Artigo
Cidadania verde e amarela
:::23/02/2006

Mais f?cil do que fazer trancinha no cabelo comprido da coleguinha ? ser cidad?o brasileiro em ?poca de Copa do Mundo. At? quem odeia futebol chega l? fora e enche a boca pra dizer que tem a ?nica sele??o pentacampe? do planeta. Deve ser uma del?cia mesmo estar perto de um hermano desses vestindo uma camiseta do Brasil, exibindo aquele delicioso sorriso invenc?vel. Comprar biqu?nis com a bandeira estampada (agora j? pode!), pintar as unhas de verde e amarelo, aproveitar as baladinhas de depois das vit?rias ? tudo de bom. O amor-pr?prio vai ?s alturas. Por aqui, ? s? festa!

E - repare bem - daqui a alguns dias, s? se vai falar nisso: na convoca??o dos jogadores, no esquema retranqueiro do Parreira, na chave mais ou menos f?cil do Brasil, nos Ronaldos, no Zico no Jap?o, no Felip?o em Portugal, na m?sica da Ivete Sangalo que vai embalar o hexa. Nas capas dos jornais, na conversa com o vizinho, no ?nibus, na padaria, a sele??o ser? o assunto da vez. Enquanto formos o pa?s do futebol, a cada quatro anos, meu bem, vai ser assim. E assim sempre ser?, eu creio.

Porque, afinal, somos os melhores do mundo, os imbat?veis, os poderosos, os glamourosos, os vitaminados, ui... Deus ? brasileiro, ora bolas! H? quem n?o goste de contar vit?ria antes do tempo e outros que at? torcem contra o Brasil s? porque n?o simpatizam com o t?cnico ou com algum jogador. Bom, gente mala existe em qualquer lugar do mundo - um mal que, infelizmente, ainda n?o inventaram vacina.

Nessa ?poca, tanto riso, tanta alegria escondem o verdadeiro sentido do que ? ser cidad?o. Cidadania n?o ? s? comemorar um pedala m?gico do Robinho ou uma arrancada incr?vel do Adriano. ? ensinar algu?m a ler e a escrever, ? separar o lixo, ? estar consciente na hora de votar. ? denunciar maus tratos, ? respeitar e praticar os direitos humanos. ? manifestar o desejo de uma real transforma??o social. ? conhecer de verdade a realidade do nosso pa?s, al?m das linhas do campo. Em time que est? perdendo, uma mudan?a j? vem tarde.

Em tempo: Se voc? n?o tem muita grana, n?o tem muito tempo, n?o tem muito saco pra se envolver, ainda assim n?o tem desculpa. A ACESSA.com j? fez v?rias reportagens sobre trabalho volunt?rio. Procure uma institui??o s?ria e doe um pedacinho da sua semana para ajudar quem precisa. Vai fazer bem pra voc? tamb?m!



Bono vai mudar o mundo!
No confronto entre Deus e o Diabo na terra do samba, o Brasil se deliciou no embate da "simpathy for the devil" de Mick Jagger contra o mensageiro da paz no mundo, Bono Vox. Nada contra os ferozes e furiosos Stones, mas o vocalista do U2 faz do seu palco al?m de um espa?o para sua ?tima m?sica. ? ainda palanque para suas exposi?es pol?tico-sociais, como combate ? mis?ria no mundo, fim das guerras e da viol?ncia contra a crian?a. O tio do Homem-Aranha tem raz?o: com um grande poder vem tamb?m uma grande responsabilidade. Bono sabe disso. Sabe que tem voz. Sabe que tem consci?ncia. Sabe que tem seguidores. Ele vai mudar o mundo.



Falando em show...
Os brasileiros deram um espet?culo de falta de respeito. Tudo bem, tudo bem, eu tamb?m acho os argentinos antip?ticos demais e sei que onze entre dez brasileiros odeiam a turma encabe?ada por Maradona. Mas vaiar o pa?s naquela situa??o, no meio do show do U2 quando a banda insinuava paz e uni?o da Am?rica Latina, foi feio demais. Quer vaiar, vaia na bola, poxa! A?, at? eu engrosso o coro.


Clique aqui e mande sua sugest?o sobre esta coluna

Andr?ia Barros ? jornalista
Saiba mais, clicando aqui!