilidade no processo de venda (18,6%) e no prazo para pagamento (0,7%).

Os textos são revisados por Madalena Fernandes