Inverno é a ?poca ideal para se começar a malhar

Por

Inverno ? a ?poca ideal para se come?ar a malhar Para exibir um corpo em forma no ver?o, comece a se exercitar. As gordurinhas da cintura s?o as mais resistentes e as que mais incomodam

Daniele Gruppi
R?porter
11/06/2008

Para manter o corpo em forma no ver?o, o professor de educa??o f?sica e propriet?rio de uma academia na cidade, Marcelo Brigatto, avisa que o inverno ? a ?poca ideal para se come?ar a malhar.

Na esta??o mais fria do ano, ? natural do metabolismo humano a necessidade de se fazer a ingest?o de mais calorias para que n?o haja a perda de calor no corpo. "A tend?ncia de se comer mais quando a temperatura ambiente diminui ? normal. Se a pessoa interrompe a atividade f?sica nessa ?poca, ? poss?vel ganhar os quilos extras".

Para Brigatto, a pessoa que come?ar a se exercitar, vai intensificar a malha??o quando os dias quentes vigorarem. "O risco de les?o vai ser menor. ? importante ter uma fase de adapta??o da atividade f?sica, e esta ? feita no per?odo de frio".

Segundo ele, tanto para o homem quanto para a mulher as gorduras acumuladas na cintura s?o as que mais incomodam. "Cerca de 70% das pessoas est?o insatisfeitas com esta parte do corpo. ? a regi?o em que h? a pr?-disposi??o para o ac?mulo de gorduras, especialmente nos homens. Na mulher, acontece mais no quadril".

Brigatto afirma que o abdominal fortalece a musculatura, d? tonicidade e resist?ncia muscular, al?m de melhorar a est?tica. Para o professor, se o objetivo ? a perda de gordura, o melhor ? trabalhar a parte aer?bia, ou seja, exerc?cios de baixo impacto e de longa dura??o. A intensidade ? vari?vel de acordo com o condicionamento de cada pessoa. "Quanto melhor estiver o condicionamento, mais r?pido metaboliza-se a gordura".

Ele lembra que associado ?s atividades f?sicas, deve-se fazer uma dieta hipocal?rica. "Se relaxar, as gordurinhas voltam a aparecer e ? na cintura que elas n?o os sinais de retorno".

Aprenda alguns exerc?cios com Brigatto:
  • P?s no ch?o, pernas afastadas, subir o tronco aproximando o peito do joelho oposto, com os cotovelos abertos. Solte o ar, quando subir. Pode ser feito s? para um dos lados ou alternado.

  • Ap?ie a parte lateral do tornozelo no joelho oposto, e suba girando o tronco em dire??o ? perna que est? cruzada, focando o peito oposto em dire??o ao joelho. Mantenha um dos cotovelos no ch?o e o outro aberto. Solte o ar, ao subir. Ap?s uma s?rie completa, troque o lado.

  • Deitada de lado, joelhos flexionados ? frente do corpo, tronco alinhado com a cabe?a, os ombros e o quadril. O bra?o de baixo estendido no ch?o, e a outra m?o na nuca. Subir, flexionando lateralmente o tronco, aproximando o cotovelo do quadril. O foco ? na cintura, portanto, relaxe o pesco?o. Ap?s uma s?rie completa, troque o lado.

  • Repetir o movimento das fotos n?mero 1 e 2, agora com as pernas cruzadas em cima.

  • Segure um peso em uma das m?os, a outra ap?ie na nuca. Flexione um pouco as pernas, encaixe levemente o quadril e fa?a uma flex?o lateral para o lado oposto ao peso, e na volta mantenha a posi??o inicial.