Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012, atualizada às 16h36

Semana Escolar Contra a Dengue irá conscientizar estudantes de Juiz de Fora

Victor Machado
*Colaboração
Foto do prefeito em sala de aula

Teve início na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro, a Semana Escolar Contra a Dengue. A campanha de conscientização no combate à doença vai até sexta-feira, 17, e irá abranger cerca de 38 mil alunos da rede municipal de ensino e 23,6 mil estudantes da rede estadual de 159 escolas de Juiz de Fora, além de moradores do entorno dos colégios. A campanha terá a participação da Guarda Municipal e da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU).

Na primeira atividade da semana, os estudantes vão procurar, em suas casas e nas residências dos vizinhos, possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. No lançamento da campanha, realizado na Escola Municipal Tancredo Neves, o prefeito Custódio Mattos afirmou que a doença só será controlada com a conscientização de toda a população, inclusive das crianças. "A dengue é uma doença perigosa e mata. O objetivo dessa campanha é pedagógico para que a crianças já tenham a noção do perigo e, com isso, ajudem a sensibilizar os pais, os amigos e os vizinhos."

Até o momento, seis casos da doença foram registrados na cidade em 2012, 26 foram descartados e 17 aguardam a confirmação. A fim de combater e diminuir os casos de dengue no município, a Guarda Municipal irá realizar patrulhas nas áreas ambientais de Juiz de Fora. Segundo o supervisor de serviços, Paulo Cesar Barreto, uma equipe com cinco funcionários da Guarda Municipal, dois do departamento de zoonoses e um analista da Agenda JF vão fiscalizar áreas como o Morro do Imperador. "É muito comum as pessoas passarem por trilhas e deixarem lixo, sacolas, latas, tudo que pode gerar focos de dengue."

A ação ocorrerá diariamente até sexta-feira, 17 de fevereiro, em diversos horários, entre as 7h e 18h. Quando os focos não forem possíveis de serem eliminados na hora, será realizado o mapeamento e a identificação do local para serem tomadas as providências. Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, será realizada uma campanha de prevenção na trilha do Morro do Imperador, iniciando-se na parte alta da rua Constantino Paleta e finalizando no Mirante do Morro do Imperador. Haverá distribuição de panfletos e orientações sobre os problemas e consequências do descarte de resíduos no local.

A Secretaria de Atividades Urbanas irá promover um encontro com síndicos, imobiliárias e construtoras para alertar sobre o combate em imóveis que estão fechados. "Imóveis fechados também geram focos de dengue e precisam ser fiscalizados. Vamos orientar esses profissionais a manterem o combate nesses locais, já que não podemos entrar", afirma a titular da pasta, Sueli Reis. Outra ação da SAU será a limpeza de marquises na cidade, que começa no sábado, 25 de fevereiro, na avenida Getúlio Vargas. A região central será a primeira a ser fiscalizada. Nos locais onde for encontrado lixo, os proprietários serão notificados pela Prefeitura.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Semana Escolar Contra a Dengue ir? conscientizar alunos juiz-foranos